Infelizmente, pouco conhecido, por isso mesmo muito pouco apreciado pela população, o Choro ou Chorinho é um dos mais originais estilos de música genuinamente brasileiros, nascido no Rio de Janeiro lá pelo século XIX. Há indícios de que o precursor do estilo musical no país foi um exímio flautista mulato, de nome Joaquim Callado Jr., criador de um grupo chamado "Choro do Callado", o que lhe valeu o título de "Pai do Choro". O nome "Choro" tem várias explicações, mas a mais plausível é que tenha surgido da melancolia das interpretações dos músicos pioneiros. Os mais famosos astros do Choro são Joaquim Callado Jr., Chiquinha Gonzaga, Anacleto de Medeiros, Ernesto Nazareth, Patápio Silva, João Pernambuco, Pixinguinha, Luís Americano, Villa-Lobos, Radamés Gnattali, Waldir Azevedo e Jacob do Bandolim.
Um dos atuais astros do Choro, o músico virtuose do bandolim Danilo Ezequiel Brito de Macedo, nascido na capital São Paulo em 29 de março de 1985, começou a tocar lá pelos cinco anos, influenciado pelo pai e seus amigos das reuniões informais denominadas Rodas de Choro. Autodidata, o artista aprendeu muito sozinho e com os muitos talentosos músicos com quem conviveu no Nordeste e em São Paulo. Danilo aprimorou sua técnica pessoal passando a chamar atenção de quem o via tocar em meio aos bambas do estilo. Ainda adolescente, teve seu primeiro disco gravado pelo produtor musical, cantor e compositor bocaiuvense Téo Azevedo, que deu o nome ao CD de "Moleque Atrevido".
Dali em diante, o artista passou a mostrar sua arte em shows, festivais e programas de TV, tocando com grandes destaques do Choro, angariando admiradores e ganhando o prêmio Visa de Melhor Instrumentista em 2004, que lhe valeu a gravação do segundo disco, "Perambulando". Em 2008, já pela sua gravadora Orpheu Music, lançou o terceiro álbum, intitulado "Sem Restrições". Também pela Orpheu Music, gravou um disco em homenagem ao violonista Luizinho 7 Cordas, "50 Anos de Música". Em seguida, lançou o disco que leva seu nome "Danilo Brito" em 2014. "Nosso Brasil", disco em parceria com o pianista André Mehmari, foi o próximo lançamento. "Da Natureza das Coisas" veio logo adiante e o mais recente trabalho é o "Esquina de São Paulo", gravado com o violonista João Luiz.
Com apresentações na Europa, nos Estados Unidos e em muitas importantes cidades brasileiras, Danilo Brito continua mostrando sua virtuosidade e a beleza do nosso tão rico Choro.
Um grande abraço espinosense.