Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 27 de agosto de 2019

2245 - Quentin Tarantino: um drible seco nos admiradores

O excelente, badalado e premiado cineasta, roteirista, produtor e ator norte-americano Quentin Jerome Tarantino, nascido aos 27 de março de 1963 em Knoxville, Tennessee, tornou-se célebre pelas suas produções recheadas de diálogos empolgantes e de cenas carregadas de violência e humor. 
No seu nono longa-metragem, "Once Upon a Time in Hollywood" ou "Era Uma Vez em Hollywood", o cineasta aposta em uma produção de longos 161 minutos de duração. Nele, Tarantino mostra todo seu amor ao cinema, com uma amostra cultural dos agitados anos 50 e 60 e uma desconstrução singular do glamour criado pela mídia ao longo do tempo em relação aos ídolos das telas grandes. Com maestria, ele desnuda a vida de atores e dublê, escancarando suas paranoias, seus temores, suas inseguranças e suas vidas comuns de trabalhadores da indústria milionária do cinema, o que na realidade apenas são. É o ator que se desespera com a dificuldade de decorar textos, de ser aceito pelo sistema, de se tornar reconhecido. É o dublê que se comporta como um funcionário dedicado e amigável, pronto a explodir com toda a violência quando preciso. É a menina linda que se encontra encantada pela oportunidade de namorar um diretor famoso e de se tornar atriz famosa. Enfim, Tarantino explicita a vida desgastante, dura e comum dos operários da indústria cinematográfica de Hollywood, esmiuçando até o íntimo cada personagem. O que muitos jamais suspeitavam, aparece de maneira clara e didática nos cenários falsos das cidades cenográficas dos antigos faroestes que encantaram milhões de cinéfilos pelo mundo inteiro. São as entranhas da sétima arte em estado puro!


"Once Upon a Time in Hollywood" ("Era Uma Vez em Hollywood")
Direção: Quentin Tarantino
Produção: David Heyman, Quentin Tarantino e Shannon McIntosh
Roteiro: Quentin Tarantino
Narração: Kurt Russell
Gênero: Drama e Comédia
Edição: Fred Raskin
Duração: 161 minutos
Elenco:
Leonardo DiCaprio
Brad Pitt
Margot Robbie
Emile Hirsch
Margaret Qualley
Timothy Olyphant
Julia Butters
Austin Butler
Dakota Fanning
Bruce Dern
Mike Moh
Luke Perry
Damian Lewis
Al Pacino

O que mais pode surpreender o espectador sedento por tiroteios, violência e sangue, característica de Tarantino nos seus filmes anteriores, é a conclusão da história, assim não completamente fiel aos conturbados fatos ocorridos nos anos 60. Tarantino aplica um drible seco em seus admiradores e nos vaticinadores, guiado pelas atuações convincentes dos astros ‎Leonardo DiCaprio e ‎Brad Pitt‎. Mas para descobrir a interessante e conveniente versão do diretor, não há outra solução. É sair de casa, pagar o ingresso, sentar-se na poltrona do cinema por quase três horas e se deleitar sem pressa com a imaginação fértil de um grande contador de histórias, não tão verídicas.
Um grande abraço espinosense.