Um dos mais talentosos, brilhantes e queridos artistas brasileiros está completando hoje, dia 26 de outubro, os seus 82 anos de existência. Milton Silva Campos do Nascimento nasceu no Bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro. Sua mãe, Maria do Carmo do Nascimento, empregada doméstica, cuidou dele até os dois anos, quando ela faleceu de tuberculose, deixando o filho aos cuidados da avó. Sem recursos financeiros para criá-lo adequadamente, a avó conseguiu que fosse adotado por um casal amigo, Josino Brito Campos, bancário, professor de matemática e técnico em eletrônica, e Lília Silva Campos, professora de música e cantora de coral. Mudaram-se então para a cidade mineira de Três Pontas, onde o menino cresceu e se descobriu um craque da música. O que vem depois, qualquer ser humano apreciador de boa música certamente terá plena consciência e conhecimento de tão maravilhosa obra cultural, com inúmeros clássicos imortalizados em sua própria e divina voz como por dezenas de outros artistas.
Milton Nascimento, ou carinhosamente Bituca, comemora hoje com a devida alegria e atenção dos familiares, amigos e admiradores os seus 82 anos de vida dedicados à música. No ano que vem, ele será homenageado no enredo da Portela no Carnaval do Rio de Janeiro.
Parabéns, saúde, luz, paz, harmonia, felicidade, alegria e o meu muito obrigado pelas suas canções mágicas que tanto iluminaram minha caminhada neste mundo, querido Bituca! Que Deus lhe proteja!
Antes de mais nada, sou "fãzaço" do Nando Reis! Já inicio meu texto fazendo esta confissão. O cara é mesmo infernal, criador de uma quantidade imensa de grandes e saborosas canções, algumas delas imortalizadas por outra artista que amo demais, Cássia Eller. Após "Jardim-Pomar", de 2016, que foi premiado com o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa em 2017, e o disco "Não Sou Nenhum Roberto, Mas Às Vezes Chego Perto" de 2019, com 12 regravações de canções do Rei, o poeta, músico, cantor e compositor ousou lançar um projeto inusitado, nada menos que um álbum triplo, ou melhor, quádruplo, "Uma Estrela Misteriosa Revelará o Segredo". Antes disso, também realizou trabalhos em parceria com a "Trinca de Ases" (Nando, Gal e Gil), com Pitty e com a Orquestra Petrobras Sinfônica.
O artista paulistano José Fernando Gomes dos Reis nasceu aos 12 de janeiro de 1963, tornando-se famoso participando da banda de Rock "Titãs" (1982-2002) ao lado dos parceiros Arnaldo Antunes, Branco Mello, Charles Gavin, Marcelo Fromer, Paulo Miklos, Sérgio Britto e Tony Bellotto, dali saindo para uma carreira solo de imenso sucesso e prestígio. É o quarto filho do casal José Carlos, engenheiro, e Cecília, fonoaudióloga (in memoriam). São irmãos o José Carlos, a Maria Cecília, o José Luís e a Maria Luiza. São filhos o Theodoro, a Sophia, o Sebastião, a Zoe e o Ismael. Sua esposa é a Vânia, paixão desde a juventude.
Depois de muito refletir sobre os muitos anos de dependência de álcool e drogas, o artista resolveu dar uma guinada na vida, buscando apoio no AA - Alcoólicos Anônimos, passando a ficar sóbrio desde então, 2014, numa conquista diária de liberdade dos vícios.
Nando Reis conseguiu fazer mais saborosa a minha vida com canções como "All Star", "Pra Você Guardei o Amor", "Luz dos Olhos", "Por Onde Andei", "Relicário", "N", "O Segundo Sol", "As Coisas Tão Mais Lindas", "Resposta", "Sutilmente", "Meu Mundo Ficaria Completo Com Você" e mais uma série de outras maravilhas.
