Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

2554 - Os 300 anos das Minas Gerais

Minas Gerais são muitas belezas, encantos, montanhas, planaltos, vales, cachoeiras, rios, delícias e prazeres. Minas Gerais são belos horizontes, montes claros, montes azuis, matos verdes, porteirinhas, janaubas, pousos alegres, águas boas, boas esperanças, bons repousos, buritizeiros, cachoeiras douradas, campinas verdes, campos floridos, carrancas, coqueirais, córregos fundos, cristais, divisas alegres, esmeraldas, esperas felizes, frutas de leite, gameleiras, goiabeiras, jequitibás, lagoas formosas, lambaris, laranjais, liberdades, luzes, mamonas, mangas, maravilhas, marianas, miradouros, monjolos, olhos-d'água, oratórios, ouros pretos, verdes, brancos ou finos, paineiras, papagaios, pavões, pedras azuis, bonitas, douradas, do anta, do indaiá ou de maria da cruz, pequis, perdizes, perdões, periquitos, pescadores, piaus, pimentas, pingos-d´água, piracemas, poços fundos, prados, pratas, recreios, redutos, resplendores, riachinhos, rios doces, mansos, pretos ou vermelhos, romarias, sacramentos, santas e santos a granel, serras das saudades, tabuleiros, turmalinas, vargens bonitas, vazantes, veredinhas e voltas grandes cheias de brilho, encanto e aconchego. Minas Gerais também são prazeres como o pão de queijo, o arroz com pequi, o frango com quiabo, o feijão tropeiro com torresmo, o café, o queijo de todo dia. Minas Gerais é o futebol, o América, o Atlético, o Cruzeiro e seus craques imortais como Jair Bala, Palhinha, Reinaldo, Cerezzo, Tostão e Dirceu Lopes e muitos mais. Minas Gerais são os políticos e os artistas dos mais diversos talentos, os escritores, os poetas, os jornalistas, os atores, os cantores e compositores, de Carlos Drummond de Andrade a Vander Lee, de Daniel de Oliveira a Chico Pinheiro, de Ruy Castro a Flávio Venturini, de Aleijadinho a Adélia Prado, de João Bosco a Carolina de Jesus, de Guimarães Rosa a Lô Borges, de Clara Nunes a Fernando Sabino, de Grande Otelo a Tancredo Neves, de Juscelino Kubitschek a Nelson Ned, de Rubem Fonseca a Dilma Rousseff, de Toninho Horta a Paulo Mendes Campos e mais e mais e mais mineiros de valor.
Já dizia o sábio Guimarães Rosa: "Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais". E é verdade! Temos muitas riquezas de todos os tipos, gentes da melhor qualidade. Mas temos também nossos problemas, nossos pecados pesados. Ainda temos por aí, agora já não tanto escamoteados quanto antes, o racismo, o machismo, a homofobia, a xenofobia, a misoginia, a falta de empatia, o fanatismo, a arrogância, a intolerância, a violência, o ódio, a hipocrisia. 
Que em mais 300 anos de história que certamente virão, possamos crescer todos como pessoas humanas irmanadas na luta pela concretização dos anseios do pacifista Jesus Cristo que apenas pedia para que nos amássemos uns aos outros como Ele nos amou. Que assim seja, minhas Minas Gerais!
Um grande abraço espinosense.