Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

2331 - O incrível dinossauro imortal de 76 anos

Ele é um fenômeno quase inacreditável de capacidade de sobrevivência na vida e no mundo turbulento do Rock and Roll! E, irrefutavelmente, um dos gigantes de toda a história da música mundial. Trata-se do cantor, compositor, guitarrista e músico Keith Richards, um dos ícones do Rock de todos os tempos, criador de uma das mais longevas bandas da história, os Rolling Stones. Hoje, 18 de dezembro de 2019, ele completa seus 76 anos de vida. Isso pode ser considerado surpreendente, já que o seu estilo de vida um tanto quanto desregrado ceivou muitas vidas de jovens roqueiros pelo caminho. Mas Keith continua vivo, ativo e eternamente musical.


Keith Richards nasceu em 18 de dezembro de 1943, em Dartford, Condado de Kent, filho único de Bertrand Richards e Doris Dupree Richards. Influenciado pelo avô Gus, apaixonou-se pela música e pela guitarra. O amor e a adoração pelo Rock e pelo Blues viria através do som de um velho rádio onde escutou, petrificado, canções de Jerry Lee Lewis, Elvis Presley e Little Richard. Dali em diante, estava claro qual seria o seu caminho: a música. Com os amigos Brian Jones, Mick Jagger, Charlie Watts e Bill Wyman, criou os Rolling Stones, a banda de garotos maus, de som cru e letras provocativas que ganharia o Reino Unido e explodiria em todo o mundo, vendendo milhões de cópias de discos, lotando espaços, ginásios e estádios, encantando multidões e arrebatando admiradores fiéis por todo canto. 


Keith Richards teve, ainda jovem, um relacionamento amoroso com a atriz Anita Pallenberg, que lhe presenteou com os filhos Marlon (10 de agosto de 1969) e Angela (17 de Abril de 1972). Uma outra criança deles, Tara, morreu ainda bebê, no ano de 1976. Tempos depois, Keith se casou com a linda e famosa modelo Patti Hansen em 18 de dezembro de 1983, gerando mais duas filhas, Theodora Dupree (18 de março de 1985) e Alexandra Nicole (28 de junho de 1986). Atualmente ele é avô de cinco netos e confessa, orgulhoso: "Eu amo minha família, meus filhos, meus netos. Aprendi a ser avô. Isso é tudo. Minha filosofia de vida inteira pode ser resumida em que, afinal, eu aprendi a ser um avô".   
Para quem acompanhou sua vida completamente desregrada, com muita bebida e drogas ingeridas em quantidades espantosas nos anos 60 e 70, é quase um milagre que o grande Keith Richards complete 76 anos de idade com uma vitalidade impressionante, ainda ativo e produtivo, saindo em turnês pelo mundo, gravando discos e extraindo riffs memoráveis das suas guitarras, atingindo em cheio os corações de quem ama música e, em especial, o prazeroso e contagiante Rock and Roll. Vida longa ao Keith!
Um grande abraço espinosense.



Algumas frases antológicas do Keith Richards:

"Durante dez anos, fui o primeiro da lista de quem seria o próximo a morrer. Fiquei decepcionado quando caí no ranking."

"Um médico me disse que me restavam 6 meses de vida, mas fui ao enterro dele."

"O trabalho mais difícil de todos é ser vagabundo. Mas não se pode fazer da preguiça uma profissão; é preciso trabalhar nisso de verdade."

"Para ser sincero, eu nunca tive problema com as drogas; só com a polícia."

"Um médico me disse que me restavam 6 meses de vida, mas fui ao enterro dele."

"Só há uma doença fatal: a hipocondria. Fora essa, eu tenho todas as outras."

"A música é uma necessidade. Depois da comida, do ar, da água e do calor, a música é a próxima necessidade da vida."

"Nunca tive uma overdose no banheiro de outra pessoa. Acho que é o cúmulo da falta de educação."

"Os amigos de verdade são difíceis de encontrar; mas você não procura, eles te acham. Um cresce dentro do outro."

"A maior parte dos caras que conheço são uns babacas. Tenho vários bons amigos que também são, mas esse não é o caso. A amizade não tem nada a ver com isso."

"Dei uma navegada na Internet e li algumas entrevistas, mas prefiro deixar isso para os meus filhos. Simplesmente, não estou interessado no que pensam outros babacas do outro lado do mundo. Fora isso, não faz bem para o corpo nem para os olhos ficar sentado na frente do computador o dia inteiro."

"Quando você está crescendo há dois locais institucionais que te afetam mais do que qualquer outro: a igreja, que pertence a Deus; e a biblioteca pública, que pertence a você."

"Ficar velho é um assunto fascinante. Quanto mais velho você fica, mais velho quer ficar."

"As grandes músicas são escritas a sós. Elas te arrastam pelo nariz ou pelas orelhas. É importante não interferir demais nisso. Ignore a inteligência, ignore tudo; só siga-a onde ela te levar."

"Eu diria ao gênio da lâmpada que fizesse alguma coisa pelos outros. Ajude os africanos, ajude quem se odeia entre si. Ajude-os a superar seu ódio. Eu não preciso de nada. Tenho o suficiente! Use meu desejo com os outros."



2330 - Formatura de Ana Luiza

Ela não é minha conterrânea, não nasceu na minha Espinosa, mas merece toda a minha alegria e o democrático espaço destinado aos vitoriosos na área da Educação aqui no nosso humilde blog. 
A jovem Ana Luiza Coelho Viana Alves está concluindo o seu curso superior de Engenharia de Controle e Automação neste semestre, após cinco longos e difíceis anos de dedicação aos estudos. Ela é filha do casal Eliane Coelho Viana Alves e José Inácio Alves.
Entre as solenidades de conclusão do curso, haverá uma Missa em Ação de Graças hoje, dia 18 de dezembro, às 19 horas, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José. Amanhã, 19 de dezembro, terá um Culto Ecumênico na Igreja Metodista de Montes Claros, às 19h30. E finalmente, no dia 20 de dezembro, às 19 horas, haverá a Colação de Grau Oficial no Auditório da Escola Técnica.
Aos pais, Eliane e José Inácio, o reconhecimento pelo apoio e incentivo para direcionar a filha no caminho do saber.
A Ana Luiza, as congratulações efusivas pela importante conquista e o desejo de que sua trajetória, tanto pessoal quanto profissional, seja abençoada por Deus com muito sucesso e que seu caminho seja balizado pela ética, pela retidão, pela humildade e pelo respeito ao próximo. Boa sorte na sua caminhada, Ana Luiza!
Um grande abraço espinosense.