No último domingo, 20 de outubro, Nando se apresentou em Salvador, na Concha Acústica, na companhia da banda Os Infernais, formada por Walter Villaça (guitarra), Alex Veley (teclado) e Felipe Cambraia (baixo), e mais o seu filho Sebastião (violão), homenageado na música "O Mundo É Bão, Sebastião", gravada no álbum de 2001, dos Titãs. Dois amigos norte-americanos fizeram uma participação especial, o guitarrista Peter Buck (cofundador da banda R.E.M.) e o produtor dos novos álbuns e baterista Barrett Martin (da banda Screaming Trees). A turnê segue até 22 de dezembro de 2024, passando por Recife (PE), Aracaju (SE), Ribeirão Preto (SP), Vitória (ES), Itaipava (RJ), Curitiba (PR), Juiz de Fora (MG), Rio de Janeiro (RJ), Caxias do Sul (RS), Novo Hamburgo (RS), Pelotas (RS), Porto Alegre (RS), Chapecó (RS), Passo Fundo (RS), Brasília (DF), Goiânia (GO) e Campinas (SP).
Álbuns de estúdio do artista:
"12 de Janeiro" (1995)
"Para Quando o Arco-Íris Encontrar o Pote de Ouro" (2000)
"Infernal" (2001)
"A Letra A" (2003)
"Sim e Não" (2006)
"Drês" (2009)
"Sei" (2012)
"Jardim-Pomar" (2016)
"Não Sou Nenhum Roberto, Mas às Vezes Chego Perto" (2019)
"Uma Estrela Misteriosa Revelará o Segredo" (2024)
Há uns meses, em 27 de julho, Nando lançou seu novo projeto, com três álbuns e mais um outro de bônus, formando uma caixa. São 24 músicas inéditas e 4 regravações. Algo bastante interessante a respeito do álbum são as participações especiais. Além do time de peso já citado acima, o guitarrista Mike McCready e o baterista Matt Cameron, do Pearl Jam, o baixista do Guns N’ Roses, Duff McKagan e Krist Novoselic, baixista do Nirvana, também contribuíram com o disco. O primeiro LP é denominado "UMA" e traz nove músicas:
1) "A Chave" - 4:27
2) "A Tulha" - 5:18
3) "Azul Febril" - 2:58
4) "Terra em Flor" - 4:40
5) "Em Si, Tais Quais" - 3:35
6) "Coragem É Poder Mostrar" - 4:21
7) "Dois Réveillons" - 3:51
8) "Des-Mente" - 4:31
9) "Inverso" - 2:49
O segundo LP é denominado "ESTRELA" e traz oito músicas:
1) "Composição" - 5:49
2) "Pedra Fundamental" - 4:13
3) "Rio Creme" - 5:14
4) "Tentação" - 5:23
5) "Estuário" - 3:21
6) "Daqui Por Diante" - 5:01
O terceiro LP é denominado "MISTERIOSA" e traz oito músicas:
1) "O Muro" - 3:47
2) "Ginger e Red" - 4:40
3) "Na Lagoa" - 5:36
4) "Enfim" - 2:58
5) "Diz Pra Mim" - 5:07
6) "Macapá" - 5:48
7) "Tudo Está Aqui Dentro" - 3:40
8) "Tome o Seu Lugar" - 4:00
O quarto LP, bônus, denominado "REVELARÁ" traz seis músicas:
1) "Corpo e Colo" - 4:25
2) "Rhipsalis" - 4:33
3) "Aparição" - 3:29
4) "Firmamento" - 4:23
5) "Para Voar" - 3:14
Nando Reis é um cara extremamente prolífico e profícuo, uma usina incansável de hits. Admiro e adoro uma enxurrada de suas canções tão bem construídas com letras poéticas e harmonias sedutoras, brincando de forma mágica com as palavras. Tive o prazer e o privilégio de assistir à uma apresentação sua aqui em Montes Claros há algum tempo e espero que aqui ele retorne em breve para nos encantar novamente.