Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 28 de agosto de 2021

2770 - Sorteio na Champions League, Jorginho premiado, CR7 no United, Messi no PSG, Mbappé no Real

Na última quinta-feira, em Istambul na Turquia, a UEFA realizou o sorteio dos grupos da Champions League, temporada 2021/2022. A mais importante competição de clubes do mundo começará para valer nos dias 14 e 15 de setembro, com a primeira rodada da fase de grupos, em meio a uma grande polêmica envolvendo as chamadas "Datas FIFA", com resistência de alguns clubes ingleses para a liberação de seus jogadores. A tabela prevê as rodadas finais desta fase sendo disputadas nas datas de 7 e 8 de dezembro. Até lá teremos a oportunidade de assistir a grandes e emocionantes embates, entre eles o do Manchester City (Inglaterra) contra o Paris Saint-Germain (França) e o do Bayern de Munique (Alemanha) contra o Barcelona (Espanha), este já sem Lionel Messi vestindo sua gloriosa camisa. 
A grande final está marcada para acontecer no Estádio de São Petersburgo, na Rússia, no dia 28 de maio de 2022. Até lá veremos grandes jogos, com muita técnica e talento, além de muita emoção.



Confira como ficaram as chaves da fase de grupos da Champions League, com os 32 times classificados sorteados em oito grupos de quatro equipes:

Grupo A
Manchester City (Inglaterra)
Paris Saint-Germain (França)
RB Leipzig (Alemanha)
Brugge (Bélgica)

Grupo B
Atlético de Madrid (Espanha)
Liverpool (Inglaterra)
Porto (Portugal)
Milan (Itália)

Grupo C
Sporting (Portugal)
Borussia Dortmund (Alemanha)
Ajax (Holanda)
Besiktas (Turquia)

Grupo D
Inter de Milão (Itália)
Real Madrid (Espanha)
Shakhtar Donetsk (Ucrânia)
Sheriff (Moldávia)

Grupo E
Bayern de Munique (Alemanha)
Barcelona (Espanha)
Benfica (Portugal)
Dínamo de Kiev (Ucrânia)

Grupo F
Villarreal (Espanha)
Manchester United (Inglaterra)
Atalanta (Itália)
Young Boys (Suíça)

Grupo G
Lille (França)
Sevilla (Espanha)
RB Salzburg (Áustria)
Wolfsburg (Alemanha)

Grupo H
Chelsea (Inglaterra)
Juventus (Itália)
Zenit (Rússia)
Malmo (Suécia) 

Na mesma cerimônia de sorteio dos grupos da Champions League, a UEFA premiou os jogadores e técnicos que se destacaram na temporada passada. O técnico alemão Thomas Tuchel, vencedor da Champions com o Chelsea, foi escolhido o melhor treinador europeu, batendo os concorrentes Pep Guardiola, do Manchester City, e Roberto Mancini, da Seleção Italiana. O atleta senegalês Edouard Mendy, do Chelsea, foi eleito o melhor goleiro, vencendo o brasileiro Ederson, do Manchester City, e o belga Thibaut Courtouis, do Real Madrid. O português Rúben Dias, do Manchester City, ganhou o prêmio de melhor zagueiro, vencendo a disputa com o alemão Antonio Rudiger e o espanhol César Azpilicueta, ambos do Chelsea. O volante francês N´Golo Kanté, do Chelsea, foi eleito o melhor meio-campista, à frente de Jorginho, também do Chelsea, e de Kevin De Bruyne, do Manchester City. O artilheiro da última Champions com 10 gols, o jovem norueguês Erling Haaland, de 21 anos, foi premiado como melhor atacante, superando o polonês Robert Lewandowski (Bayern) e o francês Kylian Mbappé (PSG). E o escolhido como o melhor jogador da temporada foi o brasileiro de 29 anos naturalizado italiano Jorginho, Jorge Luiz Frello Filho na certidão de nascimento, que recebeu 175 pontos e superou na votação, feita por um júri especial da UEFA, o belga Kevin De Bruyne, do Manchester City, e o francês N´Golo Kanté, seu companheiro no Chelsea.  



A Champions League e os campeonatos nacionais europeus deste ano nos levam a gigantes expectativas, já que craques consagrados estão mudando de equipe, em transações milionárias. O melhor de todos os jogadores do mundo, Lionel Messi, deixou o Barcelona e se transferiu para o agora todo-poderoso Paris Saint-Germain, indo atuar novamente ao lado de Neymar. O PSG investiu pesado e formou um timaço e nesta temporada apresenta-se com o total favoritismo de finalmente conquistar uma Champions League. Outro craque gigante, o português Cristiano Ronaldo, surpreendeu a muitos e acertou sua transferência do Juventus para o Manchester United, também em transação milionária. Retorna ao United após 12 anos, clube que o projetou mundialmente e onde ele recebeu o primeiro troféu de melhor jogador do planeta, ainda com 18 anos. Outra transferência bombástica e milionária é a do jovem craque Kylian Mbappé que está deixando o PSG para defender a vitoriosa camisa branca do Real Madrid. Além desses cracaços de bola, outras transferências também impactaram o mercado do futebol europeu. Raphael Varane deixou o Real Madrid e assinou contrato com o Manchester United; 
Gonzalo Montiel foi do River Plate ao Sevilla; o artilheiro Romelu Lukaku saiu da Internazionale para o Chelsea; a revelação Jack Grealish foi vendido pelo Aston Villa para o Manchester City e o jovem e talentoso goleiro Gianluigi Donnarumma, ex-Milan, irá defender o gol do Paris Saint-Germain.
Tudo indica que teremos uma Champions de excelente qualidade nesta temporada, com muita emoção e, o melhor de tudo, partidas com o melhor futebol apresentado no mundo atualmente. Talvez veremos finalmente o Paris Saint-Germain realizando o sonho de levantar pela primeira vez a cobiçada orelhuda, agora sob a batuta do sempre genial Lionel Messi. Vamos aguardar os acontecimentos e apreciar o futebol de primeira linha da Champions League.
Um grande abraço espinosense.