Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 12 de abril de 2019

2172 - A magia universal da música

O cenário é pobre, cinza, seco e desalentador, destituído de recursos econômicos em contraste com o desperdício e a suntuosidade dos privilegiados locais da elite ocidental. Em meio a cabanas de barro cobertas de palha e galinhas correndo soltas pelo terreiro, os estudantes mirins de pés descalços se deixam envolver pela magia universal da música, dançando alegres e felizes e encantados com o som e a batida contagiante do grande Jorge Ben Jor. 
O vídeo não é tão recente, é de 2015, mas voltou a chamar a atenção na Internet. A ideia partiu de Leonardo Salomão e da Dani Schuarts que colocaram as crianças da escola comunitária na Vila de Mugurameno, na Zâmbia, para escutar pela primeira vez o som cheio de balanço brasileiro do álbum África/Brasil, lançado pelo ainda chamado Jorge Ben em 1976. A faixa de número um do disco, "Ponta de Lança Africano (Umbabarauma)", provocou o dançar descontraído e entusiasmado da garotada: Robert Tembo, Fadza Masaura, Alice Tembo, Petrols Mumba, Monica Longwane, Naomi Tembo, Honest Nkemu, Mervise Makina, como também do professor Ernest Shikalomo, fundador da escola em 2008. O vídeo foi produzido na tentativa de arrecadar doações para terminar a construção da escola da comunidade. 
Essa bela iniciativa era parte do projeto Evoé. Você pode conhecer mais sobre ele no endereço eletrônico: www.projetoevoe.com.
É muito gratificante poder observar e perceber que, mesmo em um ambiente de extrema carência material, esses seres humanos maravilhosos conseguem manter a dignidade, a alegria e a esperança em dias melhores. E mais gratificante ainda é descobrir que existem pessoas iluminadas que lutam voluntariamente para proporcionar uma vida melhor para os seus semelhantes. Que Deus proteja a todos esses irmãos de bom coração e alma generosa do mundo inteiro!  
Um grande abraço espinosense.