Chega a causar assombro atualmente comparar a qualidade dos times europeus classificados para a disputa das quartas de final da mais prestigiada competição de futebol de clubes da Europa, a Champions League, com os seus pobres colegas sulamericanos da Libertadores. Há uma distância abissal em faturamento, organização, público nos estádios e, principalmente, qualidade técnica dos jogadores. Enquanto por lá se exibem figuras legendárias como Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar, Andrea Pirlo, Slatan Ibrahimovic, Manuel Neuer e Thomas Müller, entre tantos outros, aqui fica cada dia mais difícil encontrar alguém que possa levar a denominação de craque. Achar hoje no Brasil um tradicional camisa 10, aquele craque habilidoso que concentrava a criação de jogadas do seu time e ainda fazia muitos gols, é praticamente impossível. Vivemos tempos de escassez não só de água e honestidade, mas de craques também. É só dar uma olhada rápida nos elencos dos cinco times brasileiros que disputam este ano a Libertadores e procurar por um deles. Até que existem bons jogadores, mas craque mesmo não há nenhum, o que atesta a atual situação calamitosa do futebol brasileiro, com baixíssimo nível técnico.
Na Europa, a história é outra. Na última sexta-feira foram sorteados os confrontos das quartas de final do torneio. O Barcelona de Messi, Iniesta e Neymar pega o Paris Saint-Germain de Ibrahimovic, Thiago Silva e David Luiz. O poderoso Real Madrid de Cristiano Ronaldo, Benzema e Marcelo faz o clássico madrilenho contra o Atlético de Miranda, Arda Turan e Fernando Torres. O Juventus de Buffon, Pirlo e Carlito Tévez enfrenta o surpreendente Mônaco de Berbatov, Ricardo Carvalho e João Moutinho. E o Bayern de Munique, base da seleção alemã campeã do mundo, com Neuer, Müller e Robben, se choca com o Porto de Casemiro, Hélton e Danilo. A tabela marca os primeiros confrontos para os dias 14 e 15 de abril, com as partidas de volta na semana seguinte, nos dias 21 e 22.
Confira abaixo os jogos:
14-04-2015 - Estádio Vicente Calderón - Atlético de Madrid x Real Madrid
22-04-2015 - Estádio Santiago Bernabéu - Real Madrid x Atlético de Madrid
14-04-2015 - Estádio da Juventus - Juventus x Mônaco
22-04-2015 - Estádio Louis II - Mônaco x Juventus
15-04-2015 - Estádio Parc des Princes - Paris Saint-Germain x Barcelona
21-04-2015 - Estádio Camp Nou - Barcelona x Paris Saint-Germain
15-04-2015 - Estádio do Dragão - Porto x Bayern
21-04-2015 - Estádio Fussball Arena - Bayern x Porto
As partidas semifinais acontecerão nos dias 5 e 6 de maio, partidas de ida, e 12 e 13 de maio, partidas de volta. A grande final deste ano da Champions League vai acontecer em um sábado, dia 6 de junho, no Olympiastadion, em Berlim, na Alemanha. Até lá, assistiremos a grandes espetáculos do futebol.
Um grande abraço espinosense.