Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

2109 - Porteirinha comemora seus 80 anos de emancipação política

A nossa vizinha cidade de Porteirinha está completando 80 anos de emancipação política exatamente hoje, dia 17 de dezembro de 2018. Na sua história, Porteirinha foi distrito de Grão Mogol pela Lei Provincial nº 3.272, de 30 de outubro de 1884, com o nome de Nossa Senhora da Conceição de Jatobá. Posteriormente, em 22 de setembro de 1921, através da Lei Estadual nº 805, passou a se denominar São Joaquim da Porteirinha. Dois anos mais tarde, passou a se chamar Porteirinha, conforme a Lei Estadual nº 843, de 7 de setembro de 1923. A emancipação veio por conta do Decreto-Lei Estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1938. A cidade de Porteirinha já teve como distritos seus as atuais cidades de Riacho dos Machados, Serranópolis de Minas e Pai Pedro. Atualmente são sete os distritos, além da sede: Gorutuba, Mocambinho, Paciência, Mulungu de Minas, Serra Branca de Minas, Tocandira e Tanque.
Quem nasce na cidade que de acordo com o IBGE possui 38.741 habitantes, é tratado como porteirinhense. A cidade se limita com os municípios de Monte Azul, Mato Verde e Pai Pedro (Norte); Riacho dos Machados (Sul); Rio Pardo de Minas e Serranópolis de Minas (Leste) e Nova Porteirinha e Janaúba (Oeste). Está localizada a 582 km da capital Belo Horizonte e a 165 km de Montes Claros. Um dos seus maiores tesouros é a belíssima Cachoeira do Serrado, localizado no Parque Estadual Serra Nova, a 10 km da rodovia CMG-122. 
Aos habitantes da nossa cidade-irmã Porteirinha, os parabéns pela importante data e o desejo de muita paz, harmonia e desenvolvimento a todos os seus filhos.
Um grande abraço espinosense. 


O vídeo é criação da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Porteirinha.

Nenhum comentário: