Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

3089 - Sobraram oito!

Na Copa do Mundo do Catar e das muitas surpresas, a briga pelo título vai se afunilando cada vez mais. Agora são apenas oito seleções que seguem adiante na competição em busca da glória. Holanda, Argentina, França, Croácia, Inglaterra, Marrocos, Portugal e o nosso Brasil mostraram sua superioridade nos confrontos das oitavas de final batendo seus adversários e terão que confirmar esse poderio agora nas quartas de finais. Serão estes os embates das quartas:

Holanda x Argentina
Croácia x Brasil
Inglaterra x França
Marrocos x Portugal

Os grandes nomes do futebol mundial continuam se destacando na Copa do Mundo FIFA 2022. Kylian Mbappé é o artilheiro isolado do torneio com cinco gols, atração maior da França. Lionel Messi chegou a mil partidas jogadas na carreira, 778 pelo Barcelona, 53 pelo PSG e 169 pela Seleção Argentina. O gênio argentino marcou 789 gols na longa carreira. Nesta Copa do Catar, ele já fez dois gols e deu duas assistências. Cristiano Ronaldo marcou um gol, tornando-se o único jogador a fazer gols em cinco Copas. Harry Kane, também balançou as redes, além de se destacar com suas assistências, já são três. Robert Lewandowski marcou dois gols, mesmo atuando isolado no ataque do fraco time da Polônia. E outros nomes de peso também deixaram sua marca no Catar, casos de Giroud, Arrascaeta, Neymar, Rafael Leão, Gavi, Bellingham, Havertz, Bruno Fernandes, Gakpo, Morata, Enner Valencia, Rashford, Vinícius Júnior e  Richarlison. 
Assim as equipes escreveram a história das oitavas de finais da Copa do Mundo FIFA 2022 no Catar:

No sábado, meio-dia, a Holanda entrou em campo e conseguiu amenizar as críticas da imprensa, fazendo sua melhor exibição nesta Copa. O lateral-direito Denzel Dumfries foi o grande destaque da Holanda, marcando um gol e dando duas assistências. Memphis Depay (camisa 10), Daley Blind (camisa 17) e Denzel Dumfries (camisa 22) marcaram para a Holanda, enquanto Haji Wright (camisa 19) descontou para os Estados Unidos. A partida foi intensa, com os atacantes de ambos os lados colocando os goleiros para trabalhar, mas a Holanda mostrou-se mais forte e eficiente e vai enfrentar a Argentina nas quartas.



No mesmo sábado, 16 horas, a Argentina entrou em campo para medir forças com a surpreendente Austrália e ratificou a sua melhor condição técnica, vencendo por 2 x 1, com atuação importante do gênio Lionel Messi, que chegou a mil partidas oficiais disputadas na sua vitoriosa carreira. E foi o craque da camisa 10 quem abriu o placar, com um belo gol, o seu terceiro nesta Copa. E com este gol de suma importância, chegou aos nove em Copas do Mundo e ultrapassou outro gênio, Diego Armando Maradona. Messi agora só está atrás do artilheiro Gabriel Batistuta, com 10 gols marcados para a Argentina nos Mundiais de 1994, 1998 e 2002. Aproveitando o vacilo do goleiro australiano, Mathew Ryan (camisa 1), o atacante argentino Julián Álvarez (camisa 9) marcou o segundo gol, aumentando o placar para 2 x 0, resultado mais do que justo, pela enorme superioridade técnica da equipe sul-americana. Mas aos 31 minutos do segundo tempo, a sorte sorriu para os australianos, com um chute desferido por Craig Goodwin (camisa 23) desviando no Enzo Fernández (camisa 24) e deixando sem ação o goleiro Damian Martínez (camisa 23). A valente Austrália assustou no finalzinho, com uma jogada espetacular de Aziz Behich (camisa 16), barrada pelo zagueiro Lisandro Martínez (camisa 25), e uma providencial defesa do arqueiro argentino em chute de Garang Kuol (camisa 21), colocando ponto final na partida com o resultado de 2 x 1. Assim como aconteceu nas Copas de 1974, 1978, 1998, 2006 e 2014, a Argentina vai bater de frente com a Holanda, que venceu duas vezes, empatou uma e perdeu outras duas, uma na disputa por pênaltis e outra na prorrogação na final de 1978. Quem vencer este confronto irá enfrentar o Brasil, claro se o time brasileiro passar pela Coreia do Sul, o que já conto como realidade.



No meio-dia de domingo, 04 de dezembro, a França mostrou toda sua potência técnica, não dando a mínima chance à Polônia. Dominou o jogo inteiro e venceu sem controvérsias por 3 x 1, primeiro gol marcado pelo artilheiro Olivier Giroud (camisa ), que com este gol tornou-se o maior goleador da história da Seleção Francesa, com 52 gols marcados, ultrapassando o atacante Thierry Henry, que tinha 51 gols. O astro Kylian Mbappé (camisa 10) mais uma vez brilhou, mostrando ao mundo todo o seu talento, marcando duas vezes. Mbappé, com esses dois gols, virou o artilheiro isolado da Copa, com cinco gols. Além disso, com apenas 24 anos, igualou Messi e ultrapassou Cristiano Ronaldo em número de gols em mundiais. Outro recorde bateu o goleiro e capitão da França, Hugo Lloris, que igualou Liliam Thuram como jogador com mais partidas pela Seleção Francesa: 142 jogos. Para a Polônia, de pênalti batido por duas vezes, marcou o gigante Robert Lewandowski (camisa 9). A França vai medir forças com a Inglaterra nas quartas, um clássico europeu. 



Às quatro horas do domingo, estiveram em campo as seleções de Inglaterra e Senegal. A partida prometia ser uma das mais equilibradas das oitavas, com possibilidade de queda de mais um gigante, no caso a Inglaterra, mas não foi bem o que se viu em campo. A Inglaterra se apresentou com incrível competência, vencendo o adversário africano com um placar folgado e sem quase nenhum susto. O craque e capitão Harry Kane novamente se destacou, construindo jogadas e finalmente balançando as redes, no seu primeiro gol nesta Copa. Phil Foden (camisa 20) também apareceu bem no jogo, com duas assistências. O English Team marcou com Jordan Henderson (camisa 8), Harry Kane (camisa 9) e, em um contra-ataque fulminante, Bukayo Saka (camisa 17). A Inglaterra irá se confrontar, nas quartas de final, com a França, promessa de um jogaço. Será a terceira vez que se enfrentarão na Copa. A primeira foi em 1966, vitória da Inglaterra por 2 x 0, e em 1982, também com vitória inglesa, por 3 x 1, sempre na fase de grupos. 



Segunda-feira também é dia de futebol na Copa. E às 12 horas (horário brasileiro) jogaram Japão e Croácia, na busca de mais uma vaga nas quartas de final. O primeiro tempo foi um tanto quanto enfadonho, modorrento, morno, sem grandes chances de gol criadas e sem acionamento dos goleiros. O Japão mostrava mais competência, apresentando-se melhor em busca da vitória. E o primeiro gol apareceu, fazendo justiça ao time japonês, com o gol do incansável atacante do raro bigode na Terra do Sol Nascente, Daizen Maeda (camisa 25). Na segunda etapa a Croácia acordou e partiu para a tentativa de empatar o jogo, melhorando sensivelmente sua performance. Após belo cruzamento na área, o atacante Ivan Perisic (camisa 4) subiu sozinho e cabeceou de forma certeira no canto esquerdo do goleiro Shuichi Gonda (camisa 12), colocando igualdade no placar. Depois de algumas boas chances de lado a lado, nada de mais gols e a partida foi para a prorrogação pela primeira vez na Copa do Catar. No tempo extra, muita tensão e medo de cometer alguma falha por parte dos jogadores em campo. Muita marcação e cansaço, sem nada de gols. Aí vieram os pênaltis, com toda a carga de emoção, e hora de o goleiro croata Dominik Livakovic (camisa 1) virar herói, com três defesas espetaculares das cobranças de Takumi Minamino (camisa 10), Kaoru Mitoma (camisa 9) e Maya Yoshida (camisa 22). Somente Takuma Asano (camisa 18) converteu para o Japão. Para a Croácia, Nikola Vlasic (camisa 13), Marcelo Brozovic (camisa 11) e Mario Pasalic (camisa 15) marcaram e Marko Livaja (camisa 14) chutou na trave. Com os 3 x 1 nos pênaltis, a Croácia classificou-se para enfrentar o Brasil nas quartas. 



