Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

3111 - Vá com Deus, Rei Pelé! Obrigado por tudo!

Eu sempre disse aos amigos que gostaria de ainda estar vivo e lúcido para ver a viagem final de Pelé, o Rei do Futebol, e testemunhar a gigantesca tristeza e repercussão mundial diante do fim do Atleta do Século. Seria uma expectativa aceitável, já que ele é 22 anos mais velho que eu. E, infelizmente, como não há escapatória para todos nós humanos, o dia da partida chegou, para tristeza geral de seus familiares, amigos e uma multidão de aficionados por futebol no mundo todo. O Rei está morto! 





Pelé, ou o senhor Edson Arantes do Nascimento, não é um deus, mas apenas um cidadão comum como nós na vida fora dos campos, sujeito ao cometimento de erros e tropeços. Ele não era infalível e tomou atitudes com as quais eu nunca irei concordar. Por exemplos, a demora no reconhecimento da filha Sandra Regina e a sua omissão vergonhosa com os atos criminosos e violentos da maldita ditadura militar brasileira. Mas como todos, temos que ser responsabilizados por nossos erros e louvados pelos nossos acertos. Isto tem nome: Justiça! E se ela não ocorrer aqui no mundo terreno, certamente será realizada no tribunal divino no dia do Juízo Final.  





Pelé foi, é e será inigualável! Ninguém irá em tempo algum superar a sua genialidade com a bola. Podem aparecer outros atletas que o superem em tudo, jogos realizados, gols marcados, títulos conquistados, mas jamais o superarão na arte magnífica de jogar bola. Apesar de nunca ter assistido ao vivo uma atuação de Pelé em campo, tive a possibilidade de assistir a várias das suas jogadas em vídeos e é impressionante a sua força, velocidade e habilidade na tarefa de jogar futebol. Um gênio, o maior de todos! Não à toa, eu, na minha insignificância de mediano jogador de futebol amador ter sempre a pretensão de atuar com a camisa 10 que ele consagrou. É apenas uma maneira de homenagear o maior craque da história, assim também como meus outros ídolos no esporte, como Maradona, Zico, Platini e Messi. 

Pelé e Coutinho, dupla infernal no Santos

Garrincha e Pelé, dupla endiabrada na Seleção Brasileira

Maradona e Pelé, os melhores da história do futebol?


Não há necessidade de muitas palavras para elogiar o Rei, todo mundo que tem o mínimo conhecimento de futebol já sabe de toda sua trajetória maravilhosa e vitoriosa. O Rei permanecerá vivo, eternamente! Que descanse em paz!
Um grande abraço espinosense.


3110 - "22 de Julho", o triste dia do massacre da intolerância em Oslo

Vamos fazer um rápido exercício mental? Use integralmente sua poderosa mente e imagine como seria o mundo se todos os habitantes do esférico, lindo, maravilhoso e azul planeta Terra nunca deixassem seu local de nascimento para quaisquer atividades em outras paragens, vivendo eternamente ali na sua terra natal. Impossível, não é mesmo? Somos milhões de terráqueos que saem de seu torrão natal, livremente, à procura de evolução educacional e econômica, ou forçadamente, vítimas de guerras ou perseguições políticas e religiosas. Como seria muito mais pobre e rudimentar o mundo sem a troca de conhecimentos e a miscigenação dos povos, não é?
Era para existirem no Universo apenas seres iluminados, conscientes e praticantes dos ensinamentos de Paz e de Amor de Jesus Cristo, mas a realidade é bem mais dura, triste, violenta e tenebrosa. Temos entre nós, muitas vezes bem sorrateiramente escondidos sob um manto de puerilidade, pudicícia e retidão, pessoas as mais bárbaras, truculentas e velhacas. Nesses tempos sombrios, muitas dessas figuras deixaram os subterrâneos e emergiram das trevas do mal. Os absurdos casos de violência política, os assustadores números de feminícídios e a fúria cruel do desejo de alguns desequilibrados de fomentar no país uma guerra civil, estão nas manchetes dos jornais, canais da Internet e das TVs. A mais recente sandice desses facínoras foi um atentado terrorista, com a ideia de radicais extremistas de explodir um caminhão-tanque carregado de querosene em Brasília, próximo ao aeroporto da cidade, com consequências inimagináveis.
Para que todas as pessoas minimamente sensatas possam parar e refletir profundamente sobre o perigo e as terríveis consequências desta radicalidade insana que explodiu no nosso Brasil nos últimos anos, indico um filme baseado em fatos reais disponível na Netflix, "22 de Julho". O filme dirigido por Paul Greengrass nos mostra os covardes, brutais e sangrentos atentados políticos protagonizados por um jovem extremista na cidade de Oslo, na Noruega, no dia 22 de julho de 2011. O assassino frio e calculista, revoltado com a presença de imigrantes no seu país e na Europa, explodiu um carro-bomba na frente da sede administrativa do governo, matando oito pessoas, e logo após baleou e assassinou mais 69 pessoas na Ilha de Utoya, a maioria adolescentes, em um acampamento de verão da turma da Juventude Trabalhista local. À dor dos pais pela morte dos filhos, juntou-se o sofrimento dos mais de 200 sobreviventes feridos, bem como de toda a comunidade local. 



