Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

3084 - As emoções continuam na Copa do Catar

A primeira Copa do Mundo de Seleções da FIFA disputada no final de ano e em uma única cidade, Doha, no Catar, continua despertando fortes emoções nos milhões de aficionados por futebol no planeta. Mesmo sem poder tomar aquela cervejinha gelada dentro ou nas imediações dos estádios, os torcedores das 32 nações participantes fazem uma linda festa e mostram sua alegria e sua criatividade com rostos pintados, óculos e chapéus extravagantes, bandeiras, bandanas e cachecóis nas cores dos seus países e figurinos os mais diversos e interessantes. O ambiente parece ser de muita paz, harmonia e diversão, com a presença de muitas famílias e seus rebentos, alguns ainda bem pequenininhos. Infelizmente, vigora ali a retrógrada repressão a mulheres e à comunidade LGBT e alguns casos de repressão e de brigas foram flagrados. Nos campos, de gramados impecáveis, sucedem-se os jogos, alguns de ótima qualidade e outros de dar calo na vista. Em alguns casos, a força física e a obediência tática se sobrepõem à categoria e ao talento com a bola nos pés, tornando mais difícil para as tradicionais melhores seleções do mundo baterem as consideradas frágeis. Até o momento, Arábia Saudita, Japão e Marrocos surpreenderam o mundo com vitórias consagradoras contra as poderosas Argentina, Alemanha e Bélgica, respectivamente. Mas, no geral, a lógica impera. 
Nos segundos compromissos dos 32 selecionados nacionais, vimos partidas interessantes e de boa qualidade. Os famosos "frangos" ou "perus" ainda não apareceram para os goleiros, mas algumas "entregadas" dos defensores já ocorreram em campo, complicando a vida dos seus times. Até agora, o zagueirão Boualem Khoukhi (camisa 16), do Catar, entregou a rapadura, falhando feio para proporcionar o gol ao adversário Boulaye Dia (camisa 9) do Senegal, assim como o Abdulelah Almalki (camisa 8) da Arábia Saudita, que deu bobeira e facilitou as coisas para o Robert Lewandowski (camisa 9) marcar seu primeiro gol em Copas. Na partida entre Croácia e Canadá, o zagueiro Kamal Miller (camisa 4) falhou feio e permitiu a marcação do quarto gol croata. Gols de falta, só um até o momento, marcado pelo Marrocos, mas empates em 0 x 0 sim, ocorreram em bom número. Terminada esta segunda rodada da fase de grupos, apenas três seleções confirmaram a classificação para as oitavas de final: França, Brasil e Portugal. Os artilheiros até o momento são Enner Valencia do Equador e Mbappé da França com 3 gols, cada.



Pela segunda rodada do grupo A, o Senegal fez bonito e acabou com o sonho da Seleção do Catar de seguir adiante. Conseguiu a primeira vitória dos africanos no torneio, pelo placar de 3 x 1, com gols de Boulaye Dia (camisa 9), Famara Diédhiou (camisa 19) e Bamba Dieg (camisa 20). O primeiro gol do Catar na história das Copas foi marcado por Mohammed Muntari (camisa 9). No embate entre Holanda e Equador, houve empate em 1 x 1. A equipe laranja abriu o placar com apenas 5 minutos de partida, com o jovem e talentoso Cody Gakpo (camisa 8), com um chutaço de perna esquerda. Mas o iluminado atacante equatoriano Enner Valencia (camisa 13) deixou tudo igual com mais um gol, o seu terceiro na competição, até o momento o artilheiro ao lado de Mbappé. Com exceção do Catar, o primeiro eliminado da Copa, as três outras seleções têm chance de classificação à próxima fase.



Pelo grupo B, Inglaterra e Estados Unidos empataram em 0 x 0, em jogo truncado e sem grandes emoções. A Inglaterra, depois de dar show na estreia goleando por 6 x 2 o Irã, desta vez passou sufoco com os EUA, que foram muito mais incisivos, metendo bola na trave de Jordan Pickford (camisa 1). O Irã foi ao delírio com uma vitória heroica contra o País de Gales por 2 x 0, com gols no finalzinho marcados por Roozbeh Cheshmi (camisa 15) e Ramin Rezaeian (camisa 23), após a primeira expulsão da Copa, a do goleiro galês Wayne Hennessey (camisa 1). Todos ainda mantém chance de classificação, inclusive o País de Gales, este só com um milagre.



No grupo C, a Arábia Saudita, que surpreendeu o mundo ao vencer a Argentina por 2 x 1, foi derrotada pela Polônia por 2 x 0, em jogo bastante movimentado e faltoso. Os destaques foram o goleiro de nome com poucas vogais, o Wojciech Szczesny (camisa 1), que fez grandes defesas, duas delas espetaculares em lance de pênalti favorável à Arábia Saudita cobrado por Salem Aldawsari (camisa 10), e o artilheiro Robert Lewandowski (camisa 9) que finalmente marcou um gol em Copa do Mundo. O outro gol polonês foi marcado por Piotr Sebastian Zieliński (camisa 20). O árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio apitou a partida, com bom desempenho. A Argentina se recuperou com uma vitória sobre o México. Fortemente pressionado pelo revés inesperado na estreia, o time argentino superou o nervosismo e a ansiedade com o talento do gênio Lionel Messi (camisa 10), que acertou belo e indefensável chute para abrir o placar. Com este belo gol, Messi se igualou a outro gênio da bola argentino, Diego Armando Maradona, em quantidade de jogos (21) e gols marcados (oito) em Copas do Mundo. Enzo Fernández (camisa 24), também com lindo gol, aumentou o placar para 2 x 0. Todas as equipes têm chance de classificação. 



No grupo D, a Austrália venceu a Tunísia por 1 x 0, em uma partida bem animada, com um belo gol de cabeça de Mitch Duke (camisa 15), Na comemoração, o artilheiro homenageou o filhinho Jackson que estava com a mãe na arquibancada, fazendo um jota com os dedos. Um jogão foi o confronto entre França e Dinamarca. A França confirmou o seu favoritismo vencendo por 2 x 1, com destaque para o jovem Kylian Mbappe (camisa 10), autor dos dois gols da vitória. Ele tornou-se assim o segundo maior artilheiro francês em Copas do Mundo e também é o segundo a alcançar o feito de marcar sete gols na competição antes dos 24 anos, só atrás de Pelé. Iguala-se ao equatoriano Enner Valencia na liderança da artilharia na Copa 2022. Andreas Christensen (camisa 6) fez o gol da Dinamarca. A França é a primeira seleção a se classificar para a fase de mata-matas. A segunda vaga ainda está possível para os demais adversários, com tudo se resolvendo na última rodada desta fase de grupos. 



No grupo E, enfrentaram-se Japão e Costa Rica em partida sonolenta e de nível técnico baixíssimo. E o Japão, que havia feito a façanha de ganhar da Alemanha na estreia, voltou ao normal, perdendo por 1 x 0 para o limitado time da Costa Rica. O herói da partida foi o defensor Keysher Fuller (camisa 4), autor do belo e único gol. No jogo mais esperado da rodada, a Alemanha entrou imensamente pressionada após o insucesso incrível da estreia. E foi um jogaço o confronto com a Espanha! Duelo de gigantes! A Espanha saiu na frente, com um gol do atacante Alvaro Morata (camisa 7), aos 16 minutos do segundo tempo. A Alemanha melhorou seu desempenho a partir dali e chegou ao empate com um gol do centroavante Niclas Füellkrug (camisa 9). Tudo embolado no grupo, com todo mundo com chance de seguir adiante na competição. Grandes emoções à vista na terceira e última rodada da fase de grupos. 


