Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 12 de outubro de 2023

3316 - Que Nossa Senhora Aparecida nos proteja!

Em um certo dia de outubro do ano de 1717, três pescadores estavam tentando pegar peixes no Rio Paraíba do Sul, localizado em São Paulo. Eram eles o Domingos Garcia, o Filipe Pedroso e o João Alves. Como a pesca não estava sendo bem sucedida, eles se reuniram em oração pedindo ajuda divina à Nossa Senhora para que os peixes aparecessem. Oração terminada, continuaram a jogar a rede. Mas novamente nada de peixe, mas em uma nova tentativa apareceu algo inesperado, uma imagem da Virgem Maria Mãe de Deus, só que sem a cabeça. Surpresos com a situação, continuaram a jogar a rede até que conseguiram resgatar a cabeça da imagem, que se encaixou perfeitamente ao corpo. A partir deste momento, de forma surpreendente, a pesca passou a ser bastante proveitosa, com peixes e mais peixes sendo apanhados, enchendo o barco. Os pescadores ficaram então emocionados e um tanto embasbacados com aquela maravilhosa intervenção divina diante dos seus olhos incrédulos. Sabendo do extraordinário fato, a população local passou a ver aquilo como um milagre dos céus. Na casa do humilde pescador Filipe Pedroso, um daqueles que a encontraram, a imagem de Nossa Senhora foi colocada em um altar simples que sempre recebia visitas de fiéis próximos para orações. Isso se prolongou por cerca de 15 anos. Depois a imagem perambulou por várias outras casas até que foi instalada em uma capela de madeira construída em 1745 no lugar da descoberta. Mais tarde, finalmente foi instalada na atual cidade de Aparecida, que atrai visitantes de todo o país com enorme devoção popular, na antiga Catedral (terminada em 1888) e na nova e gigante Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (inaugurada em 1980). 




No dia 12 de outubro, hoje, é o dia em que milhões de fiéis católicos comemoram com alegria e fervor a fé em Nossa Senhora Aparecida, com milhares de romeiros visitando as igrejas da cidade paulista de Aparecida, fazendo orações, pedindo bênçãos e agradecendo à santa por graças alcançadas.
Agora há pouco, no dia 7 de outubro de 2023, foi inaugurada uma nova homenagem à Nossa Senhora Aparecida. Trata-se de uma imagem gigantesca da Padroeira do Brasil, um monumento de 50 metros de altura, 12 metros maior que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro. A obra de aço idealizada pelo artista plástico Gilmar Pinna, de 65 anos, ainda não está pronta, pois receberá ainda um mapa do Brasil segurado por dois braços de Deus. A nova atração turística instalada na parte alta da cidade, fica aberta para visitação das 6h às 23h e a entrada é gratuita.




Que nossa Mãe nos proteja a todos, indistintamente, concedendo-nos a precisa clarividência e sentimentos genuínos de paz, amor, tolerância e justiça. Que assim seja!
Um grande abraço espinosense.