Segundona, 16 horas, hora de o Brasil entrar em campo para enfrentar a Coreia do Sul com enorme favoritismo. Com o craque Neymar e o lateral-direito Danilo de volta após lesão, o Brasil dominou o jogo, como se esperava. Em ritmo de treino, o time canarinho abriu o placar logo aos 6 minutos, com Vinícius Júnior (camisa 20). Aos 12, Neymar (camisa 10), batendo pênalti, aumentou. É o seu 76º gol marcado em 123 partidas pela Seleção Brasileira, o 7º em Copas do Mundo. Mas tinha mais. Aos 28 minutos, Richarlison (camisa 9) fez o seu, o terceiro no torneio, após bela troca de passes e assistência certeira do zagueiro Thiago Silva (camisa 3). Aos 35, virou goleada, com gol da família Tolentino, gol de Lucas Paquetá (camisa 7). O Brasil ainda teve chance de aumentar, mas Neymar e Richarlison foram "fominhas" e perderam as chances. Veio o segundo tempo e o Brasil baixou a pressão, tirou o pé do acelerador e só administrou a partida em banho-maria, colocando em campo alguns reservas, inclusive o goleiro do Palmeiras, Weverton (camisa ), em belo gesto do treinador Tite. Antes disso, o goleiro titular, Álisson Becker (camisa 1), havia demonstrado toda sua capacidade, ao fazer três defesas magníficas em ataques do adversário. Só não conseguiu defender o chute certeiro, rápido e forte de Paik Seung-Ho (camisa 8), um golaço que serviu como consolo para a aguerrida e determinada Coreia. O time asiático mostrou ao mundo toda sua cultura de ética e respeito, dando um lindo exemplo de serenidade e sabedoria na derrota, reconhecendo a superioridade brasileira, jogando limpo e sem apelar para a violência e contestação. Volta para casa de cabeça erguida pela boa campanha realizada no Catar. O Brasil segue adiante, agora tendo pela frente outra seleção que não nos mete nenhum medo, equipe muito inferior à nossa e que não deve nos dar trabalho algum nas quartas de final. Devemos passar com facilidade pela Croácia e aí teremos somente dois jogos difíceis para vencer e enfim levantar a taça pela sexta vez. Só para efeito de estatística, Neymar, apesar de sua atuação pouco brilhante, marcou hoje o seu sétimo gol em Copas. Na frente dele, são estes os artilheiros do Brasil em Copas do Mundo: Ronaldo (15 gols), Pelé (12 gols), Ademir Menezes e Jairzinho (9 gols), Leônidas da Silva e Rivaldo (8 gols), Careca (7 gols), Bebeto e Rivellino (6 gols), e Garrincha, Romário e Zico (5 gols). Vale registrar ainda que o ótimo zagueiro Thiago Silva tornou-se o único capitão em três edições diferentes de Copa do Mundo. 



Terça-feira, 06 de dezembro, meio-dia, momento do confronto entre a favorita Espanha e o surpreendente Marrocos. Duelo de Golias e Davi. E, jogando com uma linda camisa azul celeste, a Espanha mostrou toda sua qualidade técnica com a profusão de passes trocados pelo seu jovem e habilidoso time, pena que sem a menor efetividade. O jogo foi muito disputado no meio de campo, sem muitas chances de perigo criadas, desaguando no empate em 0 x 0 e o consequente acionamento do tempo extra. E, de forma inesperada, o Marrocos é quem teve as melhores chances de marcar, uma delas no primeiro tempo da prorrogação, em bela defesa do goleiro espanhol Unai Simón (camisa 23) no chute de Walid Cheddira (camisa 21). A Espanha trocou cerca de quatro vezes mais passes que o Marrocos, uma posse de bola fantástica mas sem qualquer efeito prático, sem incomodar o goleiro adversário. O Marrocos, com seus jogadores visivelmente cansados, segurava-se na defesa, esperando uma chance no contra-ataque, que não apareceu. Após 120 e tantos minutos de seca de gols, a decisão veio na emocionante disputa de pênaltis. Abdelhamid Sabiri (camisa 11) marcou na primeira batida para o Marrocos. Em seguida, Pablo Sarabia (camisa 22) mandou na trave. Hakim Ziyech (camisa 7) bateu firme no meio do gol. Yassine Bounou "Bono" (camisa 1) defendeu a cobrança de Carlos Soler (camisa 19), para delírio da torcida no estádio. Badr Benoun (camisa 24) bateu para a defesa de Unai Simon. O capitão Sergio Busquets (camisa 5) bateu no canto direito de Bono, que defendeu mais uma cobrança, para desespero do treinador espanhol Luis Enrique Martínez García. Para confirmar a gigante surpresa da Copa, Achraf Hakimi (camisa 2) foi confiante para a cobrança e, de cavadinha no meio do gol, mandou a poderosa e favorita Espanha de volta para casa. O goleiro com nome de astro do Rock, "Bono", tornou-se o herói do Marrocos, fazendo história na Copa do Mundo do Catar, sob o comando do treinador Hoalid Regragui. Cuide-se, Portugal, que o Marrocos vem aí!



