Depois de uma última rodada da fase primeira do Campeonato Mineiro repleta de emoções e muitas reclamações de um dos derrotados, eis que já sabemos quem estará seguindo adiante na busca da taça de Campeão do futebol do Estado de Minas Gerais em 2026. Para variar, os três gigantes de Belo Horizonte confirmaram suas presenças, com a companhia do interiorano time de Pouso Alegre, terra onde mora e trabalha meu filho Renato.
A oitava rodada do Mineiro trouxe todas as partidas para serem disputadas no mesmo dia e horário, sábado, 14 de fevereiro, às 19 horas. Dos doze times que disputavam a competição, nada menos que oito tinham chance de classificação às semifinais, o que encheu de emoção esta derradeira rodada da competição.
Na Chave A, o Hexacampeão Atlético, já sem o treinador Jorge Sampaoli no comando, conseguiu a vaga com a derrota da URT para o arquirrival Cruzeiro e com sua ampla goleada sobre o rebaixado Itabirito. Único invicto no torneio, o Galo ganhou apenas três partidas e colecionou empates, cinco no total. Mas uma das poucas vitórias foi crucial para a equipe alvinegra, o triunfo sobre o maior adversário, o Cruzeiro, pelo placar de 2 x 1. A partir deste resultado positivo, o time recuperou a confiança e confirmou a classificação ontem, tranquilamente, na goleada de 7 x 2 sobre o Itabirito.
Na Chave B, o mais equilibrado do torneio, o América validou a sua vaga nas semifinais vencendo o North no Independência por 2 x 1, com dois gols de penalidades máximas anotadas pelo árbitro juiz-forano Paulo César Zanovelli, o que causou enorme polêmica e uma grande revolta nos integrantes da equipe montes-clarense que discordaram das decisões em campo. Os northenses alegaram erro na marcação da penalidade e também na decisão do árbitro de mandar repetir a cobrança, pois alegou haver invasão da área. O pênalti até pode ser contestado pelo North, pois o zagueiro Bruno Bispo disputou a bola com o atacante americano Paulo Victor, restando alguma dúvida no lance. Foi um lance de interpretação e o árbitro decidiu por marcar a penalidade máxima. O North tem todo o direito de questionar tal marcação e se indignar com a decisão da arbitragem. Mas quanto ao fato de o árbitro ter determinado a repetição da cobrança, não há razão para contestação pois a regra é bem clara, atualizada há pouco tempo pela CBF após deliberação da International Football Association Board (IFAB), em julho de 2024. Assim ficaram as mudanças no que diz respeito à invasão da área no momento do pênalti:
"No ataque, nenhum companheiro do cobrador pode invadir a área para ter vantagem na disputa. Nesse caso, será marcado tiro livre indireto. Se a ação impactar o goleiro e o gol for marcado, a penalidade será repetida."
"Na defesa, o jogador não pode invadir a área antes da cobrança para ter qualquer vantagem na disputa da bola. Se isso acontecer, o pênalti será repetido."
Então o árbitro Paulo César Zanovelli acertou, exigindo nova cobrança pelo atacante Val Soares. O pessoal do North está esbravejando e se dizendo roubado, mas mesmo com todo barulho promovido, nada acontecerá e tudo continuará do jeito que está, com América, Atlético, Cruzeiro e Pouso Alegre jogando as partidas semifinais. O preparador físico Gabriel Souza Junior, o supervisor Odair Borges e o volante Guilherme foram citados na súmula do jogo e deverão ser punidos por ofensas ao árbitro.
Então o árbitro Paulo César Zanovelli acertou, exigindo nova cobrança pelo atacante Val Soares. O pessoal do North está esbravejando e se dizendo roubado, mas mesmo com todo barulho promovido, nada acontecerá e tudo continuará do jeito que está, com América, Atlético, Cruzeiro e Pouso Alegre jogando as partidas semifinais. O preparador físico Gabriel Souza Junior, o supervisor Odair Borges e o volante Guilherme foram citados na súmula do jogo e deverão ser punidos por ofensas ao árbitro.
Com a segunda melhor campanha entre os três grupos, o Pouso Alegre fez bonito e garantiu sua presença ao lado dos grandes de BH. Vai enfrentar o Cruzeiro, que certamente, pela superioridade em todos os sentidos, estará presente na grande final contra América ou Atlético.
Na Chave C, o Cruzeiro confirmou sua vaga com a vitória sobre a URT pelo placar de 2 x 1, com dois gols do artilheiro Kaio Jorge que não para de marcar, em fase iluminada.
Terminada a fase de classificação, assim ficaram os confrontos das semifinais:
21-02-2026 - Sábado - 18h30 - Pouso Alegre x Cruzeiro
22-02-2026 - Domingo - 18h00 - Atlético x América
28-02-2026 - Sábado - 18h30 - Cruzeiro x Pouso Alegre
01-03-2026 - Domingo - 18h00 - América x Atlético
Por terem feito melhores campanhas, América e Cruzeiro decidirão em casa. Se houver empate no placar agregado nas semifinais, a vitória será decidida na cobrança de pênaltis, sem prorrogação.
Na disputa do Troféu Inconfidência, entre os clubes que não se classificaram às semifinais e nem foram rebaixados, estarão:
Uberlândia x North (confrontos ainda sem datas definidas)
Tombense x URT
North x Uberlândia
URT x Tombense
Esta competição é bastante importante para os clubes do interior pois dá ao campeão uma vaga na Copa do Brasil.
Duas equipes foram rebaixadas e disputarão em 2027 o Módulo II. São elas o Athletic Clube e o Democrata de Governador Valadares.
Depois de um bom susto, Atlético e Cruzeiro conseguiram a classificação sem maiores problemas. O Cruzeiro promete acabar com a seca de seis anos sem título na competição estadual, enquanto o Atlético almeja um título inédito na era do profissionalismo em Minas, o Heptacampeonato.
A vitória atleticana de goleada pode significar um renascimento da equipe que vinha oscilando no início desta temporada sob o comando do Sampaoli. E o incrível Hulk brilhou mais uma vez, com seu primeiro hat-trick com o glorioso manto alvinegro. Victor Hugo, Gustavo Scarpa, Mateo Cassierra e Renan Lodi marcaram os demais gols. Mas uma goleada sobre um time frágil como o Itabirito não deve entusiasmar loucamente a torcida bipolar atleticana, que detona diretoria, treinador e jogadores quando perde e coloca-os como gênios quando ganha. Nem tanto ao céu nem tanto à terra, muita calma nesta hora. O Atlético ainda necessita de um zagueiro alto e rápido, bom na bola aérea, um volante de boa marcação e saída de bola, um armador de jogadas de grande talento construtor e um artilheiro que coloque a bola na rede adversária, pois sem gols não há vitórias. Espero que o elenco se fortaleça, que o time se torne coeso, eficiente e competitivo e que o novo treinador tenha sucesso e não seja esculhambado pelos corneteiros logo que houver um resultado negativo. Vamos aguardar os acontecimentos e torcer pelo título do Hepta e por uma boa campanha no Brasileirão e na Copa Sul-Americana. Aqui é GALO, uma vez até morrer!
Um grande abraço espinosense.