Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 22 de junho de 2021

2713 - Uma merecida homenagem a Maurício

Amigo verdadeiro é aquele que não engambela o outro, que não age como puxa-saco, que não mente nem engana e que diz sempre a verdade, mesmo que esta seja dura e cause desagrado. Amigo de verdade não compactua com atitudes equivocadas e com ações que causem danos a outrem, não se acovardando a dizer em alto e bom som e cara a cara, a verdade às vezes implacável. Amigo verdadeiro é o que está sempre disposto e pronto a auxiliar o outro nas situações mais complexas, sem esperar nada em troca. Amigo de verdade é aquele que apoia e enaltece as qualidades, a postura correta e as atitudes saudáveis e benevolentes, ainda mais quando solidárias com os mais necessitados.
Nesse momento tão sombrio por que passamos no país, em que milhões de pessoas sofrem sem emprego e renda, nada mais bonito, justo e necessário que os cidadãos que possuem uma boa condição financeira se mobilizem e se unam para ajudar a quem precisa. Essa atitude é louvável e merece todos os aplausos. Entretanto, isso não seria necessário se tivéssemos inserido na nossa Constituição um artigo que garantisse, com o uso do dinheiro público arrecadado de todos os contribuintes, uma renda mínima para cada cidadão brasileiro, que lhe possibilitasse o essencial para uma sobrevivência digna. Tivéssemos isto garantido na Lei e aplicado com rigor e justiça no dia a dia, a sociedade não precisaria se preocupar em, a cada Natal ou catástrofe, se mobilizar para arrecadar alimentos e outros materiais para socorrer os nossos irmãos em constante dificuldade.
Se infelizmente ainda não temos registrada na Lei Maior a proteção justa e humanitária necessária a cada cidadão brasileiro, contamos com a boa vontade, a solidariedade e o desprendimento de milhares de brasileiros que, cotidianamente, deixam o seu conforto residencial para trabalhar em prol daqueles que passam por dificuldades e carecem do auxílio dos irmãos. Uma dessas pessoas é o meu colega de trabalho, meu parceiro de futebol, meu amigo, meu compadre e meu irmão de alma, o senhor Maurício Demetrius Grama Tupy. Nesses tempos de pobreza extrema em que a fome impera e não pode esperar, Maurício entusiasmou e arrebanhou seus familiares, amigos, colegas de trabalho e parceiros de futebol para colaborarem com a causa de ajudar os mais pobres em situação de penúria. Dia após dia, ele deixa o conforto de sua casa e, com as muitas doações dos parceiros de bom coração, envolvendo alimentos, cobertores, mantas e demais materiais como uma cadeira de rodas, vai até a periferia de Vitória da Conquista amenizar um pouco a dura e sofrida vida dos nossos irmãos em situação de pobreza. Sei que alguns radicais irão certamente criticar a divulgação do belo ato de solidariedade realizado por Maurício, alegando ser promoção pessoal, mas a propagação da ação humanitária torna-se necessária para que outros se animem a participar e para que os que colaboraram tenham a certeza de que sua contribuição foi realmente destinada aos desfavorecidos.
O reconhecimento para o maravilhoso trabalho realizado por Maurício, distribuindo não só alimentos para os mais necessitados, mas também esperança e respeito, veio de todos nós que o conhecemos como também da Câmara Municipal de Vitória da Conquista que, através do vereador Fernando Vasconcelos Silva, o Fernando Jacaré, do Partido dos Trabalhadores, o homenageou com a entrega de uma "Moção de Aplauso" por "seus relevantes serviços prestados em prol da solidariedade e da cidadania em Vitória da Conquista".




Nada mais justo que meu amigo-irmão-compadre Maurício tenha sido homenageado por sua belíssima atitude de solidariedade e amor ao próximo, especialmente nesses tempos angustiantes e dolorosos da pandemia do novo Coronavírus, que já ceifou mais de meio milhão de inocentes vidas de brasileiros. É gratificante visualizar seu enorme senso de empatia com o sofrimento alheio, enriquecido por experiências pessoais vivenciadas em tempos de vicissitudes. É com muito orgulho e alegria que o tenho como pessoa próxima e querida, situação estendida à sua esposa Anny Cássia, tão dedicada, solidária e sensível quanto, sempre disposta a auxiliar os mais necessitados.
Parabéns, Maurício, e que Deus o recompense abundantemente! 
Um grande abraço espinosense.       

2 comentários:

Jandson disse...

Justa homenagem Taquinho. Você e Mauricio são pessoas fantásticas, de um coração enorme, sempre preocupando com o próximo, algo raro hoje em dia.
O único porém é que os dois são pirracentos no futebol. Kkkk. Brincadeira. São dois craques, que eu tive o prazer de conhecer e jogar junto no AABB de Montes Claros.
Muita saudade de vocês dois. Há quanto tempo não os vejo. Sempre adorei adorei a companhia de vocês dois.

Abraços,

Jandson de Mato Verde (Sobrinho de Aristides).

Eustáquio Tolentino disse...

Olá, Jandson!
Quanto tempo, meu amigo!
Fiquei imensamente feliz por ter você aqui no nosso blog e mais ainda por saber do seu carinho e consideração para comigo e meu compadre Maurício.
Certamente, Maurício, assim como eu, só tem a agradecer por ter tido o privilégio de conhecê-lo e jogar ao seu lado, um cracaço de bola.
Um grande abraço a você e ao querido amigo Aristides, de quem há muito tempo não tenho notícias.
Tudo de bom, meu caro amigo.

Eustáquio Tolentino