Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 30 de julho de 2022

3017 - Seleção Brasileira é Octacampeã da Copa América Feminina

Com uma campanha invicta espetacular, com 20 gols marcados e nenhum tomado, a Seleção Brasileira Feminina de Futebol conquistou mais uma edição da Copa América ao vencer na partida final a Seleção Colombiana pelo placar de 1 x 0, gol de Debinha aos 47 minutos do primeiro tempo cobrando pênalti. A partida decisiva foi realizada na noite deste sábado, 30 de julho de 2022, no Estádio Alfonso López na cidade colombiana de Bucaramanga. Na decisão do terceiro lugar realizada na sexta-feira, a Seleção Argentina venceu por 3 x 1 a Seleção Paraguaia no Estádio Centenário, em Armênia, confirmando sua vaga para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas. A atacante brasileira Adriana terminou o campeonato como artilheira, com 5 gols marcados. 



A nona edição da Copa América de Futebol Feminino, organizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol-Conmebol, ocorreu no período de 8 a 30 de julho em três cidades da Colômbia: Cali, Bucaramanga e Armênia. Participaram da competição dez seleções sul-americanas: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. O Brasil lidera com enorme folga as conquistas, levantando as oito taças das nove já disputadas, tornando-se campeão em 1991, 1995, 1998, 2003, 2010, 2014, 2018 e agora em 2022. A Argentina ganhou em 2006. 
Em todas as edições disputadas pela Seleção Brasileira, foram 44 partidas disputadas, com 41 vitórias, um empate (contra a Colômbia em 2014) e apenas duas derrotas, ambas por 2 x 0 para as argentinas, na fase final de 2006 e na fase de grupos de 2014, um predomínio amplo e arrasador.
Para chegar à final, a Seleção Brasileira comandada pela treinadora sueca Pia Mariane Sundhage ganhou, na fase inicial, da Argentina (4 x 0 - Adriana 2, Bia Zaneratto e Debinha), do Uruguai (3 x 0 - Adriana-2 e Debinha), da Venezuela (4 x 0 - Bia Zaneratto, Ary Borges e Debinha-2) e do Peru (6 x 0 - Duda, Duda Sampaio, Geyse, Duda Santos, Fê Palermo e Adriana). Na semifinal o Brasil eliminou o Paraguai por 2 x 0, com gols de Ary Borges e Bia Zaneratto. 
Pela primeira vez na história, a competição terá premiação para os vencedores. A campeã Seleção Brasileira faturou 1,5 milhão de dólares (R$ 7,1 mi), enquanto a vice-campeã Colômbia ficou com 500 mil dólares. 

Elenco:
Goleiras: Lorena, Luciana e Natascha
Defensoras: Fernanda Palermo, Tainara, Antônia, Rafaelle, Tamires, Kathellen e Letícia Santos.
Meias: Adriana, Gabi Portilho, Duda, Ary Borges, Angelina, Duda Santos, Luana, Duda Sampaio e Kerolin 
Atacantes: Geyse, Gio, Debinha e Bia Zaneratto

Resumo da final:
BRASIL 1 x 0 COLÔMBIA
Motivo: Final da Copa América Feminina 2022
Data: 30-07-2022, 21 horas 
Local: Estádio Alfonso López, em Bucaramanga, na Colômbia
Arbitragem:
María Laura Fortunato, auxiliada por Mariana de Almeida e Daiana Milone (trio da Argentina). 
VAR: Zulma Quiñones (paraguaia).
Gols: Debinha (pênalti, 47 min. 1º tempo) 
Cartões amarelos: Bia Zaneratto, Antônia, Tainara (Brasil); 
BRASIL: Lorena; Antônia, Tainara, Rafaelle e Tamires; Ary Borges (Gabi Portilho), Angelina (Duda) e Kerolin (Luana); Adriana, Bia Zaneratto e Debinha. 
Técnica: Pia Sundhage 
COLÔMBIA: Catalina Pérez; Manuela Vanegas, Jorelyn Carabali, Daniela Arias e Daniela Caracas; Lorena Bedoya (Gisela Robledo), Daniela Montoya, Linda Caicedo e Catalina Usme; Leicy Santos e Mayra Ramírez (Diana Ospina). 
Técnico: Nelson Abadía.



Parabéns às nossas ótimas jogadores por mais uma conquista importante e pela classificação para a Copa do Mundo Feminina Austrália/Nova Zelândia 2023 e para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Um grande abraço espinosense.

3016 - Formatura de Luiz Afonso

Como é gratificante acompanhar a evolução dos meninos e meninas que crescem não só na altura corporal, mas especialmente no conhecimento mental. Assim é que fiquei imensamente feliz com o comunicado da formatura do jovem Luiz Afonso Aguiar Silva, filho dos meus amigos Levi Gomes Silva e Maria Lucélia de Aguiar Barbosa Silva.
Garoto centrado, dedicado, estudioso e de inteligência privilegiada, Luiz Afonso concluiu com êxito o curso superior de Direito na Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes.
Quero publicamente pedir desculpas aos amigos Levi e Lucélia por não ter estado presente na Missa de Ação de Graças que pretendia ir, pelo simples fato de não ter prestado a atenção devida à data do evento.
Aos pais Levi e Lucélia, quero dar os parabéns pela clarividência e pela luta em oferecer aos filhos toda a condição necessária para o desenvolvimento educacional nas vidas deles. 
Ao Luiz Afonso, as congratulações pela perspicácia, pela sabedoria, pela devoção aos estudos, sempre na busca incessante do saber. Que sua trajetória pessoal e profissional continue sendo alicerçada na ética, na humildade, na honestidade, na gentileza e no respeito a todos os demais, sem exceção. Que consiga muito sucesso na profissão e a bastante realização pessoal para atingir a plena felicidade.
Um grande abraço espinosense.