Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

2369 - E o Carnaval 2020 se foi...

A folia acabou! Carnaval agora só no ano que vem, se o armagedom não chegar. Neste ano de 2020 resolvi ficar quieto aqui em Montes Claros, sem muito entusiasmo para curtir a folia, ao contrário de outros bons e velhos tempos de juventude desvairada e imprudente. Mas mesmo meio desencorajado assim, tive oportunidade de acompanhar um pouquinho da festa. Conferi de perto a apresentação do Bloco Capa Preta no Bairro São Luiz, numa overdose do bom, velho e imortal Rock and Roll. Dei uma passadinha rápida na apresentação do Bloco N'Gandaya na entrada do Parque Sagarana e por dois dias, fui conferir de perto o Carnaval do Morada, no Bairro Morada do Parque. 
O Bloco Capa Preta energizou a galera presente na rua em frente ao seu palco no São Luiz com muita guitarra e batuque, em uma mistura contagiante de ritmos, tocando clássicos do Rock em alto e bom som. Muita gente boa e fantasiada curtiu a farra, protagonizada, entre outros, por Flavin Ribeiro e Lobão. Bruno Fernandes estava lá. 
Já no Bloco N'Gandaya, muita gente jovem, na maioria, se aglomerou na avenida em frente ao Parque Sagarana desde o começo da tarde para ouvir muita música dançante em um ambiente de sossego e animação. 
À noite, a melhor opção de lazer e alegria estava mesmo no Carnaval do Bairro Morada do Parque. No espaço aberto da praça Orfeu Fróes, ao lado da Igreja São Pedro Apóstolo, foram armadas algumas barraquinhas com oferecimento de bebidas e comidas típicas para atender às centenas de foliões de todas as idades que ali compareceram para curtir a festa. O cenário era bem interiorano, com um ambiente bem familiar, com famílias inteiras fantasiadas, com a participação entusiasmada de crianças, adolescentes, adultos e idosos em completa paz e harmonia. Ressalte-se ainda a segurança reforçada, com grande aparato policial, contando com viaturas e servidores da Polícia Militar e da Guarda Municipal. O show principal ficou por conta da bateria "Furiosa", do bloco comandado pelo Mestre Ismael, que mais tarde contou com a participação especial do jornalista, professor e craque desportista Heberth Halley, que atuou como vocalista, cantando grandes clássicos das marchinhas e do axé. O renomado e ativo agente cultural Aroldo Pereira, idealizador e coordenador do Salão Nacional de Poesia Psiu Poético, marcou presença no evento.  
O Carnaval do Morada é muito prazeroso de participar. É o segundo ano que tenho o prazer de curti-lo. Você se sente em casa, tamanha a informalidade do evento. É tudo organizado pela própria comunidade, pelos próprios moradores do bairro. Os líderes maiores são Josecé e sua esposa Leonora. Eles são os maiores responsáveis pela organização e realização de quase tudo que acontece no bairro, com apoio incondicional dos demais moradores. Foi muito bom estar presente e curtir o Carnaval do Morada naquele ambiente feliz, saudável e acolhedor, sem preconceitos, sem promiscuidade, sem violência, sem confusões, tudo na maior paz e harmonia!
Um grande abraço espinosense.