Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 16 de junho de 2020

2428 - Espinosa ganhará novo prédio do Fórum Doutor José Cangussu

Foi com imensa satisfação que tomei conhecimento ontem de que a nossa amada Espinosa ganhará muito em breve uma nova sede do Fórum Doutor José Cangussu. Atualmente instalado no início da avenida que também homenageia um dos nossos mais ilustres conterrâneos, o ex-prefeito, líder e poeta José (Zeca) Cangussu, o Fórum ganhará novas instalações no Bairro Santos Dumont, exatamente na Avenida 1, Jardim dos Lagos, em terreno doado pelo médico cardiologista Heron de Freitas em seu empreendimento residencial na cidade. 
A Comarca de Espinosa foi criada no ano de 1948 e conta atualmente com mais de 30 colaboradores, onde tramitam cerca de 5 mil processos. Com o passar do tempo, as instalações do prédio ficaram obsoletas e insuficientes para o devido atendimento aos magistrados, servidores e colaboradores ali lotados bem como à população espinosense, o que motivou a decisão do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, de viabilizar a construção de uma nova sede.  
Em solenidade por videoconferência realizada ontem, 15 de junho, participaram em Belo Horizonte, além da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia Antunes Rocha, o 1º vice-presidente do TJMG, Afrânio Vilela; os juízes auxiliares da Presidência Luiz Carlos Rezende Santos e Jair Francisco dos Santos; os juízes Rui de Almeida Magalhães e Walter Zwicker Esbaille Júnior. Em Espinosa, através da Internet, participaram, além do Juiz Diretor do Foro da Comarca, André Gustavo Lopes Moreira de Almeida, o prefeito Milton Barbosa, o promotor Diego Barbosa, o médico Heron de Freitas, a presidente da subseção local da OAB/MG, Sueli Rodrigues da Silva, o tenente Ederson Cláudio Neves e o servidor público Jair da Cruz Gomes, entre outros.
Conforme informou o superintendente de Obras do Tribunal, desembargador Amauri Pinto Ferreira, o prédio terá dois pavimentos, com 1.365,02 metros quadrados de área construída, com espaço para duas Varas, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Juizado Especial, Tribunal do Júri, secretarias, gabinete para magistrados e assessores e setores de apoio.
Para assistir à íntegra da solenidade basta acessar:
https://www.facebook.com/TJMGoficial/videos/3119021451477435/
Um resumo da notícia aqui:
https://www.facebook.com/TJMGoficial/videos/639831316879357/
É motivo de comemoração para todos nós espinosenses mais esta novidade, com ganhos enormes de conforto e um melhor acesso à Justiça no nosso município.  
Um grande abraço espinosense.





Foto: Robert Leal

Foto: Wagner Oliva