Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

3271 - Reta final na Copa do Mundo Feminina

Espanha, Suécia, Austrália e Inglaterra são as melhores seleções femininas do planeta, as quatro classificadas para as semifinais da Copa do Mundo da Austrália e da Nova Zelândia. Uma das anfitriãs ficou pelo caminho, com a Nova Zelândia sendo eliminada ainda na fase de grupos. A outra anfitriã, a Austrália, ao contrário, surpreendeu positivamente e em uma partida emocionante, eliminou a França nas quartas de final nas cobranças de pênaltis, onde brilhou a goleira Mackenzie Elizabeth Arnold. Com os Estados Unidos e o Brasil fora da disputa, sobraram apenas as fortes equipes da Europa e mais a representante da Oceania.
As partidas decisivas das semifinais serão disputadas no Estádio Eden Park, na terça-feira, dia 15 de agosto, às cinco horas, e no Estádio Olímpico de Sidney, na quarta-feira, dia 16 de agosto, às 7 horas. Espanha e Suécia no primeiro jogo e Austrália e Inglaterra na segunda partida, promessas de bons jogos e muita emoção.
A Espanha chegou às semifinais depois de eliminar a Holanda por 2 x 1, com o gol da vitória sendo marcado na prorrogação. A Suécia bateu o Japão pelo placar de 2 x 1 e avançou. A Austrália despachou a favorita França com uma emocionante vitória na cobrança de penalidades (7 x 6), depois de empate sem gols. E a Inglaterra acabou com as pretensões da Colômbia com uma vitória por 2 x 1, de virada. 



A única certeza na Copa do Mundo Feminina de 2023 é a de que teremos uma seleção campeã pela primeira vez, já que na história do torneio, apenas Estados Unidos (1991, 1999, 2015 e 2019), Alemanha (2003 e 2007), Noruega (1995) e Japão (2011) foram as seleções campeãs.
Há que se louvar o quanto melhorou o futebol feminino em todo o mundo, com o surgimento de excelentes jogadoras após um maior incentivo financeiro na modalidade. Que esse desenvolvimento continue e que cada vez mais as mulheres conquistem espaço, respeito, melhores condições de trabalho e uma remuneração muito mais digna e justa.
Um grande abraço espinosense.