 
No grupo F, a zebra apareceu mais uma vez no Catar. De forma inesperada, o Marrocos venceu a Bélgica por 2 x 0, com gols de Abdelhamid Sabiri (camisa 11), primeiro gol de falta do Mundial, e de Zakaria Aboukhlal (camisa 14). A Croácia tomou um susto logo no início do confronto com o Canadá, com um gol relâmpago marcado por Alphonso Davies (camisa 19), de cabeça, o primeiro da história da Seleção Canadense em Copas, mas se recuperou e conquistou a vitória de virada, por 4 x 1, com gols de Andrej Kramaric (camisa 9 - 2 vezes), Marko Livaja (camisa 14) e Lovro Majer (camisa 7). O valente Canadá dá adeus a Copa e os demais times do grupo seguem em busca da classificação para as oitavas de final. 



No grupo G, às 7 da manhã, um jogo bastante movimentado e emocionante entre Camarões e Sérvia. O time africano saiu na frente do placar, com um gol de Jean-Charles Castelletto (camisa 21). Ainda no primeiro tempo, a Sérvia virou para 2 x 1, com gols nos acréscimos de Strahinja Pavlovic (camisa 2) e Sergej Milinkovic-Savic (camisa 20). O artilheiro Aleksandar Mitrovic (camisa 9) fez o terceiro em belíssima jogada coletiva de troca de passes perfeitos. Camarões diminuiu com um golaço de Vincent Aboubakar (camisa 10) e empatou com outro gol logo em seguida de Eric Maxim Choupo-Moting (camisa 13). Às 13 horas, o Brasil entrou em campo sem Neymar e Danilo para enfrentar a Suíça e o resultado foi o esperado, vitória por 1 x 0, gol de Casemiro (camisa 5). Mas o triunfo não teve nada de fácil, pois a Suíça armou um esquema bem fechado que dificultou bastante a atuação do Brasil. O importante é que com um belo gol de Casemiro, conquistamos a segunda vitória e a almejada classificação para a fase seguinte, oitavas de final. A segunda vaga ainda está em aberto, com chance para todos os demais times do grupo. 



No grupo H, em jogo sensacional, o zagueiro Mohammed Salisu (camisa 4) marcou e colocou Gana na dianteira do placar contra a Coreia do Sul. Kudus Mohammed (camisa 20) usou a cabeça para balançar novamente as redes coreanas e aumentar o placar, 2 x 0. Na segunda etapa, A Coreia partiu para a reação e fez dois gols em sequência logo nos primeiros 15 minutos, através do artilheiro Cho Gue-Sung (camisa 9). Só que logo após, o atacante Kudus Mohammed (camisa 20) marcou mais um e recolocou Gana na frente do placar, decretando o resultado final de 3 x 2. Na partida que encerrou a segunda rodada da fase de grupos, Portugal e Uruguai fizeram uma disputa acirrada, truncada e faltosa, sem muitas chances de gol criadas e com muita marcação de lado a lado. O segundo tempo trouxe mais movimentação e mais lances de emoção, com Portugal conseguindo marcar seu gol aos 8 minutos através de Bruno Fernandes (camisa 8). Com algumas mudanças, de atletas e de táticas, o jogo ficou mais solto e mais ofensivo, com o Uruguai mandando uma bola na trave. Já nos acréscimos, Bruno Fernandes (camisa 8) confirmou a vitória portuguesa com certeza, batendo pênalti e colocando ponto final no placar: 2 x 0. Portugal garantiu sua classificação, deixando a vaga ainda aberta aos seus companheiros de grupo, com chance bem maior para Gana. Uruguai tem que ganhar de Gana e torcer para a Coreia não vencer Portugal.



Até o momento, segunda rodada terminada, grandes nomes da Copa já balançaram as redes: Messi, Mbappé, Cristiano Ronaldo, Lewandowski, Richarlison, Bellingham, Sterling, Gavi, Saka etc. Dos grandes artilheiros, ainda não marcaram Cavani, Suárez, Kane e Neymar, este lesionado. 
Nesta terceira e última rodada da fase de grupos, certamente teremos partidas emocionantes, com os times lutando até o último segundo pela classificação para a fase de mata-matas. Talvez tenhamos mais surpresas, quem sabe?
Um grande abraço espinosense.