Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 21 de junho de 2022

2988 - O que esperar do Brasileirão 2022?

Encerrada a 13ª rodada do Campeonato Brasileiro da primeira divisão, algumas surpresas dão um novo tempero à disputa. Uma delas é a inesperada campanha do Fortaleza, péssima até o presente momento na competição, com sete derrotas, quatro empates e apenas duas vitórias, que colocam um dos melhores times do Nordeste na incômoda 19ª posição, na perigosa zona do rebaixamento. Outra surpresa, também negativa, é a performance claudicante do poderoso Flamengo, tido por muitos como um dos maiores favoritos à conquista do título. O time rubro-negro carioca figura no momento atual na 14ª posição com 15 pontos ganhos, com seis derrotas, três empates e quatro vitórias. Surpreendente também é o excelente desempenho do Corinthians, que antes do início do campeonato figurava como uma carta fora do baralho dos pretendentes ao título. O "Curingão" aparece na vice-liderança do Brasileirão, atrás apenas do poderoso e maior favorito Palmeiras de Leila Pereira e Abel Ferreira, com 25 pontos ganhos, sete vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas.
O meu Clube Atlético Mineiro continua na briga pelo título, mesmo depois de uma fase conturbada por conta de resultados negativos em quatro partidas consecutivas: empate com o Palmeiras (0 x 0), derrota para o Fluminense (5 x 3), empate com o Santos (1 x 1) e empate com o Ceará (0 x 0). A vitória consagradora de anteontem sobre o arquirrival Flamengo por 2 x 0, gols de Nacho Fernández e Ademir, deu um enorme alívio à diretoria, ao criticado treinador Antonio "El Turco" Mohamed e à parte maior da torcida que nunca deixa de acreditar no time. Pressionado pelos cornetas bipolares torcedores do time, o técnico corria o risco de ser demitido caso ocorresse uma derrota para o Flamengo ontem, o que não aconteceu, pois o time do Atlético fez uma partida segura, consciente, equilibrada, aguerrida, eficiente, muito perto de ser brilhante e perfeita.   
Enquanto o Flamengo patina no torneio, apresentando uma distância de 13 pontos do primeiro colocado Palmeiras, o Atlético está a sete pontos do líder, com a possibilidade aberta de vencê-lo no confronto em casa do segundo turno e diminuir a vantagem. No instante e desempenho atuais, é sensato e lógico afirmar que o "Verdão" será o provável campeão do Brasileirão 2022. O Palestra Itália segue firme na liderança isolada do Brasileirão com um desempenho espetacular: 28 pontos ganhos, oito vitórias, quatro empates e uma única derrota para o Ceará, em casa, por 3 x 2, ainda na primeira rodada.  
Mas estamos ainda na fase inicial da competição, com somente um terço da disputa finalizado. Tudo pode acontecer, ensina-nos a história do futebol. Certo que veremos muitas reviravoltas ainda nesta competição tão difícil e agravada pelo calendário apertado por conta da Copa do Mundo da FIFA no final do ano. Para o Atlético, será complicadíssimo manter o mesmo nível de competitividade nos três duros torneios que participa nesta temporada: Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil. Mas confio que estaremos na briga por pelo menos um desses difíceis desafios.



Prevalecendo a lógica no mais embolado Brasileirão dos últimos tempos, imagino que o Fortaleza consiga se livrar do rebaixamento e que o Flamengo se recuperará da fase tenebrosa que atravessa e voltará a brigar por uma vaga na Libertadores, pois o título é praticamente inalcançável. Tudo indica também que o Palmeiras é realmente o favorito número um para em novembro levantar mais uma taça de Campeão Brasileiro. 

Campeões Brasileiros na era dos pontos corridos:
Corinthians: 4 títulos (2005, 2011, 2015, 2017)
Cruzeiro: 3 títulos (2003, 2013, 2014)
Flamengo: 3 títulos (2009, 2019, 2020)
São Paulo: 3 títulos (2006, 2007, 2008)
Fluminense: 2 títulos (2010, 2012)
Palmeiras: 2 títulos (2016, 2018)
Atlético: 1 título (2021)
Santos: 1 título (2004)

Espero que a diretoria atleticana possa contratar mais alguns jogadores de qualidade para reforçar o elenco. Notícias recentes informam a contratação do zagueiro Jemerson e do atacante Alan Kardec. A chegada do atacante argentino Cristian David Pavón, se confirmada, será extremamente benéfica ao time. Além disso, precisamos torcer para que a equipe suporte essa carga desumana de jogos consecutivos, sem a ocorrência de baixas por lesões graves como a de Bruno Henrique, atacante do Flamengo, infelizmente vítima de lesão séria que o impedirá de atuar por longos dez meses. 
Repetir a performance espetacular do ano passado é praticamente impossível, mas quem sabe não conquistamos pelo menos mais um título para se juntar aos dois que já ganhamos no início do ano? No Galo Forte Vingador eu acredito, sempre!  
Um grande abraço espinosense.