Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

2111 - Sorteio da Copa Libertadores 2019

Na noite desta segunda-feira, 17 de dezembro, em sua sede no Paraguai, a Conmebol-Confederação Sul-Americana de Futebol realizou o sorteio dos confrontos das fases prévias e os grupos da Taça Libertadores de 2019. São Paulo e Atlético, classificados para a fase preliminar do torneio, irão enfrentar na segunda fase Talleres (ARG) e Danubio (URU), respectivamente, entre os dias 5 e 7 de fevereiro, a primeira partida. Se passar por esta fase, o São Paulo poderá enfrentar Palestino (CHI) ou Independiente Medellín (COL). O Atlético, se prosseguir, poderá enfrentar o representante da Bolívia (4), o Defensor (URU) ou o Barcelona (EQU). Ainda bem que não será o Barcelona de Messi!

Primeira fase:
Delfín (EQU) x Nacional (PAR) – E1
Deportivo La Guaira (VEN) x Real Garcilaso (PER) – E2
Bolívia 4 x Defensor (URU) – E3

Segunda fase:
Danubio (URU) x ATLÉTICO – C1
Melgar (PER) x Universidad de Chile (CHI) – C2
Bolívia 3 x Libertad (PAR) – C3
Palestino (CHI) x Independiente Medellín (COL) – C4
Talleres (ARG) x SÃO PAULO – C5
E2 (La Guaira ou Garcilaso) x Atlético Nacional (COL) – C6
E1 (Delfín ou Nacional) x Caracas (VEN) – C7
E3 (Bolívia 4 ou Defensor) x Barcelona (EQU) – C8

Terceira fase:
Vencedor C1 x Vencedor C8 – G1
Vencedor C2 x Vencedor C7 – G2
Vencedor C3 x Vencedor C6 – G3
Vencedor C4 x Vencedor C5 – G4

Os outros times brasileiros, Athletico, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Internacional e Palmeiras, já entrarão diretamente na fase de grupos, que ficaram assim definidos após o sorteio: 

Grupo A:
River Plate (ARG) 
Internacional (BRA)
Alianza Lima (PER)
G4 (chave do São Paulo)

Grupo B: 
Cruzeiro (BRA)
Emelec (EQU) 
Huracan (ARG) 
Deportivo Lara (VEN) 

Grupo C: 
Olímpia (PAR) 
Sporting Cristal (PER) 
Godoy Cruz (ARG) 
Universidad Concepción (CHI) 

Grupo D: 
Peñarol (URU) 
Flamengo (BRA) 
LDU (EQU) 
Bolivia 2 

Grupo E: 
Nacional (URU) 
Cerro Porteño (PAR) 
Zamora (VEN) 
G1 (chave do Atlético)

Grupo F: 
Palmeiras (BRA) 
San Lorenzo (ARG) 
Junior Barranquilla (COL) 
G2 

Grupo G: 
Boca Juniors (ARG)
Athletico (BRA)
Jorge Wilstermann (BOL) 
Tolima (COL) 

Grupo H: 
Grêmio (BRA)
Universidad Católica (CHI) 
Rosario Central (ARG) 
G3


Em uma avaliação superficial, o São Paulo terá um caminho bem mais complicado que o do Atlético, pelo menos no papel. Se o Tricolor Paulista chegar à fase de grupos, irá cair no grupo A, onde terá de enfrentar River Plate, Internacional e Alianza Lima. Já o Galo, se conseguir a classificação até a fase de grupos, irá para o grupo E, onde estão Nacional, Cerro Porteño e Zamora. O Cruzeiro, sortudo como sempre, caiu no  fácil grupo B, onde enfrentará Emelec, Huracán e Deportivo Lara. Quanto aos outros times brasileiros, imagino que nenhum terá dificuldades de passar pela fase de grupos.   
Para maior motivação dos clubes na busca pelo título da competição, a Conmebol decidiu aumentar a premiação, oferecendo um prêmio ao campeão de valor dobrado sobre o da edição deste ano, vencida pelo River Plate. O grande campeão da Libertadores 2019 embolsará US$ 12 milhões (cerca de R$ 47 milhões).
A decisão da Libertadores, agora em jogo único e em campo neutro, será em Santiago, capital do Chile, no dia 23 de novembro de 2019. Que nos proporcione excelentes jogos e alguma alegria.
Um grande abraço espinosense.  

