Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 29 de julho de 2023

3260 - O ás do bandolim Danilo Brito e o Choro

Infelizmente, pouco conhecido, por isso mesmo muito pouco apreciado pela população, o Choro ou Chorinho é um dos mais originais estilos de música genuinamente brasileiros, nascido no Rio de Janeiro lá pelo século XIX. Há indícios de que o precursor do estilo musical no país foi um exímio flautista mulato, de nome Joaquim Callado Jr., criador de um grupo chamado "Choro do Callado", o que lhe valeu o título de "Pai do Choro". O nome "Choro" tem várias explicações, mas a mais plausível é que tenha surgido da melancolia das interpretações dos músicos pioneiros. Os mais famosos astros do Choro são Joaquim Callado Jr., Chiquinha Gonzaga, Anacleto de Medeiros, Ernesto Nazareth, Patápio Silva, João Pernambuco, Pixinguinha, Luís Americano, Villa-Lobos, Radamés Gnattali, Waldir Azevedo e Jacob do Bandolim. 



Um dos atuais astros do Choro, o músico virtuose do bandolim Danilo Ezequiel Brito de Macedo, nascido na capital São Paulo em 29 de março de 1985, começou a tocar lá pelos cinco anos, influenciado pelo pai e seus amigos das reuniões informais denominadas Rodas de Choro. Autodidata, o artista aprendeu muito sozinho e com os muitos talentosos músicos com quem conviveu no Nordeste e em São Paulo. Danilo aprimorou sua técnica pessoal passando a chamar atenção de quem o via tocar em meio aos bambas do estilo. Ainda adolescente, teve seu primeiro disco gravado pelo produtor musical, cantor e compositor bocaiuvense Téo Azevedo, que deu o nome ao CD de "Moleque Atrevido". 



Dali em diante, o artista passou a mostrar sua arte em shows, festivais e programas de TV, tocando com grandes destaques do Choro, angariando admiradores e ganhando o prêmio Visa de Melhor Instrumentista em 2004, que lhe valeu a gravação do segundo disco, "Perambulando". Em 2008, já pela sua gravadora Orpheu Music, lançou o terceiro álbum, intitulado "Sem Restrições". Também pela Orpheu Music, gravou um disco em homenagem ao violonista Luizinho 7 Cordas, "50 Anos de Música". Em seguida, lançou o disco que leva seu nome "Danilo Brito" em 2014. "Nosso Brasil", disco em parceria com o pianista André Mehmari, foi o próximo lançamento. "Da Natureza das Coisas" veio logo adiante e o mais recente trabalho é o "Esquina de São Paulo", gravado com o violonista João Luiz. 
Com apresentações na Europa, nos Estados Unidos e em muitas importantes cidades brasileiras, Danilo Brito continua mostrando sua virtuosidade e a beleza do nosso tão rico Choro.
Um grande abraço espinosense. 

    

3259 - Ainda não foi desta vez

A Seleção Brasileira Feminina de Futebol continua sua dura e longa sina de nunca conseguir bater a França. As adversárias já se enfrentaram doze vezes, três delas em Copa do Mundo, e a Seleção Francesa mantém a invencibilidade, com seis vitórias e seis empates. A mais recente vitória francesa ocorreu agora há pouco, por 2 x 1, pela fase de grupos da Copa do Mundo Feminina realizada em parceria pela Nova Zelândia e Austrália. Eugénie Le Sommer, de cabeça, e Wendie Renard, em um lance de escanteio em que a defesa bobeou infantilmente deixando a gigante zagueira livre para cabecear, marcaram para a França, Debinha descontou para o Brasil. Com este resultado adverso, a Seleção Brasileira fica com três pontos ganhos em dois jogos, enquanto a França segue na liderança com quatro. Há que se esperar o resultado do confronto de daqui a pouco entre Jamaica e Panamá, dois outros integrantes do Grupo F.
Na estreia contra a seleção do Panamá, o time brasileiro comandado por Pia Sundhage, goleou a adversária pelo placar de 4 x 0, com hat trick da iluminada Ary Borges e mais um gol de Bia Zaneratto. 
O Brasil ainda terá mais um compromisso nesta fase de grupos, contra a Jamaica, partida decisiva em que somente a vitória interessa.



Ao contrário do futebol masculino, Brasil, Argentina, Itália, França e Espanha nunca foram campeões na Copa do Mundo. Estes são os grandes campeões da Copa do Mundo Feminina:
Estados Unidos (4 vezes): 1991, 1999, 2015 e 2019
Alemanha (2 vezes): 2003 e 2007
Noruega (1 vez): 1995
Japão (1 vez): 2011
Na Copa da Austrália e Nova Zelândia, até o momento, estão classificadas para as oitavas de final apenas as seleções da Espanha e Japão (Grupo C) e Suécia (Grupo G). Muita emoção ainda está por vir, especialmente com a nossa Seleção, que terá uma partida difícil pela frente contra a Jamaica no dia 2 de agosto, quarta-feira, no estádio Melbourne Rectangular, às 7 horas da manhã. Só uma vitória nos levará adiante na competição. Então vamos enviar energias positivas para as nossas meninas para que possam vencer esta partida crucial, classificar-se e seguir adiante no sonho de conquistar a inédita taça de Campeão do Mundo. Força, fé e sucesso, garotas! Estamos na torcida!   
Um grande abraço espinosense.