Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 14 de novembro de 2025

3908 - Falta 1 ponto e uma vitória na final para fechar bem o ano

Tudo bem que a gente já queria vencer logo e afastar de vez a possibilidade de rebaixamento para nos concentrar unicamente na decisão da Copa Sul-Americana contra o Lanús no dia 22 de novembro, mas deu problema. O endiabrado atacante Deyverson, que tanto gostamos e somos gratos, complicou nossa vida alcançando um feito gigantesco e inédito, protagonizando seu primeiro hat-trick na carreira de atleta profissional de futebol. E justamente em cima da gente, seu ex-clube! Mas está tudo bem, acontece. E eu, particularmente, fiquei feliz pelo Deyvinho, pessoa meio maluquinha mas gente boa e de bom coração.



O Atlético entrou em campo na Arena MRV para enfrentar o Fortaleza com a missão de vencer uma partida decisiva e conquistar três pontos fundamentais para o livramento da possibilidade de rebaixamento à Série B. E começamos muito bem, com dois gols marcados ainda no primeiro tempo, fruto da estratégia bastante ousada e ofensiva do treinador Jorge Sampaoli. Hulk, aos 7 minutos, e Vítor Hugo, aos 46, marcaram os gols. Tudo parecia correr tranquilo, com a vitória assegurada até o intervalo. Mas não! O Fortaleza não estava morto e conseguiu diminuir o placar, marcando um gol em cochilo da defesa, através de Deyverson, logo no primeiro minuto do segundo tempo. Aos 13 minutos, a defesa do Fortaleza entregou a rapadura e a bola sobrou limpa para Dudu, que não acertava até então nenhuma jogada, finalizar com sucesso, aumentando a vantagem atleticana no placar, 3 x 1. Quando tudo parecia encaminhado para uma vitória sossegada, eis que o VAR entrou em ação chamando o árbitro para rever uma disputa de bola na área. Depois de visualizar a jogada no vídeo, o árbitro mudou sua percepção do lance e, equivocadamente, marcou pênalti de Ruan Tressoldi sobre Gastón Ávila. Deyverson bateu firme no canto direito de Everson e fez seu segundo gol na partida, 3 x 2. O Atlético já contabilizava os três pontos, mas já nos acréscimos, um novo vacilo da defesa resultou em um lance inusitado em que Deyverson, ao não conseguir dominar corretamente a bola após cruzamento na área, com seu toque a desviou do goleiro Everson e parou no fundo das redes decretando o inesperado empate em 3 x 3. Em respeito ao Galo, onde jogou entre 2024 e início de 2025, o iluminado atacante Deyverson não comemorou os três gols marcados. Pelo Galo, ele fez 33 partidas e marcou 8 gols.
Na partida contra o Fortaleza, adiada da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, o craque e ídolo Hulk foi homenageado pela torcida com um enorme mosaico hasteado comemorando seus 500 gols marcados na carreira. Com mais um gol marcado nesta partida, Hulk chegou a 502.


 
Resumo da história. Com mais um ponto, o Atlético chegou aos 44 conquistados e ainda tem uma chance matemática bem pequenininha de rebaixamento, mas muito improvável. Está na 9ª posição na tabela de classificação e a 11 pontos de vantagem sobre o primeiro clube na zona de rebaixamento, o Santos, faltando apenas cinco rodadas, ou 15 pontos em disputa. Para praticamente sepultar a probabilidade de descenso, falta apenas um ponto que poderá vir nos futuros confrontos contra Red Bull Bragantino (fora), Palmeiras (casa), Fortaleza (fora), Flamengo (casa) e Vasco (casa). Olhando os números, um fato interessante. O Atlético, em 33 partidas disputadas, ganhou 11, empatou 11 e perdeu 11, números completamente iguais. Tem 44 pontos e 44% de aproveitamento. E tem saldo zero de gols, pois marcou e tomou exatamente 37 tentos.



O Atlético ainda tem uma partida a fazer no domingo, contra o Red Bull Bragantino, mas o foco agora está todo na partida decisiva do dia 22 de novembro de 2025 em Assunção, no Paraguai, no Estádio Defensores Del Chaco. E será uma guerra contra os argentinos, não se iluda, Massa Atleticana. O Lanús é time guerreiro, com a tradicional garra argentina, e será um adversário difícil para o Atlético. Então nada de arrogância, nada de salto alto, nada de prepotência, nada de já ganhou. Vai ser sofrido! Muita concentração, muita dedicação, muita garra e suor em campo com bastante humildade para conquistarmos mais um título internacional de grande importância. Que os principais jogadores tenham o devido descanso para que no sábado à tarde possamos torcer, cantar, vibrar e comemorar bastante mais uma conquista do nosso amado Clube Atlético Mineiro. Se não der certo, que tenhamos humildade e reconheçamos o valor do adversário Lanús, partindo para a próxima competição em busca da glória. Assim é o futebol e a vida, nem sempre com vitórias e alegrias.
Mas eu, como sempre, acredito! Aqui é GALO!
Um grande abraço espinosense.

    

3907 - A incrível transformação da AABB Montes Claros

Fundada no ano de 1966, por obra da determinação e boa vontade de alguns valorosos funcionários do Banco do Brasil residentes na cidade, que se juntaram e se cotizaram para comprar o terreno na então deserta Avenida Governador Magalhães Pinto, 3472, a AABB-Associação Atlética Banco do Brasil de Montes Claros vem se consolidando a cada ano como um dos melhores clubes sociais e esportivos da região norte-mineira. Vários abnegados funcionários do Banco do Brasil estiveram à frente da administração da instituição desde a sua criação, tarefa atualmente desempenhada com competência e sucesso pelo associado Silvano Tolentino Câmara. 
Sócios-fundadores da AABB Montes Claros:
1) Antônio Carlos Amaral
2) Arthemênio Vaz Tonelli
3) Dário Cardoso Valle
4) Elias Camargo Rocha
5) Geraldo Miranda Santos
6) Getúlio Portilho da Silva
7) José de Souza Alves
8) Luiz Gonzaga de Oliveira
9) Manoel Campolina de Figueiredo
10) Mauro Machado Borges
11) Nivaldo Magalhães Neves
12) Pedro Figueiredo Chagas
13) Pedro Paulo Guimarães



Ex-presidentes da AABB Montes Claros
1) Pedro Figueiredo Chagas
2) Henrique Veloso Neto
3) Antônio Carlos Amaral
4) Luiz Gonzaga Oliveira
5) José Carlos Gomes
6) Diógenes Vasconcelos Câmara
7) Clarindo Anacleto de Pádua Neto
8) Maurício Cléber de Paula
9) Ávilo de Oliva Brasil
10) Paulo Afonso Ataíde Sidônio
11) Afonso Celso de Oliveira Bispo
12) Hernan Antunes Rocha
13) Albano Marcos de Miranda Mendes
14) José Carlos Dias Teixeira
15) Maria do Rosário de Fátima Ferreira Durães
16) Teodoro Robens de Freitas Silveira
17) Mílton de Souza Santos
18) Mauro de Almeida Rodrigues
19) Silvano Tolentino Câmara



A AABB-Associação Atlética Banco do Brasil de Montes Claros foi fundada em 18 de maio de 1966 e durante seus atuais 59 anos de existência teve em sua administração figuras dignas e comprometidas com a evolução do clube abebeano e com a plena satisfação e bem estar dos associados. Todos os presidentes, assim como seus colaboradores nas diretorias, dedicaram-se com afinco para o engrandecimento do clube. Reconhecimento e gratidão, portanto, a todos eles.
Nos tempos mais recentes, o grupo liderado pelo bancário e empresário Silvano Tolentino Câmara implementou uma verdadeira revolução na administração da instituição, com mudanças estruturais de grande porte, algumas ainda em andamento, transformando completamente o cenário disponibilizado aos associados. Nos últimos anos, desde a administração de Mauro de Almeida Rodrigues e a implementação de um Plano Diretor no clube, foram construídos dois novos campos de futebol, nova portaria e secretaria, refeitório para os funcionários, quadras de beach tennis, complexo aquático infantil, berçário, quadra de futevôlei com espaço de confraternização, novos quiosques, prédio de bar e restaurante, sala de sinuca, sauna, novos banheiros e local de confraternização, além de reformas de piso, iluminação e banheiros do ginásio poliesportivo, das quadras de tênis, da implementação de cobertura do estacionamento com placas solares para geração de energia e melhora do sistema de distribuição e tratamento da água. E estão em andamento mais importantes obras estruturais, como a academia com aparelhos ultramodernos, a reforma do piso sintético do Campo Society José Carlos Gomes, os novos quiosques e a mais gigantesca e potente construção, a do imponente ginásio com arquibancadas, que terá espaço para uma quadra coberta para a prática de futsal, vôlei e handebol e outra para peteca. Sob toda esta gigante estrutura de concreto haverá um espaço amplo para estacionamento dos automóveis dos associados do clube. 
O próximo presidente para o novo mandato será o colega e amigo Mauro César Ramires Soares, que promete continuar com os investimentos e as melhorias no panorama do clube, especialmente com uma obra que deverá construir um novo complexo aquático para os adultos no espaço hoje tomado pelas quadras de peteca e o parquinho das crianças.


 
A transformação positiva do clube da AABB, que tanto amamos e curtimos no cotidiano, só nos traz orgulho, prazer e alegria. É preciso reconhecer e elogiar o excepcional trabalho realizado pelos presidentes Mauro Rodrigues e Silvano Tolentino, bem como de seus parceiros de diretoria e funcionários do clube que tanto se dedicam na melhoria da instituição. Parabéns a todos!
Um grande abraço espinosense.