Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 10 de novembro de 2018

2075 - O Cruzeirinho no Mineirão

Imagine um time amador de uma cidadezinha do interior do estado, lá da divisa com a Bahia, a 700 km de distância da capital, completamente desconhecido de todos, tendo o privilégio de jogar no famoso e gigante Estádio Governador Magalhães Pinto, mundialmente conhecido como Mineirão? E ainda mais atuando na partida preliminar do maior clássico do estado e um dos maiores do país e do mundo? Isso seria um sonho para qualquer jogador profissional, imagine então para alguns jovens praticantes do futebol de uma pequena e longínqua cidade interiorana das Minas Gerais. 
Pois foi isso que aconteceu em um belo domingo de sol do mês de junho de 1986. O Cruzeirinho, capitaneado mais uma vez pelo grande desportista Mateus Salviola Antunes, inscreveu de vez seu nome na história gloriosa do futebol espinosense ao fazer a preliminar do grande clássico Cruzeiro e Atlético em um Mineirão completamente lotado. 
A equipe de Espinosa, que contava àquela época com uma verdadeira seleção de craques, honrou com méritos o nome da cidade com uma boa atuação, apesar da imensa diferença de condições físicas, econômicas e esportivas para com o poderoso adversário. Foi derrotada em campo, se não me engano pelo placar de 2 x 1, por um time da categoria de base do Cruzeiro, mas caiu de pé, de maneira elogiável e heroica. Entre os craques presentes nesta lendária atuação, estavam Tatuzinho, Ernani, Jorginho, Racini, Gena, Tarcisinho e Dai, entre outros.



Mateus Salviola, ..., Véio, Cleônio, Dedé, Péba, Jânio, Flori, Gena, Ernani, Edmílson e Valdo Pezão;
Negão, Róbson, Tarcísio, Racini, Marinho, Tatuzinho, Dai, Jorginho e Luiz .

Flori, Jânio, Ernani, Gena, Edmílson e Valdo Pezão; Péba, Tarcísio, Tatuzinho, Racini e Jorginho

Em outra oportunidade anterior, desta vez em 1975, o mesmo presidente do clube, Mateus Salviola, havia levado seus pupilos para uma gigantesca aventura na distante capital. Com dinheiro arrecadado de doações de pessoas da comunidade, a equipe do Cruzeirinho se deslocou até Belo Horizonte para enfrentar uma equipe da categoria de base do gigante Cruzeiro no campo da Sede Social do clube no Barro Preto. Aqueles jovens garotos, extasiados e embasbacados diante da incrível oportunidade, foram derrotados pelo placar de 3 x 1, mas saíram dali realizados pela inédita vivência. Felizmente, nesta festa eu estava lá e foi mesmo maravilhosa a experiência.

Péba, Zinho, Jânio, Cleônio, Valdo Pezão e Jorjão;
Euclides, Benildo, Tatuzinho, Sérgio e Eustáquio.

Fica a saudade de Seu Mateus Salviola, de Dedé, de Marinho e de Euclides, já transportados para uma outra dimensão. Aos que aqui continuam, o meu abraço fraterno, onde quer que estejam.
Um grande abraço espinosense.