Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 22 de junho de 2021

2713 - Uma merecida homenagem a Maurício

Amigo verdadeiro é aquele que não engambela o outro, que não age como puxa-saco, que não mente nem engana e que diz sempre a verdade, mesmo que esta seja dura e cause desagrado. Amigo de verdade não compactua com atitudes equivocadas e com ações que causem danos a outrem, não se acovardando a dizer em alto e bom som e cara a cara, a verdade às vezes implacável. Amigo verdadeiro é o que está sempre disposto e pronto a auxiliar o outro nas situações mais complexas, sem esperar nada em troca. Amigo de verdade é aquele que apoia e enaltece as qualidades, a postura correta e as atitudes saudáveis e benevolentes, ainda mais quando solidárias com os mais necessitados.
Nesse momento tão sombrio por que passamos no país, em que milhões de pessoas sofrem sem emprego e renda, nada mais bonito, justo e necessário que os cidadãos que possuem uma boa condição financeira se mobilizem e se unam para ajudar a quem precisa. Essa atitude é louvável e merece todos os aplausos. Entretanto, isso não seria necessário se tivéssemos inserido na nossa Constituição um artigo que garantisse, com o uso do dinheiro público arrecadado de todos os contribuintes, uma renda mínima para cada cidadão brasileiro, que lhe possibilitasse o essencial para uma sobrevivência digna. Tivéssemos isto garantido na Lei e aplicado com rigor e justiça no dia a dia, a sociedade não precisaria se preocupar em, a cada Natal ou catástrofe, se mobilizar para arrecadar alimentos e outros materiais para socorrer os nossos irmãos em constante dificuldade.
Se infelizmente ainda não temos registrada na Lei Maior a proteção justa e humanitária necessária a cada cidadão brasileiro, contamos com a boa vontade, a solidariedade e o desprendimento de milhares de brasileiros que, cotidianamente, deixam o seu conforto residencial para trabalhar em prol daqueles que passam por dificuldades e carecem do auxílio dos irmãos. Uma dessas pessoas é o meu colega de trabalho, meu parceiro de futebol, meu amigo, meu compadre e meu irmão de alma, o senhor Maurício Demetrius Grama Tupy. Nesses tempos de pobreza extrema em que a fome impera e não pode esperar, Maurício entusiasmou e arrebanhou seus familiares, amigos, colegas de trabalho e parceiros de futebol para colaborarem com a causa de ajudar os mais pobres em situação de penúria. Dia após dia, ele deixa o conforto de sua casa e, com as muitas doações dos parceiros de bom coração, envolvendo alimentos, cobertores, mantas e demais materiais como uma cadeira de rodas, vai até a periferia de Vitória da Conquista amenizar um pouco a dura e sofrida vida dos nossos irmãos em situação de pobreza. Sei que alguns radicais irão certamente criticar a divulgação do belo ato de solidariedade realizado por Maurício, alegando ser promoção pessoal, mas a propagação da ação humanitária torna-se necessária para que outros se animem a participar e para que os que colaboraram tenham a certeza de que sua contribuição foi realmente destinada aos desfavorecidos.
O reconhecimento para o maravilhoso trabalho realizado por Maurício, distribuindo não só alimentos para os mais necessitados, mas também esperança e respeito, veio de todos nós que o conhecemos como também da Câmara Municipal de Vitória da Conquista que, através do vereador Fernando Vasconcelos Silva, o Fernando Jacaré, do Partido dos Trabalhadores, o homenageou com a entrega de uma "Moção de Aplauso" por "seus relevantes serviços prestados em prol da solidariedade e da cidadania em Vitória da Conquista".




Nada mais justo que meu amigo-irmão-compadre Maurício tenha sido homenageado por sua belíssima atitude de solidariedade e amor ao próximo, especialmente nesses tempos angustiantes e dolorosos da pandemia do novo Coronavírus, que já ceifou mais de meio milhão de inocentes vidas de brasileiros. É gratificante visualizar seu enorme senso de empatia com o sofrimento alheio, enriquecido por experiências pessoais vivenciadas em tempos de vicissitudes. É com muito orgulho e alegria que o tenho como pessoa próxima e querida, situação estendida à sua esposa Anny Cássia, tão dedicada, solidária e sensível quanto, sempre disposta a auxiliar os mais necessitados.
Parabéns, Maurício, e que Deus o recompense abundantemente! 
Um grande abraço espinosense.