Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 13 de agosto de 2011

191 - Velharia, que nada!

É bastante corriqueiro escutar, em conversas com adolescentes, jovens e até mesmo com algumas pessoas adultas menos idosas, palavras debochadas sobre as pessoas e as coisas mais velhas. Os mais novos tendem a tratar as pessoas e coisas mais antigas com ares de gozação, sempre depreciando as suas qualidades. Até parece que os jovens não se tocam de que eles, se não morrerem cedo, irão se tornar idosos também.
Envelhecer juntos e com amor, uma dádiva de Deus
Imagino que, em sã consciência, todos almejam uma vida longa. Eu mesmo, espero viver bastante, mas peço a Deus para que eu chegue à velhice com total independência, tanto financeira quanto física, para que não termine os meus dias dependendo da ajuda dos outros. Se eu pudesse escolher, jamais gostaria de ficar prostrado em uma cama, dependendo da boa vontade dos outros. Isso não é bom pra ninguém, nem para quem cuida nem para quem é cuidado. Por isso, sou totalmente a favor da eutanásia. Mas tenho plena consciência de que isso independe da minha vontade e só Deus sabe o que virá.
Envelhecer com saúde e bom-humor

Imagem de companheirismo e felicidade na velhice
Vivemos em um tempo em que as coisas mudam freneticamente, sem tempo para a contemplação e o deleite dos lugares e das situações, e a procura pela novidade é o essencial. As coisas hoje são tão efêmeras. E os relacionamentos parecem acompanhar essa fugacidade. Tudo o que precisa de um tempo maior para ser digerido, está praticamente descartado. Na era da tecnologia, tudo que é novidade hoje, amanhã já estará obsoleto.  É a cultura do nosso tempo.
Mudanças na vida e na tecnologia
Mas refletindo bastante sobre o assunto, pude comprovar que, apesar do discurso preconceituoso da garotada, eles não tem muita razão quando expressam essas opiniões de que não gostam de coisas velhas. Vamos pensar um pouco. Geralmente, jovem gosta de música. Talvez não a melhor expressão musical, mas, categoricamente, música.  Pois bem, não há data precisa da criação da música. Talvez o barulho do vento e das águas, do canto dos pássaros e o barulho dos animais logo depois da criação do mundo seja o marco inicial da música. Não se sabe. O que se tem certeza é de que ela é muito antiga. De acordo com estudos científicos, desde que o ser humano começou a se organizar em tribos primitivas pela África, a música era parte integrante do cotidiano dessas pessoas. Acredita-se que a música tenha surgido há 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o dispersar da raça humana pelo planeta. Na pré-história o ser humano já produzia uma forma de música. Diferentes fontes arqueológicas, em pinturas, gravuras e esculturas, apresentam imagens de músicos, instrumentos e dançarinos em ação. Idade: imprecisa, talvez 50.000 anos.
Antigos músicos compondo em grupo
Vamos em frente: jovem adora carro. Pois bem, não houve um exato momento na história em que se possa convencionar como o início desta grande invenção, o automóvel. Com efeito, os primeiros automóveis que surgiram foram fruto de sucessivas aproximações e adaptações tecnológicas que, gradualmente, se foram desenvolvendo em torno de um objetivo comum: viajar rápido, com comodidade e, sobretudo, com um mínimo de esforço para os ocupantes e um máximo de segurança. A auto-locomoção de veículos já havia sido demonstrada em 1769 por Nicolas Cugnot, na França, ao utilizar um motor a vapor para movimentar um veículo. No entanto, só com a introdução do motor de combustão interna a quatro tempos a gasolina, em 1885, inventado por Karl Benz, na Alemanha, é que se começou a considerar a viabilidade de um veículo auto-propulsionado que oferecesse as condições já mencionadas. A patente desta invenção data de 29 de janeiro de 1886 em Mannheim. Contudo, apesar de Benz ser creditado pela invenção do automóvel moderno, muitos outros engenheiros, também alemães, pesquisavam simultaneamente sobre a construção de automóveis. Em 1870, o germano-austríaco Siegfried Marcus construiu uma carroça motorizada que, contudo, não passaria da fase experimental. Décadas mais tarde, Henry Ford passaria a fabricar automóveis em série, destacando-se o Ford T, fabricado de 1908 a 1927, cujas vendas ultrapassaram os 15 milhões de unidades. Idade: aproximadamente 125 anos.
O primeiro automóvel com motor de combustão interna
Jovem não gosta de voar? Pois bem, o sonho de voar remonta, para o ser humano, desde a pré-história. Muitas lendas, crenças e mitos da antiguidade envolvem ou possuem fatos relacionados com o voo, como a lenda grega de Ícaro. Leonardo da Vinci, entre outros inventores visionários, desenhou um avião, no século XV. Com o primeiro voo feito pelo homem (Jean-François Pilâtre de Rozier e François Laurent d'Arlandes) numa aeronave mais leve que o ar, um balão, o maior desafio tornou-se a criação de uma máquina mais pesada do que o ar, capaz de alçar voo por meios próprios. Anos de pesquisas por muitas pessoas ávidas do tão sonhado voo produziram resultados fracos e lentos, mas contínuos. Em 28 de agosto de 1883, John Joseph Montgomery tornou-se a primeira pessoa a fazer um voo controlado em uma máquina mais pesada do que o ar, em um planador. Outros aviadores que fizeram voos semelhantes naquela época foram Otto Lilienthal, Percy Pilcher e Octave Chanute. No começo do século XX, o primeiro voo numa máquina mais pesada do que o ar, capaz de gerar a potência e sustentação necessária por si mesmo, foi realizado. Porém, isto é um fato polêmico, já que Santos Dumont é creditado no Brasil como o responsável pelo primeiro vôo num avião, enquanto que na maior parte do mundo, o crédito à invenção do avião é dado aos irmãos Wilbur e Orville Wright, de origem norte-americana, sendo a exceção a França, em que o mesmo é creditado ao seu verdadeiro inventor, Clément Ader, que efetuou o primeiro voo de um mais pesado que o ar propulsionado a motor, em 9 de outubro de 1890, que no entanto é ignorado completamente pelo resto do mundo, porque os seus voos foram realizados em segredo militar e só se soube da sua existência muitos anos depois. Idade: aproximadamente 121 anos. 
O voo do famoso 14 Bis de Alberto Santos Dumont, em Paris
Vamos continuar. Grande parte da juventude adora bebida, principalmente uma cervejinha. Pois bem, o whisky foi inventado pelos celtas, possivelmente no século XII. O vinho foi criado muito tempo antes, sem data certa, por volta de 5000 a.C. A cerveja foi fabricada pela primeira vez, já conhecida pelos sumérios, egípcios e mesopotâmios, desde pelo menos 4 000 a.C. ou seja, bem velhinha, meu irmão.
Espécimes da cerveja mais antiga do mundo
E como os jovens gostam de computador! Internet, MSN, Orkut, Facebook, a Net caiu no gosto da meninada. A onda atual é o uso do computador portátil. O primeiro computador foi criado em 1946. O ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Computer) foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala. Criado em fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company. O ENIAC começou a ser desenvolvido em 1943 durante a II Guerra Mundial para computar trajetórias táticas que exigissem conhecimento substancial em matemática, mas só se tornou operacional após o final da guerra. Idade: 65 anos.
O ENIAC: o gigantesco primeiro computador digital eletrônico
Grande parcela dos jovens adora uma motocicleta. Pois a motocicleta com motor de combustão interna foi criada em 1885 pelo alemão Gottlieb Daimler que, ajudado por Wilhelm Maybach, instalou um motor à gasolina de um cilindro, leve e rápido, numa bicicleta de madeira adaptada, com o objetivo de testar a praticidade do novo propulsor. Idade: 126 anos.
