Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 5 de abril de 2023

3177 - Inteligência Artificial, onde isso irá parar?

Conta a História que o principal inventor da bomba atômica através do Projeto Manhattan, o físico norte-americano Robert Oppenheimer, ficou extremamente triste, angustiado e atormentado depois dos lançamentos, durante a Segunda Guerra Mundial, das bombas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, que causaram dor, sofrimento e morte de cerca de 200 mil pessoas inocentes. Também ficou abalado e amargurado o fisiologista e botânico norte-americano Arthur Galston, criador do Agente Laranja, um produto imaginado para fazer crescer mais rápido as plantações de soja, mas que foi utilizado em profusão pelas tropas norte-americanas na Guerra do Vietnã para destruir cultivos dos habitantes locais e expor as posições e rotas de movimentação dos soldados vietnamitas, causando milhares de mortes e má-formação em crianças. Outro inventor, o engenheiro militar russo Mikhail Kalashnikov, que criou o famoso fuzil AK-47 utilizado em quase todo o mundo em conflitos armados, afirmou sentir uma dor espiritual insuportável por se questionar todo dia se era ele culpado pelas milhões de mortes ceifadas por sua invenção. O químico, engenheiro, escritor e inventor sueco Alfred Nobel, que inventou a dinamite, depois de se traumatizar com o uso da sua invenção para o mal, proporcionou a criação da Fundação Nobel, que premia méritos alcançados na Física, Química, Medicina e Fisiologia, Literatura, Economia e Paz Mundial. Alfred Nobel desenvolveu um método que permite manusear o instável explosivo líquido com segurança, isto depois que seu irmão menor e outras quatro pessoas morreram em uma explosão de nitroglicerina. 



A Ciência e as invenções se destinam a melhorar o progresso, o conforto e a melhoria da vida da humanidade. Se tais criações têm a sua função desviada do lado positivo, temos muito o que lamentar. Coisa parecida está acontecendo na atualidade com a famosa e quase inacreditável Inteligência Artificial-AI, processo tecnológico de elevadíssima importância que pretende se equiparar ou até a suplantar a sabedoria humana. A peça mais famosa da atualidade neste campo da tecnologia é o ChatGPT 4, da empresa OpenAI, um chatbot com inteligência artificial capaz de criar textos a partir de informações fornecidas, como por exemplo contos, poesias, histórias de ficção e fantasias, além de resolver operações matemáticas e contar piadas. O problema é o imenso risco de produção de informações falsas, as malditas fake News. Outro efeito colateral desastroso para a Humanidade é a extinção em tempo recorde de milhões de empregos. Há poucos dias, viralizaram nas redes sociais duas imagens impactantes e adulteradas, a do Papa Francisco vestindo um estiloso casaco branco e a do ex-presidente americano Donald Trump sendo preso. Essas imagens ou informações deturpadas podem ser um risco exponencial para o mundo, como se viu na desinformação desenfreada efetuada pelos fanáticos políticos e religiosos durante a pandemia da Covid-19 contra as vacinas e máscaras, o que levou a milhares de mortes evitáveis no Brasil e no mundo, uma lástima.
Que as autoridades de todo o mundo estejam atentas e consigam estabelecer limites e regras claras para que tecnologia tão benéfica e magnífica não seja utilizada pelos canalhas para a disseminação do mal. 
Um grande abraço espinosense.