Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

3397 - Morreu Sêo Zé Leiteiro

Gostaria imensamente de trazer sempre para vocês aqui somente boas notícias, mas infelizmente sou obrigado a vir noticiar o falecimento de alguns conterrâneos. É a vida! Após um período de tranquilidade, sem notícias de perdas humanas na nossa Espinosa, eis que agora os falecimentos estão ocorrendo em série, para nossa tristeza. Depois de Dona Nena, Vilmar e Dona Isaura, tomei conhecimento de mais uma perda importante para a nossa comunidade espinosense. 
Faleceu o senhor José Braga, cidadão ilustre e respeitado, bastante conhecido no município pelo apelido de Zé Leiteiro. Ele nos deixou ontem, dia 18 de fevereiro de 2024, aos 88 anos de idade. O velório está acontecendo nas dependências da Funerária Dejan e o sepultamento irá se realizar às 17 horas de hoje no Cemitério Horto da Paz, o novo. 
Aos familiares de Sêo Zé Leiteiro, registro aqui os meus sinceros pêsames pela grande perda e rogo a Deus para que lhes conforte nesta hora tão triste e dolorosa. Que o Senhor Todo-Poderoso dê a todos a bastante força, resignação e fé para atravessarem serenos e conformados este momento difícil.
Que Sêo Zé descanse em paz no Reino dos Céus!
Um grande abraço espinosense.




3396 - O Sequestro do Voo 375, uma inacreditável história real brasileira

Como sempre afirmo sem medo de errar, em qualquer tempo e lugar sempre haverá um imbecil pronto para dizer e cometer imbecilidades. Nos últimos anos então, essa máxima consolidou-se perfeitamente, com incontáveis falas e atitudes estúpidas de um bocado de gente escrota, fanática e sem noção espalhada pelo país inteiro. Mas o caso de um grande estulto que vou comentar agora virou filme e chegou aos cinemas e à plataforma de streaming Star+. A coprodução cinematográfica da Star Original Productions, do grupo Disney, dirigida pelo cineasta Marcus Baldini, reproduz a inacreditável história real do maranhense tratorista desempregado Raimundo Nonato Alves da Conceição, de 28 anos, que teve a "brilhante" ideia de sequestrar em pleno voo um Boeing da VASP lotado, com 105 passageiros a bordo, com a intenção de provocar sua colisão contra o prédio do Palácio do Planalto em Brasília na tentativa de matar o então presidente da República José Sarney, por promessas de emprego não cumpridas.
A louca aventura do desmiolado sujeito começou em Belo Horizonte, no Aeroporto de Confins, onde embarcou no voo 375 da extinta companhia aérea VASP no dia 29 de setembro de 1988. O voo havia saído na madrugada da cidade de Porto Velho, capital de Rondônia, e iria pousar no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, tendo quatro escalas previstas: em Cuiabá (MS), Brasília DF), Goiânia (GO) e Belo Horizonte (MG). Vinte minutos após embarcar em BH, o desequilibrado e inconsequente cidadão sacou um revólver 32, ameaçou de morte os passageiros e tripulantes e forçou sua entrada na cabine dos pilotos, fazendo vários disparos contra a porta. Lá dentro, estupefatos e assustados, o piloto Fernando Murilo de Lima e Silva e o copiloto Salvador Evangelista não tiveram como impedir a entrada do sequestrador. Depois de conseguir avisar ao pessoal em terra, do sequestro, o piloto tentou acalmar e persuadir o louco a desistir da sua ideia estapafúrdia, mas este, alterado, disparou um tiro na cabeça do copiloto Salvador, matando-o instantaneamente. Em seguida, foram intensos os momentos de terror e angústia vividos por piloto, tripulantes e passageiros, até o desfecho desta medonha situação.
Este triste episódio serviu para que medidas eficazes fossem tomadas para impedir o embarque em aeronaves de pessoas armadas, atualmente com o uso de detectores de metais. O  Comandante Fernando Murilo de Lima e Silva foi condecorado com a Ordem do Mérito Aeronáutico, mas dizia nunca ter recebido um agradecimento qualquer do presidente Sarney, lamentavelmente. Ele faleceu na cidade de Armação dos Búzios (RJ) aos 76 anos de idade, no dia 26 de agosto de 2020.



Toda essa incrível história pode ser acompanhada no filme "O Sequestro do Voo 375", disponível no Star+. A trama do longa metragem traz Danilo Grangheia interpretando o piloto Fernando Murilo de Lima e Silva, César Mello interpretando o copiloto Salvador Evangelista e Jorge Paz fazendo o papel de Raimundo Nonato Alves da Conceição, além dos demais atores do elenco:
Roberta Gualda, como Luzia
Juliana Alves, como Cláudia
Diego Montez, como Rafael
Arianne Botelho, como Silvia
Wagner Santisteban, como Valente
Adriano Garib, como Brigadeiro Bastos
Gabriel Godoy, como Delegado Rodrigues
Johnnas Oliva, como Capitão Andrade
Claudio Jaborandy, como Sobral Quintanilha
Teca Pereira, como Jussara Alves

Comandante Fernando Murilo de Lima e Silva


Este fato real e quase inacreditável ocorreu nos tempos posteriores à retomada da Democracia no Brasil, após 21 anos da maldita ditadura militar no país, com a eleição indireta e posterior falecimento do presidente Tancredo Neves e a posse do vice José Sarney. O rapaz desempregado tinha sim razões para se indignar com a então inflação galopante, o desemprego em alta e as enormes dificuldades econômicas dos seus familiares, mas nada se resolve na ignorância, na violência e nas ações extremistas e criminosas contra outrem. O dito cujo, até então um jovem trabalhador honesto, na sua impensada atitude radical, tornou-se um bandido, um criminoso, um assassino frio que colocou em risco a vida de uma centena de pessoas inocentes. Acabou como muitos bandidos, preso e logo depois morto, confirmando a realidade irrefutável de que, quem comete seus crimes, um dia arcará com as consequências.
Um grande abraço espinosense. 

