Já ficou bem para trás aquele tempo em que íamos votar naquelas velhas cédulas de papel, que proporcionavam enormes possibilidades de fraudes e que faziam a gente perder um tempão esperando na fila. Com a adoção das urnas eletrônicas o processo de votação ficou muitíssimo mais seguro e rápido.
Há pouco tempo outra moderna medida de segurança começou a ser implantada em todo o país. Regulamentado pela Resolução-TSE nº 23.335/2011, o recadastramento biométrico está sendo realizado gradativamente pela Justiça Eleitoral. Trata-se de um sistema criado para reconhecer, verificar ou identificar uma pessoa previamente cadastrada, a partir das suas impressões digitais.
A palavra biometria vem do grego bios (vida) e metron (medida) e é utilizada para melhorar a segurança ou conveniência dos cidadãos. No Brasil, a emissão de passaporte, de carteiras de identidade e o cadastro das Polícias Civil e Federal contam com sistemas biométricos. Além disso, muitas empresas adotam tais sistemas para acesso às suas instalações ou utilização de seus serviços.
No caso do cadastramento que será efetuado pela Justiça Eleitoral, os dados serão coletados por um scanner de alta definição. Nos municípios sob revisão, os eleitores serão convocados para comprovar o domicílio eleitoral, ou seja, que possuem vínculos com a cidade onde votam, apresentando a documentação exigida. O processo é obrigatório e tem prazo certo. Aqueles que não comparecerem ou não comprovarem tal vínculo têm o título cancelado.
Vale lembrar que os eleitores de voto facultativo (os que têm entre 16 e 17 anos, os analfabetos e os maiores de 70 anos) também devem comparecer para a identificação biométrica, para não terem seu título eleitoral cancelado.
Conforme informações do TRE-MG, a cidade de Espinosa já começou a providenciar o recadastramento biométrico dos seus eleitores, na quarta-fase do projeto de modernização. De 4 de fevereiro a 14 de maio de 2015 estarão sendo identificados seus 25.332 eleitores.
Se você é eleitor na cidade de Espinosa, não perca tempo e veja o que é preciso levar e onde conseguir informações mais detalhadas sobre o processo.
Período de recadastramento: de 4 de fevereiro a 14 de maio de 2015
Datas e horários de atendimento: de segunda a sábado, das 9h às 18h
Local: Cartório Eleitoral, Avenida Doutor José Cangussu, 148 - Centro
Documentos necessários:
1. Documento oficial de identificação
2. Comprovante de endereço, de preferência em nome do eleitor
3. Título eleitoral e CPF (se possuir)
4. Certificado de reservista, para homens maiores de 18 anos
Se houver dúvidas, ligue: Disque-Eleitor: 148 ou Cartório Eleitoral: (38) 3812-1606
Um grande abraço espinosense.
Confira o cronograma do recadastramento biométrico em Minas Gerais:
Primeira fase (2009 – 2010)
De novembro de 2009 a fevereiro de 2010, nos municípios de Curvelo, Pará de Minas, Ponte Nova e São João Del Rei.
Segunda fase (2011 – 2012)
De setembro de 2011 a fevereiro de 2012, em 17 municípios.
Santo Antônio do Rio Abaixo
Terceira fase (2013 - 2014)
De março a novembro de 2013, nos municípios de Brás Pires, Divinópolis, Dores do Turvo, Senador Firmino e Tapira.
De fevereiro a dezembro de 2015, em 71 municípios, inclusive Espinosa.
Nas Eleições 2014, quase 500 mil eleitores mineiros votaram em urnas biométricas. Isso superou a meta estabelecida no planejamento estratégico 2013-2014 do TRE-MG, de ter 2,5% (375 mil) dos eleitores do Estado recadastrados biometricamente.
Fonte: tre-mg.jus.br