Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

2121 - Os pequenos estudantes do Dom Lúcio

Descobri há pouco esta fotografia no meu arquivo e, por mais que me esforçasse, não consegui identificar com certeza absoluta nenhum dos jovens estudantes que aparecem nela. O que dá para cravar com acerto e precisão é que são alunos da Escola Estadual Dom Lúcio, conforme pode-se notar em parte do cartaz colado na parede do fundo. A professora me parece ser Zezé Tibo. Será? Depois de muito me concentrar nos rostos da meninada, estou na dúvida se consegui identificar alguns poucos. Parece-me que entre os alunos estão Marcelinho de Manoel da Luz, Bruno de Zé Conset, Adriano de Alysson Cruz e Cínthia, filha de Atvaldo mecânico. Infelizmente, os outros não tenho como confirmar a identificação. Por isso peço a sua ajuda na identificação de todos eles. Mande mensagens ou aqui pro blog ou pelo Facebook nominando toda essa simpática turma de estudantes da nossa Espinosa. Agradeço antecipadamente a ajuda.



O que mais me chamou a atenção na fotografia foi a concentração circunspecta da garotada, com todos posando com tamanha seriedade. Apenas duas meninas se diferenciaram, uma na fileira de cima, com um sorriso um tanto contido e disfarçado, e uma garotinha, a quarta da primeira fileira, sentada, com um belo e descontraído sorriso. Quem será ela? E quem serão todos os outros? A fotografia foi tirada em outubro de 1984, ou seja há 34 anos. Hoje, certamente, todos esses meninos e meninas estão em plena atividade profissional, lutando pela sobrevivência cotidiana, muitos deles já com famílias constituídas e filhos sendo criados com muito amor e carinho. Que sejam felizes, nas mais variadas e possíveis áreas do conhecimento.
Um grande abraço espinosense.

Atualização.
Conforme a professora Zezé Tibo, que confirmou sua presença na fotografia, são esses alguns dos alunos que estão ao seu lado:
Fileira do fundo: filha de Djalma, Sílvia (filha de Seu Odorico), Cíntia (filha de Atvaldo), Ielva (filha de Tércio), Alexandra (filha de Dr. Paulo) e Elissandro (filho de Eliseu);
Fileira do meio: Wagner (filho de D´Arc), Marcelo (filho de Manoel da Luz), Breno, Alessandra (filha de Dona Célia), Bruno (filho de Carleusa) e Márcio (filho de Dão);
Fileira da frente: Geysa (filha de Dr. José), Jackeline (filha de Dona Elza), Ludimila (filha de Lourdinha), Thônia (filha de Dr. Adão), Karine (filha de Dalva), filha de Dim, Viviane (filha de Deraldo), Alesander (filho de Osório) e Alisson Júnior (filho de Dona Darcy).