Na terça-feira, 06 de dezembro, às 16 horas no Brasil, Portugal e Suíça entraram em campo para a partida derradeira das oitavas de final da Copa do Catar. E Portugal, com o astro Cristiano Ronaldo (camisa 7) no banco de reservas! E a aposta do treinador Fernando Santos deu muito certo, pois o jovem atacante de 21 anos Gonçalo Ramos (camisa 26) abriu o placar com um chutaço de perna esquerda aos 16 minutos. O time português aumentou o placar aos 32 minutos, no escanteio batido por Bruno Fernandes (camisa 8) com o veterano zagueiro de 39 anos Pepe (camisa 3) subindo no 13º andar para cabecear forte, sem defesa para o goleiro Yann Sommer (camisa 1). O primeiro tempo se foi, com Portugal mandando no jogo, anulando a Suíça. O predomínio português só se consolidou na segunda etapa, com mais dois gols marcados nos primeiros 10 minutos, com mais um gol do artilheiro Gonçalo Ramos e outro de Raphael Guerreiro (camisa 5). Não demorou muito e a Suíça reagiu, diminuindo o placar com um gol de Manuel Akanji (camisa 5), após cobrança de escanteio. Mas era dia de Portugal, na sua melhor exibição no Catar, e do garoto que substituiu o astro Cristiano Ronaldo, brilharem. Após passe longo do goleiro Diogo Costa (camisa 22), o artilheiro recebeu o passe perfeito de João Félix (camisa 11) e com incrível frieza, deu um leve toque por cima do goleiro Sommer para fazer o seu terceiro gol na partida e dilatar a goleada. É o primeiro hat-trick da Copa do Mundo 2022. Mas outros três portugueses já conseguiram esta façanha, entre os 53 artilheiros do mundo inteiro anteriormente registrados na história das Copas: Eusebio (1966), Pauleta (2002) e Cristiano Ronaldo (2018). Aos 27 minutos, o estádio explodiu de alegria ao saber da entrada em campo do ídolo Cristiano Ronaldo, que recebeu a faixa de capitão do parceiro Pepe. Mas se Cristiano não deu sorte de marcar o seu, o Rafael Leão (camisa 15), que havia entrado em campo há pouco, o fez, de forma bem bonita, deixando sem ação o goleiro Sommer e decretando o resultado final da partida, incríveis 6 x 1, uma goleada inesperada, mas justa. Agora é encarar o Marrocos no próximo sábado, com muito cuidado e respeito. 



Terminadas as oitavas, esses são os artilheiros do Mundial:
Kylian Mbappé (França) - 5 gols
Lionel Messi (Argentina) - 3 gols
Richarlison (Brasil) - 3 gols
Enner Valencia (Equador) - 3 gols
Álvaro Morata (Espanha) - 3 gols
Cody Gapko (Holanda) - 3 gols
Olivier Giroud (França) - 3 gols
Marcus Rashford (Inglaterra) - 3 gols
Bukayo Saka (Inglaterra) - 3 gols
Gonçalo Ramos (Portugal) - 3 gols

Agora é que a coisa fica mais emocionante! Com somente oito equipes na disputa em jogos eliminatórios em que qualquer vacilo torna-se fatal, a Copa do Mundo promete ser ainda mais espetacular, com a realização de grandes jogos envolvendo algumas das melhores seleções do planeta, um coadjuvante e um grande intruso. Na minha visão, temos, na ordem, as mais qualificadas seleções para a conquista da taça: Brasil, França, Inglaterra, Argentina, Holanda, Portugal, a zebra Marrocos e a Croácia. Fico feliz pela classificação do Marrocos, que, como eu havia dito, foi a seleção que mais me encantou entre os coadjuvantes e zebras, com boas chances de surpreender, o que se confirmou. 
Espero que o nosso Brasil, o mais cotado, levante a taça para que possamos comemorar alegremente o tão sonhado hexacampeonato, mas se não der, gostaria muito de ver o gênio Lionel Messi vencendo e confirmando o que todos já sabemos, que ele é um ser iluminado e dono de um talento extraordinário no trato com a mágica bola. Seria um ato de justiça bancado pelos deuses dos estádios. 
Um grande abraço espinosense.