Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Centenário de Espinosa - Postagem 35

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

A Prefeitura Municipal de Espinosa sempre funcionou na Praça Coronel Heitor Antunes, desde os velhos tempos. Inicialmente com cinco enormes portas e quatro janelas na sua parede frontal, o prédio do antigo Paço Municipal sofreu inúmeras reformas ao longo do tempo. A fachada pouco mudou nos tempos recentes, mas a cor predominante sim. A velha construção já teve tons de verde e de bege em sua fachada e agora, se não me engano, apresenta um tom de azul.
Neste ano do Centenário teremos eleições municipais, período em que se exacerba sobremaneira a rivalidade política no município e em que os mais inscientes, radicais e fanáticos entram em atrito com adversários de ideias, às vezes descambando para o uso da violência, como infelizmente ocorreu em um confronto há algum tempo que resultou no assassinato de um jovem cidadão. Nesta conjuntura eleitoral de disputa acirrada entre pés-duros e pés-moles, lamentavelmente, os mais intransigentes e fanáticos mostram toda sua intolerância e inflexibilidade, brigando e ficando inimigos dos próprios familiares e amigos. Espero que a campanha e as eleições se realizem em completa concórdia e harmonia e que, ao final, os vencedores comemorem alegre e pacificamente a vitória e que os derrotados saibam respeitar com dignidade e sensatez o resultado do pleito e aceitar democraticamente o fidedigno processo eleitoral, sem jogadas de bastidores velhacas e pusilânimes.    









Muita gente desconhece e alguns outros tentam escamotear da história, a desonestidade que por vezes dominou o cenário da política local. Eram bastantes corriqueiras nas eleições do passado, ações indignas e infames como a compra de votos e a coação de pobres eleitores, bem como a ocorrência de fraudes nas apurações das eleições municipais. Houve ocorrência em determinado episódio de sucessão na administração municipal, com troca de prefeitos de legendas políticas antagônicas, de fatos vis e sórdidos, com danificações propositais de computadores, destruição de programas e arquivos públicos e desaparecimento intencional de peças de veículos municipais. Quem eu vi com meus próprios olhos dar uma demonstração clara de integridade moral, de decência, de cuidado com a coisa pública, foi o prefeito Alvacy de Freitas, o Preto, que ao término do seu governo, facilitou toda a transição para a nova administração, colocando todos os veículos de propriedade do município, lavados e em completa condição de uso, estacionados na praça diante da Prefeitura, um exemplo a ser seguido pelos homens honrados da nossa Espinosa.
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense. 

Nenhum comentário: