Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

3562 - Confraternização de peladeiros em Porteirinha

No início da manhã deste sábado, 21 de setembro de 2024, uma comitiva formada por cerca de 25 amantes do futebol, peladeiros associados da AABB de Montes Claros, dirigiu-se a bordo de um ônibus para a cidade de Porteirinha, localizada a cerca de 174 km da denominada capital do Norte de Minas. Outros peladeiros mais, fizeram a viagem de carro, um pouco mais tarde. Outros, filhos de Porteirinha,  como Agamenon, já aguardavam na cidade vizinha, tendo ido com antecedência.


  
A jornada aventureira tinha dois objetivos em terras porteirinhenses. Um, o turismo, com a turma indo conhecer ou revisitar a linda e espetacular Cachoeira do Serrado, uma maravilha do Parque Estadual de Serra Nova e Talhado. Dois, a participação em uma rodada dupla de confrontos amistosos com peladeiros de Porteirinha nas modalidades 50+ e 60+.



A turma de animados amantes do futebol, liderada pelo desportista Osmano da Mata, dirigiu-se imediatamente à sede do Parque Estadual, chegando por volta do meio-dia, dando uma pequena parada para almoço no Bar e Pousada Cantinho da Serra (38 - 99931-0074), de propriedade do acolhedor casal Zilda e Bengala. Lá, saborearam um delicioso frango caipira, claro, acompanhado de uma cervejinha gelada para abrir o apetite. Devidamente alimentados, os peladeiros montes-clarenses foram apreciar e desfrutar a magnífica Cachoeira do Serrado, atração do Parque Estadual de Serra Nova e Talhado, com sua admirável queda d´água de 70 metros de altura. Para chegar a ela, saindo de Porteirinha, é preciso rodar por 35 km, sendo 19 km de asfalto pela rodovia MGC-122 em direção a Mato Verde e mais 16 km de estrada de terra de qualidade boa.




Diante da beleza formidável desta maravilha da Natureza, os mais corajosos e entusiasmados não se contentaram em só visualizar e admirar a belíssima queda d´água e não tiveram receio de entrar na água fria e tomar um relaxante banho no poço no sopé da cachoeira. Terminada a proeza, foi hora de retornar ao Bar do Bengala, amigo de infância de Damata, para um gostoso café com pão de queijo. De barriga cheia, finalmente a galera se colocou na estrada retornando a Porteirinha para os dois compromissos futebolísticos no campo gramado da sede do famoso clube local, Ferro Velho. Foram realizados dois confrontos entre os peladeiros de Montes Claros e Porteirinha. Na primeira partida, a equipe montes-clarense de atletas 60+ começou perdendo, mas conseguiu uma bela virada no placar sobre o time da casa, vencendo por 2 x 1, com dois belos gols do atacante Hudson Ranley. Estiveram em campo: Heleno, Russo, Ronan, Niélson, Fernando Zica, Gilmar (Rancharia), Damata, Carlim, Deraldo, Reginaldo, Eustáquio, Hudson Ranley, Castelo e Serginho. Na segunda partida, infelizmente o nosso time 50+ foi derrotado pela equipe porteirinhense pelo mesmo placar, 2 x1, com Ronaldo Véi marcando o nosso gol. Jogaram Heleno, Gilbeto, Gildo, Roberto Galeota, Luizinho, Carlim, Lourivaldo (Vovô), Gilmar (Rancharia), Serginho, Farley e Agamenon.





Depois de terminados os jogos, os gentis e amáveis anfitriões comandados por Beto, ofereceram à nossa turma uma farta e deliciosa feijoada. A confraternização reuniu montes-clarenses e porteirinhenses em clima de alegria, concórdia e confraternização, com muita resenha, cerveja, paz e contentamento. Com a noite já terminando, foi hora de a turma pegar a estrada de volta para casa, chegando em completa paz e segurança em Montes Claros por volta das 1h30 da madrugada do domingo, sob a direção do motorista Flávio.


 
A promessa do líder Damata é que outras viagens misturando turismo e esporte acontecerão em breve pelas cidades do nosso maravilhoso Sertão Norte-Mineiro. Que venham!
Um grande abraço espinosense.