É muitíssimo importante que se assista ao filme com completa empatia, bem como com a inadiável reflexão de como pode ser trágica, letal, horripilante e sanguinária esta inaceitável intolerância com os nossos irmãos de outros territórios que não o nosso. É só olhar para nós mesmos para percebermos que, muitos de nós tivemos que deixar nossas cidades natais para construirmos os futuros nossos e de nossos filhos em um lugar diferente. Olhe ao seu redor e repare quanta gente veio de outras localidades para desenvolver e fazer evoluir nossa cidade. O mundo é de todos e devemos acolher e sermos recebidos carinhosa e respeitosamente em qualquer lugar. 
Para que tenhamos um pouquinho de noção desta história absurda ocorrida na Noruega, basta se colocar como pai e mãe de uma só das 77 pessoas inocentes assassinadas friamente. Nunca é tarde para acordar e compreender que esse radicalismo exacerbado só traz ódio, violência e morte. Os radicais extremistas, fanáticos religiosos ou políticos de quaisquer ideologias, devem ser identificados e apartados da sociedade o quanto antes, para que não vejamos nunca mais esses massacres mortais e sangrentos que tanta dor trazem.

O radical extremista assassino foi condenado a apenas 21 anos de prisão

O sentimento que nos vem imediatamente à mente ao assistir a cenas tão covardes, violentas e perturbadoras como estas mostradas no filme, e ressalte-se, cenas lamentavelmente reais, não ficcionais, é o de raiva, de indignação, de revolta, de vingança, de pegar este sujeito cruel e sanguinário com as próprias mãos e agredi-lo violenta e impiedosamente para estraçalhá-lo até a morte. Seria a reação normal de um puma, de um urso, de uma onça, de um pitbull, de um animal selvagem acuado, vendo seu filhote ser atacado e morto. Mas nós, seres pensantes e divinamente presenteados com um cérebro dotado da condição de exercitar a razão, temos que nos conter, respirar profundamente, refletir serenamente e agir de forma totalmente contrária a este homicida impassível, seguindo o que manda a nossa consciência humana e a Lei vigente. Não podemos, de maneira alguma, nos igualar a gente tão má, pois assim nos tornaremos assassinos covardes também, o que não é digno nem cristão. Como filhos de Deus, temos que seguir seus ensinamentos e tratar os demais seres, mesmo que assassinos cruéis, não com ódio, intolerância e violência, mas com Paz, Amor e Solidariedade.             
Um grande abraço espinosense. 



3109 - Mais perdas em Espinosa: Dona Nazinha e Dona Júlia

Obviamente que não gostaria de vir aqui trazer tantas más notícias, ainda mais neste período de Natal e Réveillon, quando as famílias se reúnem em confraternização, mas a verdade jamais pode ser escamoteada e os fatos devem ser sempre escancarados a todos, mesmo que angustiantes. 
Infelizmente, e com um pequeno atraso, trago mais notícias tristes vindas de Espinosa, seguindo neste período doloroso de perdas importantes para a nossa comunidade espinosense. 
Nos últimos dias, nossa comunidade chorou os falecimentos de duas senhoras queridas, dignas e respeitáveis: Dona Noeme Duarte Balieiro (Nazinha) e Dona Júlia.
Aos familiares e amigos de Dona Nazinha e Dona Júlia, expresso aqui as minhas condolências e a minha oração a Deus para que lhes console neste terrível instante da vida e lhes conceda a suficiente paz, fé, força e resignação para acatar serenamente os desígnios divinos.
Que essas mulheres de fibra e trajetórias exemplares descansem na mais completa paz após cumprida a missão aqui na Terra.
Um grande abraço espinosense. 


Dona Nazinha

Dona Júlia