Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 16 de maio de 2020

2414 - Lembranças do velho campo de terra da AABB Espinosa

Eu amo fotografias! É através delas, das velhas imagens de um passado que nunca volta, que revivemos situações, momentos e lugares especiais e que nos recordamos de amigos e colegas de outrora. E também de espaços que um dia existiram, nos deram alegrias, mas que desapareceram por conta do progresso e das mudanças agora muito mais rápidas de um mundo globalizado e altamente tecnológico.
Antes de falar das especiais figuras da fotografia, vou reportar alguns fatos do velho, duro e poeirento campo de futebol da AABB. Ali, principalmente na época do famoso e polêmico "horário de verão", nos anos 90, aconteciam animadas peladas durante a semana nos finais de tarde, reunindo dezenas de craques e pernas-de-pau de funcionários do Banco do Brasil, dos associados da AABB e do pessoal do Bairro Santos Dumont. Como tinha gente demais para jogar, às vezes os times eram formados com mais de 11 jogadores, chegando até a uns 15 de cada lado, numa bagunça organizada. Nesses "babas" a disputa era intensa, até com rivalidade entre as equipes. Uma coisa bastante positiva era a integração harmoniosa entre os participantes. Havia uma gozação pesada sobre o desempenho dos jogadores, com os menos habilidosos sendo chamados de "múmia", termo muito usado para tentar manchar a reputação futebolística dos atletas. Por ali ríamos demais de algumas figuras singulares, como o zagueirão Dinha e os atacantes Zé Maria e Tibá, o "Romário". Terminada a pelada, o ambiente de confraternização e gozação desenfreada continuava no boteco da AABB, com casos e mais casos recheados de bom humor. Bons tempos de muitas gargalhadas!
Agora vamos aos protagonistas da foto. Trata-se de uma imagem de um time de funcionários do Banco do Brasil ali no final dos anos 70 e início dos anos 80. Como não estavam de uniforme, tudo indica que era apenas uma pelada. Na fotografia estão em pé, Antônio Felisberto Fernandes, o Tuka, um que não identifiquei (parece-me o Mangaba), o Gerente-Geral da agência de Espinosa na época, Zé Trindade, e o nosso conhecidíssimo Francisco Gomes da Rocha, o Xará. Agachados estão o eterno cruzeirense João Carlos, o craque de bola Camilo, com sua filhinha, e por último, Valdevino Alves Sobrinho. 
Uma imagem de uns 40 anos atrás, que nos faz recordar de bons momentos vividos neste campo que já não existe. Lembrei-me agora de uma situação inusitada ocorrida aí. O nosso timaço de veteranos, o 9 de Março, sempre que jogava contra o time de Urandi, ganhava todas, fácil. Aí compramos um novo uniforme e para inaugurá-lo, convidamos o time de Urandi, eterno freguês. Como não tínhamos campo disponível para o jogo neste dia, tivemos que jogar aí mesmo no campo da AABB. E a maldição da estreia de camisas se fez valer mais uma vez. Perdemos o jogo por 1 x 0. Coisas do futebol!
Sobre esses amigos e colegas aí, o Camilo parece residir no Paraná, se não me engano; o meu grande amigo Tuka mora em São José dos Campos, em São Paulo; o Zé Trindade, que encontrei há uns anos atrás, mora em Belo Horizonte; o Valdevino mora em Montes Claros e o encontro de vez em quando no Bar Skema de Zé Maria para um bom papo; e os velhos amigos Xará e João Carlos continuam vivendo na nossa querida Espinosa, onde os encontro quase sempre. Que Deus os proteja!




Ainda sobre este campo "desgramado", foi nele que realizamos uma partida de futebol em setembro de 1989 para nos despedirmos do nosso amado colega José Américo Antunes Brant, o "Mão de Onça", pessoa especial, grande e fiel amigo e um goleiraço de futebol de salão, que havia sido transferido da agência do Banco do Brasil de Espinosa. O jogo de confraternização envolveu as equipes da AABB Espinosa e da Toca dos Craques, uma reunião inesquecível de gente da melhor qualidade. Bons tempos!
Logo abaixo as fotografias dos dois times com suas respectivas identificações.
Um grande abraço espinosense.


Time da AABB Espinosa:
Roberto Pé-Duro, Ádson, Zé Américo, Carlúcio, Nivaldo Faber (In Memoriam), Dino e Quites;
 Flori, Quinha, Eustáquio, Júlio César e João Carlos.

Time da Toca dos Craques:
Ricardo (Tu), Carlão, Guim, Eliseu, Zé Américo, Beto de Horácio, Lelo, Álisson (Major) e Luís Cláudio;
Fonso, Paulinho, Sidney, Célio, Nívio, Claudão e Rubens.