Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

2847 - Acabou o Brasileirão 2021

Após 38 rodadas de muita emoção, bom futebol e algumas surpresas, eis que chegou ao seu encerramento, na noite desta quinta-feira, 9 de dezembro, o Campeonato Brasileiro de 2021. Mesmo com a definição do grande Campeão com antecedência de duas rodadas, muito havia ainda em disputa na rodada derradeira. A luta pela classificação a Libertadores da América, à Copa Sul-Americana e contra o temido rebaixamento ainda estava no ar, ou melhor, em campo. Apenas um dos dez jogos da rodada final não tinha qualquer valor na competição por vagas nas competições internacionais ou contra o descenso: Sport (já rebaixado) x Athletico (já confirmado na Libertadores).
Antes de a bola rolar, o América precisava apenas de uma vitória simples sobre o São Paulo para conquistar a façanha de disputar a sua primeira Libertadores. Fluminense, Santos, São Paulo, Internacional, Atlético-GO e Ceará também entraram em campo sonhando com vaga na mais importante competição de clubes das Américas. E Cuiabá, Juventude, Bahia e Grêmio entraram em campo com a dura tarefa de vencer e sepultar de vez o fantasma do rebaixamento. 
Nas minhas previsões anuais no início da competição coloquei como favoritos ao título os clubes Flamengo e Palmeiras, com boas chances também para Grêmio, Internacional, São Paulo, Atlético e Santos. Se no primeiro palpite quase acertei em cheio, pois os dois mais poderosos times da atualidade ficaram com o segundo e terceiro lugares, na segunda aposta eu me equivoquei quase que totalmente. Acertei divinamente na possibilidade de conquista do título pelo Atlético, uma maravilha que se tornou realidade! Mas os desempenhos dos demais times em que apostei entre os melhores foi um verdadeiro fiasco. No lado inverso da tabela, nos prognósticos dos rebaixados, acertei quase todos. A exceção foi o Grêmio, a maior surpresa, e negativa, deste Brasileirão. Surpreendentes foram as campanhas de Red Bull Bragantino, Corinthians e América, positivamente. Já negativamente, foram os desempenhos de Grêmio, São Paulo, Santos e Internacional. 
Terminados todos os jogos, realizados no horário das 9h30, eis os resultados e como ficaram os posicionamentos dos clubes na tabela final de classificação:
Sport 1 x 1 Athletico
Atlético-GO 2 x 0 Flamengo
Fluminense 3 x 0 Chapecoense
Bragantino 1 x 0 Internacional
Juventude 1 x 0 Corinthians
América 2 x 0 São Paulo 
Santos 1 x 1 Cuiabá
Palmeiras 1 x 0 Ceará
Fortaleza 2 x 1 Bahia
Grêmio 4 x 3 Atlético

Campeão - Atlético (1º)
Vice-Campeão - Flamengo (2º)
Libertadores - Fase de Grupos - Athletico (14º-Campeão da Sul-Americana), Palmeiras (3º), Fortaleza (4º), Corinthians (5º) e Bragantino (6º)
Libertadores - Fase Preliminar - Fluminense (7º) e América (8º)
Sul-Americana - Atlético-GO (9º), Santos (10º), Ceará (11º), Internacional (12º), São Paulo (13º) e Cuiabá (15º)
Nada - Juventude (16º) 
Rebaixados - Chapecoense (20º), Sport (19º), Bahia (18º) e Grêmio (17º)

Depois de tantas boas emoções e com a alegria de ver o meu Galo levantando a tão sonhada e cobiçada taça de Campeão Brasileiro, espero que o próximo Brasileirão seja ainda melhor, com a chegada dos novos participantes: Botafogo, Goiás, Coritiba e Avaí. E quem sabe com uma nova conquista atleticana! 
Um grande abraço espinosense.