Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

3083 - Emoções iniciais na Copa

Após o quinto dia seguido de jogos realizados na Copa do Mundo de Seleções da FIFA 2022 no Catar, há muito o que comentar. Depois da estreia de todos os 32 selecionados, vimos fatos interessantes acontecendo, com muita lógica e algumas surpresas magníficas em campo.  
Para começar, uma crítica à FIFA por ter se submetido à força econômica do endinheirado e atrasado Catar e não ter exigido uma mudança de postura dos poderosos e retrógrados sheiks na questão dos direitos humanos, onde impera um flagrante desrespeito aos direitos dos trabalhadores e uma severa repressão a mulheres e homossexuais no país. Nem bebida alcoólica os residentes e torcedores estrangeiros podem beber durante os jogos dentro ou nas imediações dos estádios e nem mesmo nas ruas, um absurdo total.
Mas falando do futebol, tivemos bons jogos até o momento, com alguns jogadores em destaque e outros decepcionando seus compatriotas. Logo no jogo inicial, o atacante equatoriano Enner Remberto Valencia Lastra (camisa 13) se destacou, marcando os três primeiros gols da Copa, com um deles sendo anulado por marcação de impedimento pelo VAR. Fazer um único gol em Copa do Mundo já é um feito, imagine então marcar dois em apenas um jogo, logo na estreia. Ainda pelo Grupo A, no jogo entre Senegal e Holanda, o time europeu passou sufoco, sofreu, mas conseguiu vencer por 2 x 0, com gols de Cody Gakpo (camisa 8) e Davy Klaassen (camisa14). Neste grupo, tudo normal, sem zebra. 



No grupo B também não houve novidade. Os Estados Unidos empataram com o País de Gales, com gols de Timothy Weah (camisa 21) para o primeiro e do veterano Gareth Frank Bale (camisa 11) para o segundo. O gol do jovem atacante de 22 anos Weah é histórico, pois é o primeiro gol marcado pelos Estados Unidos em uma Copa. Timothy é filho do craque George Weah, melhor jogador do mundo em 1995 e atual presidente da Libéria. O gol de Gales foi marcado pelo veterano Gareth Bale, de pênalti. Na outra partida do grupo, a Inglaterra mostrou todo o seu poderio, massacrando o Irã com uma goleada de 6 x 2, apresentando um futebol eficiente e competitivo, com muita força e rapidez, resultado facilitado, obviamente, pela fragilidade do adversário. Pelo Irã, marcou duas vezes o atacante Mehdi Taremi (camisa 9). Para a Inglaterra marcaram Jude Bellingham (camisa 22), Bukayo Saka (camisa 17 - 2 vezes), Raheem Sterling (camisa 10), Marcus Rashford (camisa 11) e Jack Grealish (camisa 7). Mesmo sem marcar, o artilheiro Harry Kane (camisa 9) foi o destaque. Por aqui também tudo normal, menos o louvável protesto da Seleção da Inglaterra contra a censura do governo catari.



No grupo C, deu empate entre México e Polônia, sem gols. O melhor jogador do mundo em 2021, o atacante polonês Robert Lewandowski (camisa 9), perdeu um pênalti, defendido pelo goleiro mexicano Francisco Guillermo Ochoa Magaña (camisa 13), ficando ainda sem conseguir marcar um gol sequer em Copas. Na outra partida do grupo, o trem desandou para os hermanos. Surpreendentemente, a Arábia Saudita fez história ao virar o resultado adverso de 1 x 0 a favor da Argentina, gol de pênalti de Lionel Messi (camisa 10), para 2 x 1, com gols de Yahya Sulaiman Ali Al-Shehri (camisa 11) e Salem Mohammed Al-Dawsari (camisa 10). Chamou a atenção na partida a grande quantidade de impedimentos do ataque argentino. Mostrando uma marcação deficiente, a Argentina agora precisa se acertar e ganhar os dois jogos restantes, contra México e Polônia, sob pena de dar adeus precoce à Copa. A zebra apareceu pela primeira vez no Catar. E que zebra!



No grupo D, a Dinamarca decepcionou, apenas empatando com a Tunísia em 0 x 0, em jogo morno, sem emoção. Surpreendeu a forte e eficaz marcação tunisiana. Já na outra partida, a França arrebentou, jogando um futebol vistoso, rápido e eficiente, goleando a Austrália por 4 x 1. Os gols foram marcados por Craig Goodwin (camisa 23) para a Austrália, e por Adrien Rabiot (camisa 14), Kylian Mbappé (camisa 10) e Olivier Giroud (camisa 9 - 2 vezes) para a França. A Seleção Francesa, mesmo desfalcada de grandes astros como Benzema, Nkunku, Kimpembe, Pogba, Kanté, Maignan e Kamara, mostrou suas muitas qualidades, fez bonito em campo e goleou o adversário voluntarioso, mas fraco. Nenhuma novidade, portanto. Com seus dois gols marcados nesta partida, o artilheiro Giroud igualou Thierry Henry como maior artilheiro da Seleção Francesa, ambos agora com 51 gols.



Já no grupo E, duas surpresas, uma extraordinária, a outra nem tanto. A surpresa menos explosiva foi a goleada histórica da Espanha sobre a Costa Rica. Obviamente, a Espanha era a grande favorita, mas o placar de 7 x 0 surpreendeu. No chocolate espanhol, marcaram Daniel Olmo Carvajal (camisa 21), Marco Asensio Willemsen (camisa 10), Álvaro Borja Morata Martín (camisa 7), Pablo Martín Páez Gavira, o jovem craque Gavi (camisa 9) e Ferran Torres García (camisa 11 - 2 vezes). Com um domínio de jogo extraordinário, a Espanha não tomou conhecimento do adversário e fez o que quis, tocando a bola e sufocando a Costa Rica o tempo inteiro. Foram 16 finalizações contra nenhuma, um verdadeiro massacre. Mas a surpresa inacreditável do dia foi a derrota da poderosa Alemanha para o Japão, de virada. Os alemães saíram na frente do placar com um pênalti cobrado por İlkay Gündoğan (camisa 21) ainda no primeiro tempo, mas na segunda etapa os japoneses marcaram com Ritsu Doan (camisa 8) e Takuma Asano (camisa 18), cravando na história mais um resultado inimaginável. Vale registrar e aplaudir o ato dos jogadores alemães que posaram com as mãos nas bocas em protesto pelas agressões aos direitos humanos pelo retrógrado Catar.



No grupo F, nada de anormal, a não ser a incrível dificuldade de a Bélgica de De Bruyne, Hazard e Courtois vencer o Canadá do meu xará Eustáquio. O gol belga saiu dos pés do atacante Michy Batshuayi (camisa 23). O Canadá sufocou o time belga, perdendo a chance de abrir o placar com um pênalti batido por Alphonso Boyle Davies (camisa 19) e defendido pelo gigante Thibaut Nicolas Marc Courtois (camisa 1). Na outra partida do grupo, resultado normal, um empate entre Marrocos e Croácia. Gostei muito da equipe do Marrocos, não forte, mas determinada e consistente. 



No grupo H, deixando o grupo do Brasil pro final, a coisa ficou complicada para os favoritos. O Uruguai, mesmo mandando duas bolas na trave com Diego Godín (camisa 3) e Federico Valverde (camisa 15), teve imensa dificuldade em segurar o entusiasmado time sul-coreano. Passou sufoco, assim como Portugal de Cristiano Ronaldo, que suou muito para vencer por 3 x 2 a Seleção de Gana. Cristiano Ronaldo (camisa 7) abriu o placar cobrando pênalti meio duvidoso, sofrido por ele mesmo, aos 19 minutos da segunda etapa. Com este gol, ele entrou mais uma vez para a história do futebol por ser o único jogador a marcar gols em cinco edições de Copa do Mundo. André Ayew (camisa 10) empatou para Gana. João Félix (camisa 11) e Rafael Leão (camisa 15) marcaram para Portugal e, decretando o resultado final de 3 x 2, Osman Bukari (camisa 11) diminuiu para Gana. Ninguém está tendo moleza nesta Copa não. É jogo duro o tempo todo, com muita marcação e pouco espaço para criação de jogadas ofensivas.



Finalmente, no grupo G, nenhuma surpresa, com a vitória da Suíça, com um gol do camaronês Breel Donald Embolo (camisa 7), sobre a festiva, musical e voluntariosa Seleção de Camarões. Na outra partida, deu Brasil, com alguma resistência da Sérvia no primeiro tempo, mas com facilidade no segundo tempo. Richarlison (camisa 7), o engraçado "Pombo", foi o grande destaque da partida, com dois gols marcados, um deles com um voleio espetacularmente lindo. O craque da camisa 10, Neymar, torceu o tornozelo direito e saiu de campo chorando e mancando, mas não parece ser lesão grave, já que ele caminhava sem apoio ao se dirigir ao vestiário. Deve estar logo de volta ao time que ainda enfrentará Suíça e Camarões nesta fase inicial. Se passar adiante, e certamente vai passar fácil, enfrentará alguma equipe do grupo G, que tem Portugal, Uruguai, Gana e Coreia do Sul, também nada preocupante. 



Continuo acreditando que seremos campeões, pois temos uma equipe bastante qualificada, com jogadores experientes na defesa e outros rápidos e talentosos no ataque. Acredito, como bom atleticano, no hexa! Que ele venha, para nossa alegria!
Um grande abraço espinosense.