Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Centenário de Espinosa - Postagem 36

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

Em um município situado no Sertão Norte-Mineiro, incessantemente fustigado pela seca, temos muito que agradecer aos Céus pela dádiva de contar com vários rios em nosso território, mesmo que estes fiquem secos durante a maior parte do ano. Quando as benditas chuvas desabam do céu, a alegria e a beleza se instalam imediatamente em nossas existências, com a revitalização mágica da Natureza, fazendo correr pelo leito dos rios a água, fonte da vida. 
Na comunidade do Mingu, uma construção inacabada tornou-se um oásis na paisagem, retendo uma boa quantidade de água no Rio São Domingos e auxiliando a sobrevivência dos habitantes do lugar, com o seu uso na alimentação dos animais, na lavagem de roupas e também no lazer da população. Desconheço completamente a história da construção do açude do Mingu. Não sei data, pretensão ou autor da sua criação, mas sei apenas que gosto demais de usufruir das suas águas quando estou em Espinosa. Pela sua estrutura atual, imagino que a ideia era combinar uma pequena represa com uma ponte de concreto permitindo a travessia sobre o rio, com o projeto não sendo totalmente finalizado por razão desconhecida. É apenas o que acho, sem qualquer informação confiável sobre o tema.
Estando em Espinosa e com tempo livre, não deixo de ir até o açude tomar um saboroso banho de rio. Pena que nunca encontro o barzinho instalado ali perto funcionando.







Essas fotografias eu tirei há cerca de um ano. É possível observar algumas senhoras lavando roupas perto do paredão de concreto, enquanto alguns senhores tomavam banho. Também registrei a interessante imagem de um senhor cruzando serenamente o rio sobre a barreira de curta largura, mostrando todo seu equilíbrio e confiança.
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense.

Centenário de Espinosa - Postagem 35

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

A Prefeitura Municipal de Espinosa sempre funcionou na Praça Coronel Heitor Antunes, desde os velhos tempos. Inicialmente com cinco enormes portas e quatro janelas na sua parede frontal, o prédio do antigo Paço Municipal sofreu inúmeras reformas ao longo do tempo. A fachada pouco mudou nos tempos recentes, mas a cor predominante sim. A velha construção já teve tons de verde e de bege em sua fachada e agora, se não me engano, apresenta um tom de azul.
Neste ano do Centenário teremos eleições municipais, período em que se exacerba sobremaneira a rivalidade política no município e em que os mais inscientes, radicais e fanáticos entram em atrito com adversários de ideias, às vezes descambando para o uso da violência, como infelizmente ocorreu em um confronto há algum tempo que resultou no assassinato de um jovem cidadão. Nesta conjuntura eleitoral de disputa acirrada entre pés-duros e pés-moles, lamentavelmente, os mais intransigentes e fanáticos mostram toda sua intolerância e inflexibilidade, brigando e ficando inimigos dos próprios familiares e amigos. Espero que a campanha e as eleições se realizem em completa concórdia e harmonia e que, ao final, os vencedores comemorem alegre e pacificamente a vitória e que os derrotados saibam respeitar com dignidade e sensatez o resultado do pleito e aceitar democraticamente o fidedigno processo eleitoral, sem jogadas de bastidores velhacas e pusilânimes.    









Muita gente desconhece e alguns outros tentam escamotear da história, a desonestidade que por vezes dominou o cenário da política local. Eram bastantes corriqueiras nas eleições do passado, ações indignas e infames como a compra de votos e a coação de pobres eleitores, bem como a ocorrência de fraudes nas apurações das eleições municipais. Houve ocorrência em determinado episódio de sucessão na administração municipal, com troca de prefeitos de legendas políticas antagônicas, de fatos vis e sórdidos, com danificações propositais de computadores, destruição de programas e arquivos públicos e desaparecimento intencional de peças de veículos municipais. Quem eu vi com meus próprios olhos dar uma demonstração clara de integridade moral, de decência, de cuidado com a coisa pública, foi o prefeito Alvacy de Freitas, o Preto, que ao término do seu governo, facilitou toda a transição para a nova administração, colocando todos os veículos de propriedade do município, lavados e em completa condição de uso, estacionados na praça diante da Prefeitura, um exemplo a ser seguido pelos homens honrados da nossa Espinosa.
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense.