Ainda bastante triste e abalado pelo prematuro desaparecimento de Deca, de forma tão trágica, temos que continuar a tocar a nossa vida, nunca nos esquecendo de mantê-lo sempre vivo em nossa memória e nas nossas orações. Para homenageá-lo, publico hoje essa postagem que conta a história da Escolinha de Futebol Projeto Tatu, um pequeno empreendimento idealizado por Mílton Barbosa e que teve o relevante apoio e patrocínio de Deca, entre outros.
Há alguns anos atrás, Mílton Barbosa me procurou com a ideia de instalar uma escolinha de futebol na cidade de Espinosa, com o objetivo de incentivar os garotos à prática do esporte, no caso específico, o futebol, como também descobrir algum novo talento como o craque Tatuzinho, além de afastá-los do ócio e das drogas. Ele até já tinha em mente o nome da escolinha: Projeto Tatu, em homenagem ao nosso maior craque do futebol de todos os tempos. Pois bem. Concordei imediatamente e passei a auxiliá-lo nesta tarefa. Saímos pela cidade, contactando os pais e colhendo inscrições dos meninos. Fomos muito bem recebidos pelos pais, que prontamente apoiaram a ideia e inscreveram os seus filhos. Estabelecemos o valor da mensalidade em R$ 5,00, apenas para cobrir as despesas de compra de bolas, apitos etc. Conseguimos, com a Fenabb, Federação Nacional das AABB, uma boa quantidade de camisetas amarelas(com desenho da Turma da Mônica) e mandamos confeccionar outro tanto de camisetas azuis, para uso dos garotos nos treinos. Conseguimos ainda patrocínios de algumas pessoas da cidade para o pagamento do salário do treinador Tatuzinho. Com muita boa vontade e desprendimento, Flori (Empório Rocha), Maurício (Banco do Brasil), Edmar (Drogaria União) e Deca (Dejan Gráfica) encamparam o projeto e nos apoiaram o tempo inteiro. Por algum tempo as coisas andaram bem, até que resolvemos nos afastar (devido à falta de tempo) e deixar a administração da escolinha com o Tatuzinho. Doamos todo o material disponível para que Tatu pudesse continuar o trabalho. Infelizmente, por razões pessoais, ele teve que encerrar as atividades, mas espero que todos aqueles garotos que participaram da Escolinha de Futebol Projeto Tatu se lembrem com saudade e alegria daqueles tempos.
Percebo, revendo essas fotografias, que nenhum dos nossos alunos se transformou em um grande craque do futebol, mas é gratificante notar que todos eles se transformaram em bons profissionais e, o mais importante, homens de bem. Então, a missão foi cumprida com êxito, e só nos resta comemorar com bastante alegria.
|
Tatuzinho com os seus alunos da Escolinha. |
Na foto acima, confesso que alguns eu consegui identificar, outros não. Alguns eu sei de quem são filhos, mas o nome eu não consegui lembrar. Os que eu consegui identificar: Neylor, Juninho Rocha, Tiago, Renato, Aristides, Danilo, Diogo, Lucas, Cléber, Samuel, Bill, Marcone, Bruno e Éverton. Ajudem-me a identificá-los enviando e-mail ou clicando em "comentários" logo abaixo da postagem.
|
Essa meninada toda está hoje espalhada por vários
lugares do nosso país, já homens feitos. |
A propósito, gostaria de salientar a grande ajuda que Deca (e também Flori) sempre deram à AABB-Espinosa. Eles sempre estiveram ao nosso lado, apoiando todas as nossas campanhas. Quando estive na presidência do clube, mesmo que por pouco tempo, tive a colaboração ativa deles e de muitos outros que tem enorme carinho pela nossa associação. O meu muito obrigado em nome da Associação Atlética Banco do Brasil de Espinosa. Seremos eternamente gratos.
Obs: Só para constar, eu e Mílton não tínhamos qualquer remuneração neste trabalho, apenas prazer e alegria. Outra coisa, muitos desses meninos são hoje grandes amigos nossos, o que nos enche ainda mais de orgulho e felicidade.
|
Os garotos da Escolinha de Futebol Projeto Tatu.
Em pé, os adultos Mílton Barbosa, Tatuzinho, Tim de Disson,
Geraldo, Ivan, Maurílio e Edmar. |
|
O professor Tatuzinho com Daniel |