Pode soar estranho e até inacreditável que o Brasil tão quente e ensolarado tenha ganhado uma Medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno deste ano, mas é verdadeira a façanha de um jovem filho de uma brasileira. Lucas Pinheiro Braathen, filho do norueguês Bjørn Braathen e da brasileira Alessandra Pinheiro de Castro, nasceu em Oslo há 25 anos. Sem perder o vínculo com o Brasil, o menino sempre vinha ao país tropical com a mãe, aprendendo o Português, conhecendo e se apaixonando pelo futebol e se tornando torcedor do São Paulo. Tornou-se atleta de esqui alpino na Noruega e conseguiu ótimos resultados na carreira, com várias medalhas conquistadas.
A primeira Medalha de Ouro de um brasileiro e sul-americano na competição veio na prova de slalom gigante, onde os competidores realizam duas descidas em montanha com cerca de 300 a 450 metros de desnível, onde se exige velocidade e precisão para atingir a linha de chegada depois de se desviar de vários balizadores dispostos na pista gelada. Lucas fez bonito e conquistou o lugar mais alto do pódio. O feito do rapaz se deu no sábado, 14 de fevereiro de 2026, durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina, na Itália.
Mas como esse jovem atleta nascido na Noruega veio parar no Brasil, defendendo as cores brasileiras nesta competição no gelo? Lucas competia pela Noruega, mas por divergências contratuais com a federação local, resolveu se transferir para o Brasil, em marco de 2024. E fez História!
Quem nunca participou de qualquer categoria esportiva jamais saberá o prazer e a alegria de conquistar um primeiro lugar. Não interessa, pode ser em competição de purrinha, ping pong ou cuspe à distância. Vencer é muito bom, uma sensação gostosa de superação dos adversários. Mas a conquista deve ser sempre pautada na ética, na justiça e na humildade, respeitando e valorizando os adversários.
Lucas namora a linda atriz paraibana de João Pessoa, a Isadora Cruz, e gosta bastante de música brasileira, especialmente Jorge Ben Jor e João Gilberto.
Parabéns ao norueguês abrasileirado Lucas pela brilhante e importante vitória, que colocou o Brasil no mapa mundial das competições de esqui. É muito bonito e gratificante ver a Bandeira de todos os brasileiros sendo erguida no pódio, assim como é emocionante ver o nosso Hino Nacional sendo tocado para todo o mundo escutar. Valeu, Campeão Lucas!
Um grande abraço espinosense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário