Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 19 de março de 2019

2159 - A beleza e a amargura de "O Menino Que Descobriu o Vento"

O cenário se parece muito com várias localidades do nosso Brasil, sobretudo no Nordeste. Um panorama de pouca chuva, terra seca, pobreza extrema e a impossibilidade de o homem do campo conseguir defender regularmente sua sobrevivência com dignidade. Esta é a perspectiva de mundo nos apresentada de modo brilhante no filme "The Boy Who Harnessed the Wind", ou "O Menino Que Descobriu o Vento", em português. O filme está disponível na Netflix.


Dirigido e estrelado pelo ator Chiwetel Ejiofor, o filme, baseado em uma história verídica, mostra a luta cotidiana de uma comunidade rural do Maláui (ou Malawi) pela sobrevivência no início dos anos 2000. Assolada pela seca, que matou a plantação e espalhou a fome e a morte naquele lugar abandonado pelo governo, a vila de Kasungu vê ressuscitar a esperança através da mente privilegiada de um jovem estudante chamado William Kamkwamba. Garoto sabido, curioso e com bastante iniciativa, William coloca em prática os conhecimentos adquiridos nos livros da biblioteca da escola de onde foi expulso por não ter como pagar as mensalidades. Com a ajuda do pai, convencido a muito custo, e de amigos da vila, ele usa suas habilidades e conhecimentos para construir, com troncos de árvores, um ventilador de trator, roldanas, um quadro, as rodas e um dínamo de bicicleta, tubos de pvc e demais materiais retirados de um velho-ferro, um tosco moinho de vento para a irrigação da colheita durante todo o ano, o que significa a redenção de toda a sua comunidade.


O cinema, assim como a literatura, é um caminho prazeroso para refletirmos e mudarmos irremediavelmente os nossos ultrapassados e grotescos conceitos. Nesta belíssima obra cinematográfica, temos a oportunidade de aprender e entender a triste realidade deste nosso vasto mundo, dividido entre poucos que possuem muito mais do que precisam e milhões que suplicam aos céus o mínimo para viver com dignidade e sem fome. Na produção, podemos observar claramente o abandono da população pelo governo desumano, a procura obsessiva do lucro pela escola, a falta de empatia dos mais favorecidos, o sentimento soberbo de individualismo, o sofrimento terrível causado pela fome, a impossibilidade de acesso ao estudo para construir um futuro melhor, a desesperança. Por outro lado, e admiravelmente, é neste cenário desolador que as pessoas se unem democraticamente em busca de soluções para os seus problemas na comunidade, construindo juntos a saída consagradora que vem da mente brilhante de um jovem garoto amante dos livros, reforçando a certeza de que a educação é o caminho mais justo e célere para o desenvolvimento pessoal e coletivo. Que saibamos extrair os bons ensinamentos dos livros, dos filmes e da dura realidade à nossa frente.
Um grande abraço espinosense.   

"The Boy Who Harnessed the Wind" ("O Menino Que Descobriu o Vento")
Baseado no livro de memórias "The Boy Who Harnessed the Wind", de William Kamkwamba e Bryan Mealer
Ano de produção: 2019
Lançamento na Netflix: 1º de março de 2019
Direção: Chiwetel Ejiofor  
Elenco:
Maxwell Simba, como William Kamkwamba
Chiwetel Ejiofor, como Trywell Kamkwamba
Aïssa Maïga, como Agnes Kamkwamba
Lily Banda, como Annie Kamkwamba
Joseph Marcell, como chefe Wimbe
Noma Dumezweni, como Edith Sikelo





Uma pequena explicação do William sobre sua belíssima história.