Há muito tempo, iniciei uma série de postagens sobre álbuns de música que encantaram minha vida. Pretendia retornar a ela em breve. E após assistir na Netflix ao documentário "John and Yoko: Above Us Only Sky" ou, na tradução, "John e Yoko: Só o Céu como Testemunha", que trata do mítico segundo álbum solo do icônico músico inglês John Lennon, não pude deixar de escrever um pouquinho sobre ele, já que foi e é um dos meus mais amados discos na vida. Bastaria somente a canção "Imagine" para encantar-me, mas não. John foi muito mais além e incluiu nele outras maravilhas como "Jealous Guy", "Oh My Love" e "Crippled Inside", só para não listar todas as músicas.
Após o término dos Beatles, John se refugiou no campo, passando a morar em uma enorme fazenda na cidadezinha de Tittenhurst Park na Inglaterra. Lá, passava o tempo curtindo o imenso amor de e por Yoko Ono e sua família, apreciando a Natureza e criando e gravando músicas no seu estúdio particular. Pouco antes, no ano de 1970, havia lançado seu primeiro álbum ao lado da recém criada Plastic Ono Band. Lennon e Yoko produziram o disco ao lado de Phil Spector. As primeiras gravações se deram ainda no Ascot Sound Studios em Tittenhurst Park, sendo finalizado com mais gravações e regravações no Record Plant Studios, na cidade de Nova York. O álbum foi lançado pela gravadora Apple nos Estados Unidos em 9 de setembro de 1971, cinco dias após o meu aniversário de 9 anos. No Reino Unido o lançamento aconteceu em 8 de outubro de 1971. Contou com especial participação do ex-companheiro de Beatles, George Harrison, e dos demais músicos: John Barham, Steve Brendell, King Curtis, Andy Davis, Tom Evans, The Flux Fiddlers, Jim Gordon, Nicky Hopkins, Jim Keltner, Rod Linton, Joey Molland, Michael Pinder, John Tout, Ted Turner, Klaus Voormann e Alan White.
O disco foi intitulado "Imagine", primeira canção do Lado A. Eis todas as suas músicas:
Lado A:
1) "Imagine"
2) "Crippled Inside"
3) "Jealous Guy"
4) "It's So Hard"
5) "Don't Wanna Be A Soldier Mama, I Don't Wanna Die"
Lado B:
1) "Give me Some Truth"
2) "Oh My Love"
3) "How Do You Sleep?"
4) "How?"
5) "Oh Yoko!"
Esse disco foi fundamental no meu entendimento do mundo. Só o descobri mesmo, completo, após a morte de John Lennon, quando comprei uma coleção de discos de vinil do ex-Beatle. Já conhecia "Imagine" e "Jealous Guy", mas desconhecia as outras canções. Coleção comprada, passei a ouvir muito cada música e fiquei bastante feliz depois que outro ídolo meu, o Raimundo Fagner Cândido Lopes, fez uma versão linda de "Oh My Love". Outra música que eu adoro desse disco é "Crippled Inside", um peteleco não tão sutil na cara de pessoas hipócritas, verdadeiros lobos em pele de cordeiro, tão comuns ao nosso redor. Sem esquecer da incisiva "Gimme Some Truth", que cai como uma luva nesses nossos tempos de império das fake news. O disco é excelente, mesclando canções de amor, de esperança, de dúvida e de indignação com a guerra e a hipocrisia humana.
Quanto ao documentário "John e Yoko: Só o Céu como Testemunha", é prazeroso ver imagens inéditas e caseiras de John, Yoko e Sean em seu cotidiano como pessoas comuns. Mais prazeroso ainda é ver John e Yoko incomodando os poderosos com suas atitudes políticas e mensagens de paz e amor em uma sociedade tomada pelo ódio e manipulada para o apoio à guerra. Para quem tem acesso a Netflix e ama a boa música e o grande artista, é imperdível.
Um grande abraço espinosense.
Crippled Inside (Aleijado Por Dentro)
You can shine your shoes (Você pode engraxar os seus sapatos)
And wear a suit (E usar um terno)
You can comb your hair (Você pode pentear o seu cabelo)
And look quite cute (E se apresentar bonitinho)
You can hide your face (Você pode esconder seu rosto)
Behind a smile (Atrás de um sorriso)
One thing you can't hide (Uma coisa que você não pode esconder)
Is when you're crippled inside (É quando você está aleijado por dentro)
You wear a mask (Você veste uma máscara)
And paint your face (E pinta o seu rosto)
You can call yourself (Você pode chamar a si mesmo)
The human race (A raça humana)
You can wear a collar (Você pode usar um colarinho)
And a tie (E uma gravata)
But the one thing you (Mas uma coisa você)
Can't hide is when you're (Não pode esconder, é quando você está)
Crippled inside (Aleijado por dentro)
Well now you know that your (Bem, agora você sabe que seu)
Cat has nine lives, babe (Gato tem nove vidas, benzinho)
Nine loves to itself (Nove vidas só para si)
But you only got one (Mas você só tem uma)
And a dog life ain't no fun (E uma vida de cão não é divertida)
Mamma take a look outside (Mamãe, dê uma olhada lá fora)
You can go to church (Você pode ir pra igreja)
And sing a hymn (E cantar um hino)
Judge me by the color (Me julgar pela cor)
Of my skin (Da minha pele)
You can live a lie until you die (Você pode viver uma mentira até morrer)
One thing you can't hide (Uma coisa que você não pode esconder)
Is when you're crippled inside (É quando você está aleijado por dentro)