A primeira motocicleta construída em 1885, pelo alemão Daimler
Jovem gosta de televisão. Pois não há data precisa da criaação da televisão, pois vários inventores foram descobrindo e aperfeiçoando essa máquina durante os anos. Por isso não se pode atribuir a invenção da televisão a uma única pessoa. A palavra televisão foi inventada em 1900 pelo francês Constantin Perskyi. Vem da junção das palavras tele (longe, em grego) e videre (ver, em latim). Perskyi apresentou uma tese no Congresso Internacional de Eletricidade, em Paris, cujo título era "Televisão". A tese descrevia um equipamento baseado nas propriedades fotocondutoras do selênio, que transmitia imagens à distância. Em março de 1935, a Alemanha, primeiro país a oferecer um serviço de televisão pública, emitiu oficialmente a televisão, adotando um padrão de média definição: 180 linhas e 25 quadros por segundo. Idade: aproximadamente 111 anos.
Modelo antigo de um  aparelho de televisão
E como jovem gosta de Carnaval, não é mesmo? Pois a história do Carnaval começa há mais de 4 mil anos antes de Cristo, com festas promovidas no antigo Egito, como as festas de culto a Ísis. Eram principalmente eventos relacionados a acontecimentos religiosos e rituais agrários, na época da colheita de grandes safras. Desde essa época as pessoas já pintavam os rostos, dançavam e bebiam. Idade: indefinida.
Imagem dos carnavais de antigamente
A mocidade também gosta muito de futebol. Pois embora não se tenha muita certeza sobre os primórdios do futebol, historiadores descobriram vestígios dos jogos de bola em várias culturas antigas. Estes jogos de bola ainda não eram o futebol, pois não havia a definição de regras como há hoje, porém demonstram o interesse do homem por este tipo de esporte desde os tempos antigos. O futebol chegou à Inglaterra por volta do século XVII. Na Inglaterra, o jogo ganhou regras diferentes e foi organizado e sistematizado. O campo deveria medir 120 por 180 metros e nas duas pontas seriam instalados dois arcos retangulares chamados de gol. A bola era de couro e enchida com ar. Com regras claras e objetivas, o futebol começou a ser praticado por estudantes e filhos da nobreza inglesa. Aos poucos foi se popularizando. No ano de 1848, numa conferência em Cambridge, estabeleceu-se um único código de regras para o futebol. No ano de 1871 foi criada a figura do guarda-redes (goleiro) que seria o único que poderia colocar as mãos na bola e deveria ficar próximo ao gol para evitar a entrada da bola. Em 1875, foi estabelecida a regra do tempo de 90 minutos e em 1891 foi estabelecido o pênalti, para punir a falta dentro da área. Somente em 1907 foi estabelecida a regra do impedimento. O profissionalismo no futebol foi iniciado somente em 1885 e no ano seguinte seria criada, na Inglaterra, a International Board, entidade cujo objetivo principal era estabelecer e mudar as regras do futebol quando necessário. Idade aproximada: 163 anos do início da regulamentação.
O Estádio do Maracanã nos primórdios do futebol brasileiro
E como a rapaziada gosta de mulher, não é mesmo? Hoje já não tanto como antes, pois a revolução sexual ampliou as possibilidades e muitos se descobriram atraídos por espécimes do mesmo gênero. Pois bem, depois da criação do mundo, Adão teria sido criado a partir da terra à imagem e semelhança de Deus para domínio sobre a criação terrestre. Tal como Adão, Eva também foi criada diretamente por Deus da costela de Adão. Eva, e mais tarde Adão, teriam comido o "fruto proibido" da "árvore da ciência" (do "conhecimento do bem e do mal") criada por Deus, e após o ocorrido, de acordo com a tradição cristã, toda a humanidade ficou privada da perfeição e da perspectiva de vida infindável. Ou seja, uma das criações mais antigas do mundo, a mulher ainda faz a cabeça e a loucura de milhões de marmanjos por todo o planeta. Idade: imprecisa, mas muito velha mesmo!
Adão e Eva no Paraíso, antes da expulsão
E quanto ao dinheiro? Qual jovem não adora grana, dinheiro, money? Pois é, o dinheiro foi criado para facilitar as trocas comerciais quando estas ficaram mais complexas. A princípio, as permutas eram baseadas na quantidade de tempo de trabalho gasto para produzir a mercadoria. Por exemplo, um pescador dava sua pesca do dia em troca da colheita obtida em um dia por um agricultor. Depois, com o aumento no número de produtores e a necessidade de diversificação dos produtos, foi preciso estabelecer uma mercadoria que fosse divisível, para facilitar o troco, e à qual todos tivessem acesso. Trocar uma mercadoria por outra era complicado, porque o produtor de trigo que quisesse comprar carne de vaca, por exemplo, precisava encontrar alguém que cuidasse de gado e estivesse interessado em trigo. Com o dinheiro, vender e comprar se tornaram operações separadas. A pessoa podia decidir o que comprar de quem ele quisesse e podia vender a sua produção para outra pessoa. Sabe-se que na China, mais de mil anos antes de Cristo, já se usavam conchas como moeda de troca. A partir daí, os materiais utilizados foram os mais diversos por todo o mundo, dos quais o exemplo mais conhecido é o sal - de onde se originou o termo "salário". No primeiro século antes de Cristo, já se tem notícias de moedas feitas em metal, como o ouro, a prata e o cobre. Foi natural a substituição de outros materiais pelos metais, porque eles têm maior durabilidade. O valor dependia da abundância ou da escassez de certo metal em cada região. Quando o ouro era mais abundante, a prata era mais valorizada e vice e versa. Na Idade Média, os reis e governantes começaram a cunhar seus rostos nas moedas. Passa a haver uma distinção entre o valor do metal em si e o valor da face da moeda. Nessa época, cada pessoa que fosse dona de certa quantidade de metal levava esse material até uma repartição para que fosse transformado em moeda com o rosto do rei. O ouro, metal mais precioso, acabou virando referência de valor, criando-se, portanto, o padrão ouro. No século 19, ainda valia o ouro, mas as notas em papel já se tornavam mais populares. Dessa época até a Primeira Guerra Mundial, os bancos eram obrigados a, se solicitados, trocarem o dinheiro de seus clientes pelo equivalente em ouro. Portanto, o governo de um país só poderia liberar certa quantidade de papel moeda equivalente ao ouro que tinha em reservas. Idade: indefinidamente velha. Fonte: Wikipedia
Cédulas antigas do dinheiro brasileiro
Conclusão: por mais que a rapaziada venha com esse papo de que não gosta de velhos e de coisas velhas, a realidade é bem diferente. Eles apenas ainda não tem consciência de que quase tudo que eles usam, consomem e curtem, tem uma longa história no caminho da humanidade. As coisas materiais foram apenas aperfeiçoadas e ganharam inovações. Quanto às pessoas mais velhas, os jovens não percebem o quanto estão perdendo em aprender com a experiência e a sabedoria deles. Nunca é tarde para mudar de ideia.
Um grande abraço espinosense e vida longa aos nossos velhinhos.

190 - 30.000 visualizações de páginas

Mais uma alegre conquista a ser compartilhada com todos vocês que passam por aqui no nosso blog para dar uma espiadinha. Espero que o meu humilde trabalho esteja agradando e se acontecer o contrário, por favor, envie mensagens com as suas críticas, palpites e ideias para que o nosso blog possa ser melhorado. O meu muito obrigado a todos os internautas que por aqui navegam e o desejo de continuar proporcionando uma pequena visão das coisas boas do mundo e, em particular, da nossa querida terra-mãe, Espinosa. Um grande abraço espinosense.
Algumas fotografias da nossa cidade para matar a saudade de quem está distante.
Avenida Minas Gerais

Rio Verde Pequeno

Praça Cel. Joaquim Tolentino

Praça Cel. Heitor Antunes
Praça Antonino Neves