2110 - Eventos da Formatura de Beatriz Xavier Cruz

Missa, Culto, Coquetel, Sessão de Homenagens, Festa, são vários os compromissos atuais dos estudantes quando das suas formaturas. Haja energia para tantos eventos! Mas para os jovens alunos extasiados com a difícil conquista educacional, após duros períodos de estudos estafantes, isso é moleza. 
Durante essa verdadeira maratona de comemorações, ressalte-se de justa causa, a nova profissional da Medicina Beatriz Xavier Cruz teve a companhia inseparável dos pais Luiz Cláudio e Sayonara, do irmão Luiz Henrique, dos avós Adeval e Geralda, e de outros mais próximos familiares e amigos.
O vídeo abaixo mostra imagens da Missa ocorrida na Igreja de Nossa Senhora da Rosa Mística, da Sessão de Homenagens realizada na casa de eventos Vision e da festa realizada nos salões do Portal Eventos em Montes Claros.
Boa sorte e muito sucesso para Bia!
Um grande abraço espinosense.






2109 - Porteirinha comemora seus 80 anos de emancipação política

A nossa vizinha cidade de Porteirinha está completando 80 anos de emancipação política exatamente hoje, dia 17 de dezembro de 2018. Na sua história, Porteirinha foi distrito de Grão Mogol pela Lei Provincial nº 3.272, de 30 de outubro de 1884, com o nome de Nossa Senhora da Conceição de Jatobá. Posteriormente, em 22 de setembro de 1921, através da Lei Estadual nº 805, passou a se denominar São Joaquim da Porteirinha. Dois anos mais tarde, passou a se chamar Porteirinha, conforme a Lei Estadual nº 843, de 7 de setembro de 1923. A emancipação veio por conta do Decreto-Lei Estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1938. A cidade de Porteirinha já teve como distritos seus as atuais cidades de Riacho dos Machados, Serranópolis de Minas e Pai Pedro. Atualmente são sete os distritos, além da sede: Gorutuba, Mocambinho, Paciência, Mulungu de Minas, Serra Branca de Minas, Tocandira e Tanque.
Quem nasce na cidade que de acordo com o IBGE possui 38.741 habitantes, é tratado como porteirinhense. A cidade se limita com os municípios de Monte Azul, Mato Verde e Pai Pedro (Norte); Riacho dos Machados (Sul); Rio Pardo de Minas e Serranópolis de Minas (Leste) e Nova Porteirinha e Janaúba (Oeste). Está localizada a 582 km da capital Belo Horizonte e a 165 km de Montes Claros. Um dos seus maiores tesouros é a belíssima Cachoeira do Serrado, localizado no Parque Estadual Serra Nova, a 10 km da rodovia CMG-122. 
Aos habitantes da nossa cidade-irmã Porteirinha, os parabéns pela importante data e o desejo de muita paz, harmonia e desenvolvimento a todos os seus filhos.
Um grande abraço espinosense. 


O vídeo é criação da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Porteirinha.

2108 - Sorteados os confrontos da Champions League em 2019

Os melhores times do continente europeu irão se digladiar na Champions League já na fase dos jogos eliminatórios, os famosos "mata-mata". Após sorteio realizado na manhã desta segunda-feira, 17 de dezembro, na sede da UEFA em Nyon, Suíça, as equipes começam a se preparar para a disputa das oitavas de final da mais importante competição de clubes do mundo. Os primeiros confrontos acontecerão nas datas de 12 e 13 de fevereiro do próximo ano e os jogos de retorno serão realizados nas datas de 5 e 6 de março.
Mostrando sua incontestável força atual no futebol mundial, a Inglaterra está presente com quatro equipes: Manchester City, Manchester United, Tottenham e Liverpool. Alemanha vem com três equipes: Bayern, Borussia e Schalke, assim como a Espanha, com Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madrid. A França participa com duas equipes: PSG e Lyon, assim como a Itália, com Juventus e Roma. Portugal, com o Porto, e Holanda, com o Ajax, completam os dezesseis concorrentes ao título.

Assim ficaram os confrontos de gigantes:
FC Schalke 04 (Alemanha)  x  Manchester City FC (Inglaterra)
Club Atlético de Madrid (Espanha)  x  Juventus Football Club (Itália)
Manchester United FC (Inglaterra)  x  Paris Saint-Germain (França)
Tottenham Hotspur FC (Inglaterra)  x  Borussia Dortmund (Alemanha)
Olympique Lyonnais (França)  x  FC Barcelona (Espanha)
AS Roma (Itália)  x  FC Porto (Portugal)
AFC Ajax (Holanda)  x  Real Madrid CF (Espanha)
Liverpool FC (Inglaterra)  x  FC Bayern München (Alemanha)


Comparando com os classificados na temporada passada, de 2017, nota-se que onze repetiram a participação neste ano. As equipes do Basel (Suíça), Besiktas (Turquia), Chelsea (Inglaterra), Sevilla (Espanha) e Shakhtar Donetsk (Ucrânia) não se classificaram e cederam lugar a Schalke, Ajax, Borussia, Lyon e Atlético de Madrid. 
Agora é aguardar com ansiedade os grandes jogos que virão entre os clubes mais poderosos do planeta com seus atletas de qualidade incontestável.
Um grande abraço espinosense