Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 9 de março de 2023

3157 - 99 anos da nossa Espinosa

É dia de alegria! A nossa calorosa, festeira e amada Espinosa comemora hoje os seus 99 anos de emancipação política, já se preparando para celebrar com toda pompa e entusiasmo o centenário no ano que vem. 
Passeando por Espinosa no início do mês de fevereiro, aproveitei a oportunidade para dar uma volta na minha recém asfaltada e sinalizada Rua da Resina, meu berço encantado de vida. Em vídeo, registrei minha caminhada pela rua onde vivi da forma mais maravilhosa toda minha infância, adolescência e juventude, vivenciando momentos ímpares e inesquecíveis. Como já havia feito tempos atrás, ao registrar as imagens, primeiro das casas à direita da rua e posteriormente das casas à esquerda a partir da Praça Antonino Neves, tentei me lembrar dos personagens que ainda povoam a minha já titubeante memória. Lembrei-me de muitos, esqueci-me de alguns, alguns nomes desapareceram inapelavelmente das lembranças, enfim, realizei uma volta ao passado de algumas tristezas mas de incontáveis alegrias e prazeres. 
Para homenagear a minha Espinosa, nada como uma viagem no tempo da minha amada Rua da Resina. Algumas casas, como aquelas onde eu nasci e me criei e o sobrado antigo onde morou minha avó e madrinha Judith e meu tio Luizão, já não existem, viraram pó e um lindo quadro na memória. Muitas pessoas queridas já se encantaram e levantaram voo para o Céu. Outras continuam lutando pela sobrevivência, algumas com saúde, outras não. A paisagem se modificou, como tudo na vida. Pouco restou da efervescência dos anos 70 e 80, quando a rua fervilhava de crianças e jovens em plena felicidade e arrebatamento com a vida. 
Relembrar e sentir regozijo pelos tempos passados é salutar, mas é preciso aceitar que a vida melhorou e muito de lá para cá. Os avanços científicos e tecnológicos trouxeram mais saúde, facilidades e conforto. O que me dói profundamente o coração é ver o nosso Rio São Domingos, antes o nosso playground natural e límpido, hoje tomado pela poluição, destruído pela ignorância e imbecilidade de parte da nossa população. Triste!



Espero que a nossa cidade evolua cada vez mais, desenvolvendo-se em todas as áreas do conhecimento, oferecendo oportunidades de trabalho e educação para todos os seus habitantes, mantendo o calor humano e a solidariedade tão inerentes ao nosso povo. Ah, e que nunca deixemos morrer este arrebatamento característico pelas farras e festas, sempre em paz, respeito e harmonia. 
Parabéns e alegria, Espinosa! Se Deus quiser, vamos celebrar 100 anos no ano que vem!
Um grande abraço espinosense.