Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

2828 - Talento puro

Dia desses, recebi uma ótima dica de meu amigo Rogério Castro no campo da música, com o envio por ele de um vídeo de uma apresentação sensacional de um músico extraordinário, mesmo sem contar com a visão, perdida no primeiro ano de vida. 
Nascido em Toronto em 25 de março de 1966, o exímio guitarrista canadense Norman Jeffrey "Jeff" Healey destacou-se na carreira tocando, sobretudo Blues Rock, de maneira incomum com sua guitarra. Ele tocava sua guitarra posicionada sobre as pernas, como se fosse um piano, encantando espectadores e colegas músicos, levando-o a se apresentar ao lado de ícones da música como George Harrison, B.B. King,  Mark Knopfler, Albert Collins e Stevie Ray Vaughan. Em 1985, ao lado dos amigos músicos Joe Rockman (baixista) e Tom Stephen (baterista) formou a The Jeff Healey Band. Antes disso, havia tocado Jazz, Blues e Rock em diversas outras bandas. O álbum de estreia do grupo, "See the Light", foi indicado ao Grammy Awards em 1988 na categoria "Instrumental" e ultrapassou a marca de um milhão de unidades vendidas nos EUA. Depois vieram os álbuns de estúdio "Hell to Pay" (1990), "Feel This" (1992), "Cover to Cover" (1995), "Get Me Some" (2000) e o derradeiro "Mess of Blues" (2008), lançado após sua morte aos 41 anos na cidade natal de Toronto em 2 de março de 2008, vítima de um câncer raro no pulmão.
No disco "Hell to Pay", a banda gravou uma versão incrível da canção dos Beatles, "While My Guitar Gently Weeps"
Deixo aqui o agradecimento ao amigo Ró pela ótima dica musical. Conhecer coisa boa é sempre gratificante e enriquecedor.
Um grande abraço espinosense.