Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

2255 - Uma façanha do time de futsal da AABB Espinosa!

Até que enfim! Depois de anos e anos à procura de antigas imagens, eis que finalmente consegui encontrar e ter acesso à gravação em vídeo de uma espetacular proeza protagonizada pelo time de futsal da AABB Espinosa nos anos 90. Através do meu colega, amigo e "irmão" Carlos Sebastião Ferreira, o Tiãozinho, reencontrei-me com as velhas lembranças de um tempo de felicidade e alegria gravadas em uma velha fita VHS, agora digitalizadas.


Nos dias 5 e 6 de outubro de 1991, o esforçado time de futsal da AABB Espinosa esteve em Montes Claros para participar da fase regional dos jogos da FENABB, a Federação Nacional das AABB, após classificação na fase microrregional do Norte de Minas. A memória falha me impede de lembrar da cidade em que foram realizados os jogos da fase inicial como também o caminho percorrido pelo nosso time para chegar à final em Montes Claros contra o poderoso e entrosado time da casa, formado por excelentes jogadores. O nosso time, ao contrário, era uma equipe modesta, sem qualquer treinamento, tática ou preparação física. Jogávamos descontraidamente pelo simples prazer de correr atrás da bola e sempre em quadras de cimento, nunca antes em ginásios com piso taqueado como o da AABB Montes Claros, um luxo. O que nos diferenciava era a incrível garra e dedicação com que atuávamos, e isso era sempre fundamental. E também a presença e atuação de um goleiro prodigioso: José Américo Antunes Brant, o "Mão de Onça". Zé Américo era mais de 50% do poder do time, pois pegava tudo debaixo das traves e ainda arremessava a bola com uma eficiência incrível, decisiva em inúmeros lances de contra-ataque. E na grande decisão não foi diferente, pois o nosso goleiraço foi substancial na conquista.


O time de Montes Claros saiu na frente, marcando o primeiro gol, após ótima troca de passes de Hernan e Serginho. Não consegui identificar o autor do gol devido à precariedade das imagens. Logo em seguida, conseguimos empatar em um chute frontal meu. A AABB Montes Claros passou à frente no placar após belo chute de Bispo, pela direita, com a bola batendo na trave antes de entrar no gol. Ainda no primeiro tempo, em bela jogada, Tiãozinho acertou um potente chute rasteiro no canto esquerdo do goleiro Albano para decretar o empate: 2 x 2. Assim terminou a primeira etapa.
O segundo tempo foi bem mais nervoso, com boas chances desperdiçadas pelo time da casa e atuação brilhante de Zé Américo. O nosso time jogava com uma garra incrível e suportava a pressão adversária até que, faltando pouco para o final, Zé Américo fez grande defesa, e como sempre, repôs rapidamente a bola em jogo, em um lançamento perfeito para mim no meio da quadra. Com sorte no domínio e na "caneta", livrei-me de Denarte, avancei e só coloquei de chapa com o pé direito a bola no canto esquerdo baixo do goleiro Albano, colocando a AABB Espinosa à frente no placar e com a mão na taça de Campeão. A emoção foi tamanha que o câmera não identificado imediatamente parou de filmar para comemorar o gol. Por conta disso, a nossa comemoração do gol em quadra infelizmente não foi registrada, assim como a desclassificação minha e do adversário e amigo Hernan após desentendimento em jogada posterior. Os minutos finais foram emocionantes, com o nosso time levando um baita sufoco, com atuação decisiva e entrega total de todos na manutenção do resultado positivo. Até que a explosão de alegria, nossa e da entusiasmada torcida, ocorreu após o apito final do árbitro. Um feito extraordinário: AABB Espinosa Campeã Regional da FENABB!


Há muito tempo buscava imagens minhas jogando futebol e só agora as encontrei, exatamente de um capítulo especial da minha vida, em uma conquista significativa alcançada na companhia de pessoas maravilhosas com quem tive a bênção de conviver e que se tornaram mais que colegas de trabalho e amigos. A Zé Américo, Tiãozinho, João Carlos, Tonhão, Francelino e Mangabinha o meu carinho, respeito e amizade eternas. O mesmo respeito, afeto e carinho vale para os adversários daquela batalha: Albano, Bispo, Serginho, Juninho, Denarte e Hernan. Vale sempre relembrar: assim como na vida, no esporte somos apenas adversários, jamais inimigos!
Um grande abraço espinosense.

Estou disponibilizando para vocês duas versões do vídeo, uma completa, como um documento histórico e outra resumida, com o essencial da nossa jornada.