Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

2608 - Aniversário de dois craques da bola

No outrora País do Carnaval, agora sem a Festa de Momo por conta da terrível pandemia do novo Coronavírus que já infectou 10.028.644 pessoas e causou 243.610 óbitos por Covid-19, este dia 19 de fevereiro nos relembra o nascimento de dois grandes craques e ídolos do futebol brasileiro, um masculino, outro feminino, Sócrates e Marta.

Meu ídolo Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, ou apenas Sócrates ou ainda Doutor Sócrates, Doutor ou simples e carinhosamente o Magrão, nasceu em Belém do Pará em 19 de fevereiro de 1954. Faleceu em São Paulo, aos 04 de dezembro de 2011 com apenas 57 anos, vítima de complicações do consumo exagerado de cigarro e álcool. Estaria comemorando hoje seus 67 anos de idade. O Doutor iniciou sua carreira em Ribeirão Preto, defendendo as cores do Botafogo local. Vestiu as camisas do Flamengo, Fiorentina (Itália) e Santos, mas se notabilizou mesmo com a camisa alvinegra do Corinthians, onde comandou a "Democracia Corintiana" em plena ditadura militar e tornou-se ídolo eterno da fiel torcida do clube paulista. 




Sócrates é um caso raríssimo no mundo do futebol, pois conseguiu, ao mesmo tempo em que atuava como atleta profissional, concluir o curso de Medicina na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). Tinha visão de mundo e inteligência acima da média, consciente da sua luta pela Democracia e pela Justiça Social. Jamais se acovardou nas suas lutas humanitárias, participando com destaque da luta pelo fim da ditadura e pela volta das eleições diretas. Aventurou-se também nas artes, gravando um disco e participando de filmes. Atuou ainda como comentarista esportivo na TV e como treinador por pouco tempo. Sócrates me deu enorme prazer com sua técnica refinada, seus passes precisos, sua elegância, sua visão de jogo, seus toques mágicos na bola, seus gols inesquecíveis e sua participação estupenda na brilhante Seleção Brasileira de Telê Santana em 1982. É um dos meus grandes ídolos no futebol e na vida. Utilizava os passes de calcanhar com maestria e eficiência. Sua marca pessoal de comemorar seus gols com o braço direito levantado e o punho fechado sempre me emocionaram. Quando posso, em campo, sempre tento um passe de calcanhar somente para homenageá-lo. Valeu, meu caro Doutor Magrão! Espero que esteja descansando em completa paz de espírito.

Marta Vieira da Silva, a "Pelé de Saias", nasceu em Dois Riachos, pequena cidade do interior de Alagoas aos 19 de fevereiro de 1986. Ainda criança já mostrava seu amor pela bola. Em 1999 começou a jogar futebol no juvenil do Centro Esportivo Alagoano (CSA). De lá se transferiu para o Vasco da Gama aos 14 anos no ano de 2000, iniciando a carreira profissional. Depois de três anos defendendo o time carioca, foi emprestada ao time mineiro do Santa Cruz, onde jogou por mais dois anos. até ser vendida ao clube Umeå IK, da Suécia. Lá despertou a atenção do mundo do futebol, iniciando sua trajetória brilhante de uma jogadora eleita nada menos que seis vezes como Melhor Jogadora do Mundo pela FIFA (2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018). Marta jogou ainda pelos clubes Los Angeles Sol, Santos, FC Gold Pride, New York Flash, Tyresö FF e FC Rosengård. Atualmente defende as cores do clube norte-americano Orlando Pride.




Marta é um fenômeno! Uma guerreira de chuteiras que luta bravamente contra o preconceito e em defesa de uma maior participação feminina no esporte e na consolidação do futebol feminino no Brasil. E suas marcas e números são impressionantes. Na Seleção Brasileira, conquistou a Medalha de Ouro nos Jogos Pan-americanos de 2003 e 2007 e Medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de 2004 e 2008. Foi vice-campeã da Copa do Mundo em 2007 e campeã por três vezes da Copa América, em 2003, 2010 e 2018. Tem no currículo ainda sete títulos do Campeonato Sueco, uma Copa da Suécia, uma Liga dos Campeões, uma Copa Libertadores, uma Copa do Brasil e duas ligas norte-americanas. É a maior goleadora da Seleção Brasileira, com 118 gols marcados, como também a recordista de tentos marcados em todas as Copas do Mundo Femininas, com 17 gols. Com tamanha trajetória na carreira, ela conseguiu ser a primeira e única mulher a ter o molde dos seus pés eternizados na Calçada da Fama do Maracanã. Marta é craque dentro e fora de campo, assim como o Sócrates. Muita saúde pra ela e muita saudade do Doutor.
Um grande abraço espinosense.