Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 26 de novembro de 2019

2313 - Teotônio, o Poeta, partiu, mas os poemas e a saudade ficarão eternamente

Foi com imensa tristeza que recebi mais uma notícia desagradável de Espinosa, que chegou até mim pelas redes sociais, dando conta da partida de mais um relevante personagem da nossa história, desta vez o poeta Teotônio Barbosa Lima. Ele completaria 99 anos de idade no próximo dia 26 de dezembro. Seu Teotônio, que foi casado com Dona Julieta Tolentino de Oliveira, com quem gerou seis filhos, foi funcionário público municipal, alfaiate e comerciante, além de ter sido eleito vereador e Presidente da Câmara de Espinosa. Foi acima de tudo, um cidadão exemplar, referência de retidão e espírito culto e de paz. Escreveu livros e espalhou pela cidade, através das ondas da já extinta Rádio Educadora de Espinosa, os seus versos de rara sensibilidade e amor ao seu povo e às suas origens. Ele se foi ao encontro do Criador, caminho inderrogável de todos nós humanos, mas suas rimas, suas palavras, seus pensamentos, seus poemas, continuarão à disposição dos que amam a arte e a cultura neste tão vasto e injusto mundo. 
Aqui, apenas um dos seus muitos poemas, que trata dos seus mais íntimos sentimentos para com as pessoas, em seu coração sem o menor espaço para rancores e ressentimentos, matéria que estamos tanto precisando nesses tempos de intolerância e ódio tão exacerbados.  

Meu Coração
Teotônio Barbosa Lima

O meu coração é como uma casa grande,
Muito arejada, cheia de compartimentos,
Dentro dela, as minhas alegrias se expandem,
E dela eu tiro os melhores pensamentos.

Nela recebo alegrias, emoções e dores,
Havendo lugar até para os sofrimentos,
Só não existe lugar para rancores,
E muito menos para guardar ressentimentos.

Que ela seja assim por toda a minha vida,
Guardando apenas as passagens bem vividas,
De pura felicidade e nunca igualáveis!

E que não me sobre nenhuma sombra de mágoas,
Rolando todas pelo correr das águas,
Restando apenas alegrias incomparáveis.




Ao meu amigo Juraci e aos seus irmãos, Bernadete, Bolivar, Jayme, José Geraldo e Neuza, como aos demais familiares, o meu abraço solidário e o meu sincero sentimento de tristeza pela viagem final do nosso poeta, mas também a resignação e a certeza de saber que Dona Julieta, seu amor de uma vida inteira, o estará esperando de braços abertos e muito amor e carinho no Reino do Senhor.
O corpo está sendo velado no Salão de Condolências da Dejan Assistencial e o sepultamento será realizado amanhã, às 17 horas, no cemitério Horto da Paz.
Um grande abraço espinosense.