Centenário de Espinosa - Postagem 84

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

Nossa caminhada centenária sempre esteve ligada a inclemente seca que ano após ano castiga nosso chão, causando perdas de lavouras e mortes de rebanhos bovinos, colocando à prova a fé, a esperança e a resiliência dos nossos irmãos sertanejos. O interessante é que mesmo castigada impiedosamente pela seca rotineira, a nossa Espinosa foi abençoada por Deus com a existência de vários cursos d´água em seu território, o que ameniza bastante os efeitos maléficos da pesada estiagem. Não raro, em épocas em que os Céus despejam boa quantidade de chuva sobre nós, os nossos rios se transformam em gigantes corredeiras, deixando os seus leitos e invadindo terrenos próximos, inclusive ruas, avenidas e praças, mostrando a força da Natureza e causando sérios problemas para a população. A mais gigantesca destas demonstrações de vigor do Universo deu-se em março de 1968, quando após chuvas contínuas e abundantes, os rios Bom Sucesso e São Domingos tiveram grandes cheias, transbordando em vários pontos do seu caminho até a Barragem do Estreito, deixando um rastro de destruição na pequena cidade. A força da enchente foi tão poderosa que tombou carros e caminhões, derrubou casas, arrastou vagões ferroviários carregados de cimento e deixou para trás um desolador cenário de devastação por toda a cidade. A força da água foi tão poderosa que invadiu o prédio do Cine Coronel Tolentino deixando uma marca bastante alta nas suas paredes internas, bem como destruiu completamente a Igrejinha de Santa Terezinha instalada no centro da Praça Antonino Neves, na antiga Beira da Lagoa.  








 
De quando em vez somos surpreendidos com grandes enchentes na cidade, situação positiva para o nosso município tão castigado pelas longas e prejudiciais estiagens, não fossem os estragos causados nas lavouras, na inundação de logradouros e nas invasões de residências pela água, avariando ou destruindo móveis dos moradores. Infelizmente em Espinosa, locais mais baixos como vazantes e várzeas foram tomados por construções de moradias e empreendimentos comerciais, sem a devida infraestrutura de escoamento da água. Quando chove um pouco mais e ocorrem as cheias, esses locais são naturalmente inundados pela água da chuva e dos rios, causando inúmeros transtornos. Mas jamais devemos protestar ou nos queixar das abençoadas águas que descem dos Céus, porque delas vêm a nossa sagrada sobrevivência neste planeta lindo, azul e esférico. Não há, portanto, razão para haver reclamação contra os efeitos espontâneos da Mãe Natureza. Quem não quiser de maneira alguma ser atingido pela enxurrada das chuvas na porta da sua casa na sua rua, inclusive os atleticanos, que compre um lote e construa sua residência no alto do Morro do Cruzeiro. Brincadeira, sem maldade, viu, haters?
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense. 

Centenário de Espinosa - Postagem 83

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

Para quem está em casa, guardado por Deus, contando seus metais, amando o passado sem perceber que o novo sempre vem, um conselho: acorde e evolua! Quem vive de passado é museu! As boas lembranças sim devem ser rememoradas com saudade e contentamento, mas a vida presente é que deve ser focada e aproveitada inteiramente, pois o futuro é mais do que incerto. Os versos inspirados do grande cantor e compositor Belchior vêm nos abrir os olhos e mostrar que não adianta lutar contra a evolução, pois fatalmente seremos engolidos por ela, sem dó nem piedade. E na maioria absoluta dos avanços sociais e tecnológicos, os ganhos humanos são incontáveis. E extremamente benéficos.
Uma prova de que a mudança é irreversível e tem sim que acontecer, e para melhor, foi a transferência da sede do Fórum para uma nova instalação no Condomínio Jardins do Lago.
















As instalações do Fórum Doutor José Cangussu na Avenida de mesmo nome, quando construídas ainda na pequena Espinosa, eram amplas e modernas, atendendo perfeitamente às necessidades da época. Mas o tempo passou, a cidade cresceu e as exigências se intensificaram, deixando o velho e bonito prédio ultrapassado e inadequado para atender célere e confortavelmente à comunidade. Tornou-se então imprescindível a construção de um novo prédio para acolher o Fórum. Em terreno doado pelo médico e empresário Heron de Freitas em condomínio de sua propriedade, foi ali edificado um novo, amplo, moderno e belo prédio, com todas as condições para que os servidores públicos possam exercer com tranquilidade e presteza suas funções e que a população seja atendida com cuidado e conforto.   
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense.