Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 18 de fevereiro de 2024

3395 - Faleceu Dona Isaura

Infelizmente, mais uma triste notícia vinda de Espinosa. Nem bem deixei registrado aqui as perdas de Dona Nena e Vilmar e mais uma ilustre personalidade espinosense faz a sua passagem para outra dimensão, deixando inconsolada a sua família e entristecido o nosso povo.
No dia de hoje, subiu aos Céus para o encontro com o Criador, a senhora Isaura Alves da Silva, esposa de Sêo Zezinho Fagundes, matriarca de família numerosa, íntegra e trabalhadora da nossa comunidade, deixando um exemplo de grande positividade para todos nós, espinosenses.
Aos seus filhos e demais familiares registro aqui os meus sinceros sentimentos de pesar por tão grande perda. Que o bom Deus lhes conceda a substancial fé, resignação e força para suplantar situação tão difícil e desalentadora da perda de um ente tão querido.
Que Dona Isaura, terminada a sua missão terrena com louvor, esteja em paz no Reino dos Céus!
Um grande abraço espinosense.  



Centenário de Espinosa - Postagem 82

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

Um dos melhores e mais importantes times de adolescentes da história do futebol espinosense certamente terá sido o Milan, equipe que destacou-se na cidade nos anos 70 sob a direção de José Humberto Ribeiro da Cruz, o Zé de Nuca. Seu elenco era composto basicamente pelos craques moradores da "praça", com alguns poucos integrantes de outras ruas da cidade. O time tinha em suas fileiras grandes jogadores como Ernanni, Zé Alberto, Marquinhos, Zezinho de Clérides e o goleirão Véio, entre outros.

Milan - Nivaldo, Monquém, Gracialino (Véio), Zé Humberto, Mílton Barbosa, Jânio Cruz, Zé Alberto, Ernani e Dercy; Mangabinha, Zezinho de Clérides, Tone Lacrau, Marquinhos, Zé Carlos de Bica e Silvinho.

Abaixo da imagem você pode conferir os nomes dos atletas do famoso Milan, que fez história na categoria juvenil do futebol espinosense.
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense. 

Centenário de Espinosa - Postagem 81

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

Para se conhecer profundamente a história de uma cidade, uma boa maneira é descobrir as biografias dos homens e mulheres homenageados nos nomes dos logradouros locais. Ao longo desses 100 anos de caminhada em direção ao futuro, Espinosa contou com o trabalho árduo e dedicado de pessoas sérias, íntegras e comprometidas com o bem-estar da comunidade, o que lhes rendeu um nome gravado em uma rua, praça, avenida ou instituição pública. Alguns desses se dedicaram colocando seus nomes em votação para atuarem como vereadores, ativos partícipes das Câmaras Municipais, trabalhando para propor, discutir e aprovar leis benéficas à população geral, como também fazer, sem omissão, a necessária fiscalização da atuação do administrador municipal.
Certamente que nem sempre teremos entre os vereadores eleitos aqueles mais capacitados ou mais comprometidos com o desenvolvimento da cidade. Faz parte! A escolha popular é sagrada e livre, portanto deve ser respeitada. Para quem gosta de criticar radicalmente o trabalho dos prefeitos e vereadores, uma boa solução é colocar seu nome à disposição do povo para ser aprovado nas urnas e a partir daí dar a sua contribuição ao município colocando em prática suas convicções e ideias. "Ser pedra é muito fácil, difícil é ser vidraça", diz a sabedoria popular.   





Nas nossas ruas, avenidas e praças, podemos ver homenageados alguns desses grandes homens, o que é bastante justo. Mas tempos atrás, pesquisando mais detalhadamente, percebi que alguns dos nossos ilustres representantes do passado ainda não tiveram sua atuação reconhecida, esquecidos sem uma homenagem pública. Vejamos. Dr. José Esteves da Silva, Horácio da Silva Neves, Gerson Oliva, Francisco Lopes da Silva, Antônio Antunes Júnior, José Cangussu, Ursulino Salles, Joaquim Antunes de Freitas, estas ilustres figuras foram reconhecidas com toda razão e dão nome a alguns de nossos principais logradouros. Outros ainda não foram agraciados com tamanha gratulação, o que também ocorre com outros dignos cidadãos comuns. Espero que com o crescimento da cidade, novas ruas, praças e instituições públicas sejam nomeadas em agradecimento a estes concidadãos que deram sua importante contribuição à nossa história.
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense.