Terminados os campeonatos estaduais, eis que a atenção dos loucos por futebol continua com a Libertadores da América (em plena efervescência) e, já neste final de semana, estará também focada na disputa de mais um Campeonato Brasileiro.
Como sempre acontece a cada ano, antes de a competição se iniciar, é hora de as especulações tomarem os noticiários dos jornais e das TVs, com anúncios de contratações de jogadores e trocas de treinadores, além, é claro, do apontamento dos potenciais campeão, classificados para a Libertadores e Sul-Americana e rebaixados.
Nesta temporada, teremos os três grandes times mineiros na disputa da Série A. No ano passado o Atlético sagrou-se vice-campeão brasileiro, com uma bela campanha de 69 pontos ganhos, 21 vitórias, 6 empates e 11 derrotas. Já o Cruzeiro ficou na oitava posição com 55 pontos, 15 vitórias, 10 empates e 13 derrotas. O América subiu para a primeira divisão ao conquistar a quarta posição na tabela de classificação da Série B.
Com base no desempenho atual dos 20 clubes da primeira divisão do futebol brasileiro, é praticamente impossível prever quem será o campeão deste ano. Há um equilíbrio imenso entre os times e pelo menos uns sete deles podem ser listados como favoritos ao título. Na minha modesta opinião brigarão pelo título Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Atlético, Internacional e Grêmio. Acredito que ficarão pelo meio da tabela Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Sport e Atlético-PR. Na luta contra o rebaixamento estarão América-MG, Botafogo, Figueirense, Ponte Preta, Coritiba, Chapecoense, Santa Cruz e Vitória.
Mas muita coisa pode mudar durante o campeonato, com a chegada e saída de jogadores e possíveis demissões de treinadores, fatos corriqueiros no Brasil. Mantida a condição atual, é possível prever que o Atlético estará mais uma vez no topo da tabela brigando pelo título de campeão e por mais uma participação na Libertadores. Ao América, imagino restar a briga para permanecer na primeira divisão. Quanto ao Cruzeiro, a situação é preocupante. Essa demora toda para contratar um treinador pode causar enormes prejuízos ao clube. O campeonato já vai começar e o clube só há pouco contratou um comandante, o que atrasa sobremaneira a preparação e a instalação de um esquema de trabalho nas áreas técnica e tática. Como pode-se notar na tabela, o Cruzeiro terá como adversários, nas cinco rodadas finais, times poderosos e que podem complicar grandemente a situação do time da Toca da Raposa, dependendo da situação na tabela de classificação. São eles Fluminense, Sport, Santos, Internacional e Corinthians.
O Atlético estreia enfrentando o Santos, com uma equipe reserva, já que a prioridade no momento é a decisão das quartas de final da Libertadores, contra o São Paulo, na próxima quarta-feira, no Independência. Já o Cruzeiro vai até Curitiba enfrentar o Coritiba, enquanto o América joga contra o Fluminense, no Independência.
O clássico Atlético x Cruzeiro está marcado para a 7ª rodada. Cruzeiro x América-MG se enfrentam na 4ª rodada. Na 11ª rodada acontece o clássico América-MG x Atlético-MG.
O clássico Atlético x Cruzeiro está marcado para a 7ª rodada. Cruzeiro x América-MG se enfrentam na 4ª rodada. Na 11ª rodada acontece o clássico América-MG x Atlético-MG.
Para essa temporada, a CBF - Confederação Brasileira de Futebol, divulgou novidades, entre elas a inclusão de um hino da competição e a criação de um novo dia e horário de jogos, às segundas-feiras, às 20 horas. Mais uma boa chance para o torcedor ver o seu time na TV.
Um grande abraço espinosense.
1ª RODADA:
Sábado - 14/05
16h - Flamengo x Sport
16h - Palmeiras x Atlético-PR
18h30 - Atlético-MG x Santos
21h - Coritiba x Cruzeiro
Domingo - 15/05
11h - Santa Cruz x Vitória
11h - Botafogo x São Paulo
16h - Figueirense x Ponte Preta
16h - Corinthians x Grêmio
16h - América-MG x Fluminense
18h30 - Internacional x Chapecoense
Primeiro turno do Brasileirão 2016
Jogos do Atlético:
1ª rodada - Santos (casa)
2ª rodada - Atlético-PR (fora)
3ª rodada - Grêmio (casa)
4ª rodada - Vitória (fora)
5ª rodada - Fluminense (casa)
6ª rodada - Sport (fora)
7ª rodada - Cruzeiro (casa)
8ª rodada - Internacional (fora)
9ª rodada - Ponte Preta (casa)
10ª rodada - Corinthians (casa)
11ª rodada - América-MG (fora)
12ª rodada - Botafogo (casa)
13ª rodada - Figueirense (fora)
14ª rodada - Flamengo (fora)
15ª rodada - Coritiba (casa)
16ª rodada - Palmeiras (fora)
17ª rodada - Santa Cruz (casa)
18ª rodada - São Paulo (fora)
19ª rodada - Chapecoense (casa)
Jogos do Cruzeiro:
1ª rodada - Coritiba (fora)
2ª rodada - Figueirense (casa)
3ª rodada - Santa Cruz (fora)
4ª rodada - América (casa)
5ª rodada - Botafogo (fora)
6ª rodada - São Paulo (casa)
7ª rodada - Atlético (fora)
8ª rodada - Flamengo (casa)
9ª rodada - Grêmio (fora)
10ª rodada - Ponte Preta (fora)
11ª rodada - Palmeiras (casa)
12ª rodada - Chapecoense (fora)
13ª rodada - Vitória (casa)
14ª rodada - Atlético-PR (casa)
15ª rodada - Fluminense (fora)
16ª rodada - Sport (casa)
17ª rodada - Santos (fora)
18ª rodada - Internacional (casa)
19ª rodada - Corinthians (fora)
Jogos do América:
1ª rodada - Fluminense (casa)
2ª rodada - Chapecoense (fora)
3ª rodada - Vitória (casa)
4ª rodada - Cruzeiro (fora)
5ª rodada - Ponte Preta (casa)
6ª rodada - Figueirense (casa)
7ª rodada - Internacional (fora)
8ª rodada - Botafogo (fora)
9ª rodada - Coritiba (casa)
10ª rodada - Palmeiras (fora)
11ª rodada - Atlético (casa)
12ª rodada - Corinthians (casa)
13ª rodada - Atlético-PR (fora)
14ª rodada - São Paulo (fora)
15ª rodada - Santa Cruz (casa)
16ª rodada - Flamengo (fora)
17ª rodada - Grêmio (casa)
18ª rodada - Sport (fora)
19ª rodada - Santos (casa)