Ainda bastante triste e abalado pelo prematuro desaparecimento de Deca, de forma tão trágica, temos que continuar a tocar a nossa vida, nunca nos esquecendo de mantê-lo sempre vivo em nossa memória e nas nossas orações. Para homenageá-lo, publico hoje essa postagem que conta a história da Escolinha de Futebol Projeto Tatu, um pequeno empreendimento idealizado por Mílton Barbosa e que teve o relevante apoio e patrocínio de Deca, entre outros.
Há alguns anos atrás, Mílton Barbosa me procurou com a ideia de instalar uma escolinha de futebol na cidade de Espinosa, com o objetivo de incentivar os garotos à prática do esporte, no caso específico, o futebol, como também descobrir algum novo talento como o craque Tatuzinho, além de afastá-los do ócio e das drogas. Ele até já tinha em mente o nome da escolinha: Projeto Tatu, em homenagem ao nosso maior craque do futebol de todos os tempos. Pois bem. Concordei imediatamente e passei a auxiliá-lo nesta tarefa. Saímos pela cidade, contactando os pais e colhendo inscrições dos meninos. Fomos muito bem recebidos pelos pais, que prontamente apoiaram a ideia e inscreveram os seus filhos. Estabelecemos o valor da mensalidade em R$ 5,00, apenas para cobrir as despesas de compra de bolas, apitos etc. Conseguimos, com a Fenabb, Federação Nacional das AABB, uma boa quantidade de camisetas amarelas(com desenho da Turma da Mônica) e mandamos confeccionar outro tanto de camisetas azuis, para uso dos garotos nos treinos. Conseguimos ainda patrocínios de algumas pessoas da cidade para o pagamento do salário do treinador Tatuzinho. Com muita boa vontade e desprendimento, Flori (Empório Rocha), Maurício (Banco do Brasil), Edmar (Drogaria União) e Deca (Dejan Gráfica) encamparam o projeto e nos apoiaram o tempo inteiro. Por algum tempo as coisas andaram bem, até que resolvemos nos afastar (devido à falta de tempo) e deixar a administração da escolinha com o Tatuzinho. Doamos todo o material disponível para que Tatu pudesse continuar o trabalho. Infelizmente, por razões pessoais, ele teve que encerrar as atividades, mas espero que todos aqueles garotos que participaram da Escolinha de Futebol Projeto Tatu se lembrem com saudade e alegria daqueles tempos.
Percebo, revendo essas fotografias, que nenhum dos nossos alunos se transformou em um grande craque do futebol, mas é gratificante notar que todos eles se transformaram em bons profissionais e, o mais importante, homens de bem. Então, a missão foi cumprida com êxito, e só nos resta comemorar com bastante alegria.
|
Tatuzinho com os seus alunos da Escolinha. |
Na foto acima, confesso que alguns eu consegui identificar, outros não. Alguns eu sei de quem são filhos, mas o nome eu não consegui lembrar. Os que eu consegui identificar: Neylor, Juninho Rocha, Tiago, Renato, Aristides, Danilo, Diogo, Lucas, Cléber, Samuel, Bill, Marcone, Bruno e Éverton. Ajudem-me a identificá-los enviando e-mail ou clicando em "comentários" logo abaixo da postagem.
|
Essa meninada toda está hoje espalhada por vários
lugares do nosso país, já homens feitos. |
A propósito, gostaria de salientar a grande ajuda que Deca (e também Flori) sempre deram à AABB-Espinosa. Eles sempre estiveram ao nosso lado, apoiando todas as nossas campanhas. Quando estive na presidência do clube, mesmo que por pouco tempo, tive a colaboração ativa deles e de muitos outros que tem enorme carinho pela nossa associação. O meu muito obrigado em nome da Associação Atlética Banco do Brasil de Espinosa. Seremos eternamente gratos.
Obs: Só para constar, eu e Mílton não tínhamos qualquer remuneração neste trabalho, apenas prazer e alegria. Outra coisa, muitos desses meninos são hoje grandes amigos nossos, o que nos enche ainda mais de orgulho e felicidade.
|
Os garotos da Escolinha de Futebol Projeto Tatu.
Em pé, os adultos Mílton Barbosa, Tatuzinho, Tim de Disson,
Geraldo, Ivan, Maurílio e Edmar. |
|
O professor Tatuzinho com Daniel |
5 comentários:
Eustáquio, na foto n. 1, da esquerda para a direita, o sétimo de camisa azul é Samuel, meu filho. Na foto n. 2 ele é o sexto. Abraços, Gilda.
De penetra do cantinho direito da foto está eu e Ricardo(filho de Eustáquio) sem uniforme, eu colocando chifre no rapazinho e Ricardo segurando a bola, fominha desde sempre haahha.
Abraço a todos.
O DECAempreendedor
Autor: Milton Barbosa de Espinosa
Diante dos momentos mais difíceis, vi um grande homem surgir
Quando tudo parecia ruir e submergir, vi erguer o seu império
É a força do empreendedor, é a força de um senhor.
É exemplo de dedicação, o trabalho era o seu ministério
O pequeno se fez gigante diante do porvir.
Vai vender mosquiteiro, ser fazendeiro, madeireiro... ou empresário?
Não teve medo no olhar, nem mesmo no falar
Houve chuvas, houve tempestades, contra todas foi vencedor
Olha! Lá vem o santo com o desafio
Esse seu devoto a praça vai enfeitar
Quanta falta nos faz. Ah! Os leilões quem vai arrematar?
E na mesa do padre quem vai a ele se ajuntar?
De uma simples festa de igreja até aos gigantes associar
Lá estava ele com a sua liderança, inovação, pulso forte a comandar
Seu nome de fera refletia a determinação de um homem lutador
Não era sujeito letrado, mas a vida o fez doutor
Crescer era obstinação, para isso não queria ir sozinho
Buscava incentivar o amigo, o concorrente e o vizinho
Vou falar para todos de um verdadeiro empreendedor
Sem deixar de lado um por menor a me queixar
Um dia me confidenciou esse grande sonhador
Queria sua empresa organizada para dele não precisar
Como pode o humano pressentir tamanha dor?
Só nos resta dar adeus ao empresário menino e brincalhão
Ao amigo e companheiro, do trabalho “o mensageiro”
Deca, seu jeito “malino” deixou saudades e dor no coração
Mas a todos deixou no trabalho uma grande lição
Vai, segue em paz meu grande amigo e companheiro
Vai no céu fazer um rebuliço por inteiro.
Em um momento de tanta dor e tanta tristeza, a gente vira até poeta.
Deca foi um amigo para todas as horas!
Táquio, tenho muito orgulho de ser seu amigo!
Milton,
Mais uma qualidade sua que não sabíamos. A cada dia está se credenciando para ser nosso representante frente ao poder público municipal. É isso aí, continue treinando, pois no palanque irá precisar muito.
Até 2012!!!
Postar um comentário