Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

2073 - O acontecimento do ano em Espinosa

Quem mora em regiões privilegiadas do Brasil, aquelas com alto índice de precipitação pluviométrica também conhecida como chuva, jamais irá entender o sentimento formidável e impactante de alegria e prazer que toma conta dos sertanejos espinosenses quando os divinos céus fazem desabar sobre o seu município suas abençoadas águas, resultando nos rios tomados pelas enchentes e no sangramento da Barragem do Estreito. Só nós, espinosenses e demais rebentos do Sertão, sabemos da importância crucial desse mágico processo natural e temos consciência da indescritível sensação de alegria, satisfação e esperança que nos preenche de forma repentina e fragorosa a alma e o coração.
As notícias que partem de Espinosa, comunicando alvissareiras novidades de rios cheios e alagamentos de "mangas", lagoas e baixadas, me fazem muito bem ao coração. A reivindicação humilde, serena e constante a Deus por chuva no nosso Sertão é quase um mantra sagrado. E é mais do que justo que, quando tais preces são atendidas pelo Criador, todos nós tenhamos o entusiasmo de comemorar e muito essa dádiva. 
É só acontecer o "milagre do sangramento" na Barragem do Estreito, situada a cerca de 8 km do centro da cidade, que muitos membros da comunidade se dirigem empolgadamente para lá com o intuito de aproveitar o momento de intenso contentamento que embriaga sobriamente toda a cidade. Alguns vão se banhar, outros vão pescar, alguns vão fazer churrasco, outros vão fazer farra e tomar gole, alguns vão passear, outros vão tirar fotografias para eternizar o momento, alguns vão repetir a experiência, outros vão vivenciar pela primeira vez o fenômeno, enquanto outro tanto vai apenas para se sentar na velha ponte de madeira e ficar apreciando a força do Criador que desponta na beleza ímpar da Natureza. Eu, apaixonado espinosense, estive lá em alguns desses momentos singulares, e as lembranças são as mais gostosas e gratificantes. E espero estar presente em muitos outros, se Deus me permitir, de preferência já neste ano de 2018, com novo sangramento da Barragem do Estreito. 
Um grande abraço espinosense.






Em pé: Eustáquio, Luiz, Antenor, Luciano, Amável e Carlos Magno;
Agachados: Júlio César e Tim de Disson