Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

2803 - Professores, muito obrigado por tudo e parabéns a todos vocês!

Nenhuma sociedade sábia, justa e evoluída se constrói sem a Educação e a atuação ampla, livre e democrática dos substanciais e imprescindíveis Professores e Professoras.
A todos os mestres do mundo inteiro, o meu agradecimento, respeito e gratidão, especialmente às minhas professoras do início da minha caminhada educacional, Dona Edith Gonçalves Dias, Dona Maria das Dores Barbosa Fernandes (Dona Dozinha), Dona Elza Barbosa Tolentino e Dona Nair Antunes Meira, além do meu saudoso professor na  estrada da vida, Izaías Mariano Mendes.
O meu eterno reconhecimento e carinho!
Um grande abraço espinosense. 


Dona Edith

Dona Nair

Dona Elza

Dona Dozinha

Izaías

2802 - Calma, torcida atleticana!

A fase não poderia ser melhor! Após ganhar o Campeonato Mineiro de 2021 sobre o América, fazer ótima campanha na Copa Libertadores (chegando à semifinal passando por Boca Juniors e River Plate e sendo infelizmente eliminado invicto, com dois empates com o Palmeiras), estar na disputa da semifinal da Copa do Brasil onde enfrentará o Fortaleza e permanecer 18 partidas sem derrotas no Campeonato Brasileiro onde é líder isolado, o Atlético cria as maiores expectativas positivas para sua bipolar, apaixonada e exigente torcida. Em mais uma excelente campanha no Campeonato Brasileiro, a equipe alvinegra brilhantemente treinada por Cuca, avança com firmeza e com boas chances de finalmente levantar mais uma vez a taça de Campeão Brasileiro, conquista que lhe fugiu das mãos em várias oportunidades (1977, 1980, 1999, 2012, 2015), algumas delas com claras e irrefutáveis intervenções sombrias de bastidores. 



Passadas 26 rodadas, mas ainda com oito jogos adiados por se realizar (Grêmio x Flamengo - 2ª rodada, Athletico x Flamengo - 4ª rodada, Santos x Fluminense e Bahia x Ceará - 23ª rodada, Ceará x Palmeiras, Internacional x Bragantino, Atlético x Grêmio e Flamengo x Atlético-GO - 19ª rodada), o Atlético continua firme na liderança, com 56 pontos ganhos em 25 partidas disputadas. A performance do time alvinegro de Minas é extraordinária, com 17 vitórias, 5 empates e somente 3 derrotas, com 41 gols marcados (o 2º melhor) e apenas 17 sofridos (a melhor defesa), saldo de 24 gols (o 2º melhor) e aproveitamento de incríveis 74,7%. Como não existe time imbatível, ainda mais no Brasileirão recheado de boas equipes, fatalmente o Atlético irá enfrentar turbulências nessas rodadas finais, colhendo alguns insucessos no placar e permitindo que o Flamengo diminua a diferença de pontuação ou até mesmo que ultrapasse o time mineiro na tabela, o que seria um desastre total, já que o time rubro-negro tem fama de atropelador nas fases decisivas dos campeonatos, além de contar com uma força inacreditável nos bastidores, com reflexos nas arbitragens que por muitas vezes o beneficiou de forma indecorosa, como nos mostra a história. Torcemos para que o Atlético se mantenha firme na ótima performance atual, vencendo as partidas mais do que nunca decisivas, evitando os vacilos e jogando com raça, seriedade e sabedoria para chegar ao final do campeonato no ponto mais alto da tabela de classificação. 



Com todos esses números extremamente favoráveis ao Atlético, alguns mais eufóricos e impacientes torcedores já comemoram o título. Mas a prudência deve ser a atitude adotada, pois ainda restam 14 rodadas para o final da competição, além dos oito jogos adiados que terão que ser realizados, um pelo Galo (contra o Grêmio), outro pelo Palmeiras (Ceará) e mais três pelo Flamengo (Grêmio, Athletico e Atlético-GO). Com a pontuação atual na tabela de classificação do Brasileirão, podemos fazer algumas conjecturas utilizando a razão e a lógica, mas com a devida noção da imprevisibilidade do futebol. Se não houver uma mudança exponencial no desempenho dos times que brigam pela liderança, fatalmente o Palmeiras estará fora da disputa do título, já que atualmente aparece na quinta posição, com nada menos que dezesseis pontos atrás do líder. A lógica, se é que esta existe no futebol, indica que apenas Atlético e Flamengo estarão na briga até o fim pela taça de Campeão Brasileiro de 2021. A distância que separa o líder Atlético do segundo colocado Flamengo, é na realidade de apenas cinco pontos, pois não tenho a menor dúvida de que o Mengão irá vencer seus jogos adiados contra adversários bem menos poderosos. 

Abaixo, a relação dos Campeões do Brasileirão com maior pontuação e aproveitamento:



Sempre afirmei e continuo acreditando que o Flamengo é, indiscutivelmente, o melhor elenco e a melhor equipe do futebol brasileiro no cenário atual. Jogando em altíssimo nível há pelo menos cinco anos, com amplo entrosamento e de forma avassaladora, a equipe da Gávea não se cansa de conquistar vitórias e títulos consagradores. Foram três Campeonatos Cariocas (2017, 2019 e 2020), uma Copa Libertadores (2019), uma Recopa Sul-Americana (2020), uma Supercopa do Brasil (2020) e dois Campeonatos Brasileiros (2019 e 2020). Neste ano, está na semifinal da Copa do Brasil, é finalista da Libertadores da América e é favorito a conseguir o feito histórico de vencer por três vezes consecutivas o Brasileirão, tal qual o São Paulo fez em 2006, 2007 e 2008. O Flamengo, com seu enorme poderio econômico e sua torcida gigantesca de mais de 42 milhões de apaixonados rubro-negros é, indubitavelmente, uma potência futebolística mundial. 



Jogos restantes para Atlético, Flamengo e Palmeiras com os resultados do primeiro turno:
27ª rodada - Atlético-GO x Atlético (1 x 4), Flamengo x Cuiabá (2 x 0), Palmeiras x Internacional (2 x 1)
28ª rodada - Atlético x Cuiabá (1 x 0), Fluminense x Flamengo (1 x 0 ), Palmeiras x Sport (1 x 0)
29ª rodada - Flamengo x Atlético (1 x 2), Grêmio x Palmeiras (0 x 2)
30ª rodada - Atlético x América (1 x 0), Chapecoense x Flamengo (1 x 2), Santos x Palmeiras (2 x 3)
31ª rodada - Atlético x Corinthians (2 x 1), Flamengo x Bahia (5 x 0), Palmeiras x Atlético-GO (3 x 0)
32ª rodada - Bahia x Atlético (0 x 3), São Paulo x Flamengo (1 x 5), Fluminense x Palmeiras (0 x 1)
33ª rodada - Athletico x Atlético (0 x 2), Flamengo x Corinthians (3 x 1), Palmeiras x São Paulo (0 x 0)
34ª rodada - Atlético x Juventude (2 x 1), Internacional x Flamengo (4 x 0), Fortaleza x Palmeiras (3 x 2)
35ª rodada - Palmeiras x Atlético (0 x 2), Sport x Flamengo (0 x 2)
36ª rodada - Atlético x Fluminense (1 x 1), Flamengo x Ceará (1 x 1), Cuiabá x Palmeiras (2 x 0)
37ª rodada - Atlético x Bragantino (1 x 1), Flamengo x Santos (4 x 0), Athletico x Palmeiras (1 x 2)
38ª rodada - Grêmio x Atlético, Atlético-GO x Flamengo, Palmeiras x Ceará (Jogos por realizar).

Hipoteticamente, se as equipes repetirem o desempenho do primeiro turno, assim ficaria o cenário:
Atlético - 11 jogos, 2 empates e 9 vitórias, 29 pontos conquistados.
Flamengo - 11 jogos, 3 derrotas, 1 empate e 7 vitórias, 22 pontos conquistados.
Palmeiras - 11 jogos, 3 derrotas, 1 empate e 7 vitórias, 22 pontos conquistados.
Sem incluir o resultado do jogo adiado com o Grêmio, o Atlético acrescentaria outros 29 pontos aos 56 já conquistados, chegando a 85, pontuação só conseguida pelo Flamengo Campeão em 2019 (90 pontos). No segundo turno, o Atlético tem o melhor aproveitamento, com incríveis 81%. São 7 jogos, 5 vitórias e 2 empates.


A nós, arrebatados e rabugentos torcedores atleticanos, resta apoiar incondicionalmente nossa diretoria, nossa comissão técnica e nossos jogadores, que vêm fazendo um excelente trabalho, enaltecendo internacionalmente o nome e a marca Clube Atlético Mineiro. Temos que ter a consciência de que o futebol é talvez o mais imprevisível de todos os esportes e nele tudo pode acontecer, para o bem e para o mal. O nosso time está em uma fase espetacular, jogando bem, de forma coesa, aguerrida, equilibrada e vibrante, apresentando uma performance exuberante, com aproveitamento transcendente. Gostaríamos nós que assim continuasse por anos e anos, mas não podemos nos esquecer dos adversários, centrados também no mesmo objetivo, contando com armas tão ou mais poderosas. 
Então, caros amigos da numerosa Massa Atleticana, vamos apoiar integralmente diretoria, comissão técnica e atletas, não só nos momentos de vitórias e situações favoráveis, mas e principalmente, nos momentos de insucessos e de resultados adversos que certamente virão em algum instante das próximas rodadas. Só tenho certeza de que, se o meu Galo conseguir vencer a Copa do Brasil ou o Campeonato Brasileiro, ou ambos, irei comemorar como um louco deslumbrado por dias e meses, com toda a alegria do mundo. Ocorrendo o contrário, a frustação da perda, ficarei bastante entristecido, mas continuarei mantendo o Galo com todo carinho e amor dentro do meu coração, até o segundo final da minha existência terrena. Como sempre, eu acredito! 
Um grande abraço espinosense.  



2801 - O trem gigante do deserto

Apesar de ter viajado uma única e maravilhosa vez de trem, tenho por ele uma paixão imensurável. Quando estou em Espinosa e tenho a chance de vê-lo em movimento, sempre gosto de registrar em vídeo a sua passagem pelo "corte" no centro da cidade, deslizando pelos trilhos com seu inconfundível barulho. O tal progresso fez com que o famoso e importante "Trem Baiano" deixasse de funcionar levando passageiros entre Monte Azul e Montes Claros, causando enormes prejuízos aos moradores da região Norte-Mineira, pois o trem era uma fonte de renda e uma opção mais barata de transporte aos mais humildes. Mas venceu a ganância e o capitalismo selvagem e o "Trem Baiano" virou apenas uma fotografia na parede e uma boa recordação na mente dos mais antigos.


A única viagem que realizei de trem foi nos anos 80, quando nos deslocamos de Espinosa para participar dos jogos de futebol de salão da FENABB-Federação Nacional das AABB em Ituiutaba, cidade localizada no Triângulo Mineiro, após termos sido Campeões Regionais em Montes Claros. A distância era tamanha, 1.039 km, que tivemos de usar automóveis de Espinosa a Monte Azul, depois pegar o trem ali e ir até Montes Claros (jogando baralho e tomando cerveja no restaurante), e dali completarmos a longa e extenuante aventura a bordo de uma velha Kombi alugada na Monvep e comandada com extrema competência pelo nosso experiente, espirituoso e saudoso amigo e motorista Quincão. Foi uma jornada maravilhosa e inesquecível com os amigos e colegas de trabalho Dino, Quinha, Mangabinha, João Carlos, Tiãozinho, Tonhão e Vitamina. Nosso amigo e líder Tuka, transferido à época, nos encontrou lá em Ituiutaba. Não fizemos feio. Terminamos a competição no terceiro lugar. Na primeira fase, na estreia, vencemos o time da AABB de Abaeté ainda na quadra de cimento, debaixo do sol. 



Na segunda partida, fomos jogar no ginásio novinho, recém inaugurado, com piso de taco totalmente desconhecido para nós, liso como sabão. Mal conseguíamos ficar em pé. Perdemos para o time da AABB de Passos de goleada, 4 x 1. Só após o término da partida é que os nossos adversários, dando gargalhadas e zoando da nossa ingenuidade, deram-nos a dica da necessidade de pisar com os tênis sobre o breu, pó resultante do refino do piche, para manter a aderência ao piso intensamente escorregadio. Aprendemos a lição e vencemos de forma espetacular o time da casa por 4 x 3, calando o ginásio lotado e nos classificando para a semifinal. Tivemos o azar de pegar o time mais forte da competição, o de Juiz de Fora que se sagraria adiante Campeão, e perdemos por 2 x 1. Bons tempos, grandes aventuras, lembranças prazerosas.

Diante do Estádio Parque do Sabiá em Uberlândia:
Quincão em pé e Eustáquio, João Carlos, Mangabinha, Vitamina, Dino e Quinha embaixo.

Falando sobre trem, vi esse vídeo no You Tube sobre um trem gigantesco que é utilizado na travessia do deserto do Saara e fiquei fascinado com a qualidade das informações apresentadas. Então compartilho agora com vocês, esperando que um dia eu possa novamente ter o prazer de fazer uma gostosa viagem de trem.
Um grande abraço espinosense.