Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 9 de março de 2023

3157 - 99 anos da nossa Espinosa

É dia de alegria! A nossa calorosa, festeira e amada Espinosa comemora hoje os seus 99 anos de emancipação política, já se preparando para celebrar com toda pompa e entusiasmo o centenário no ano que vem. 
Passeando por Espinosa no início do mês de fevereiro, aproveitei a oportunidade para dar uma volta na minha recém asfaltada e sinalizada Rua da Resina, meu berço encantado de vida. Em vídeo, registrei minha caminhada pela rua onde vivi da forma mais maravilhosa toda minha infância, adolescência e juventude, vivenciando momentos ímpares e inesquecíveis. Como já havia feito tempos atrás, ao registrar as imagens, primeiro das casas à direita da rua e posteriormente das casas à esquerda a partir da Praça Antonino Neves, tentei me lembrar dos personagens que ainda povoam a minha já titubeante memória. Lembrei-me de muitos, esqueci-me de alguns, alguns nomes desapareceram inapelavelmente das lembranças, enfim, realizei uma volta ao passado de algumas tristezas mas de incontáveis alegrias e prazeres. 
Para homenagear a minha Espinosa, nada como uma viagem no tempo da minha amada Rua da Resina. Algumas casas, como aquelas onde eu nasci e me criei e o sobrado antigo onde morou minha avó e madrinha Judith e meu tio Luizão, já não existem, viraram pó e um lindo quadro na memória. Muitas pessoas queridas já se encantaram e levantaram voo para o Céu. Outras continuam lutando pela sobrevivência, algumas com saúde, outras não. A paisagem se modificou, como tudo na vida. Pouco restou da efervescência dos anos 70 e 80, quando a rua fervilhava de crianças e jovens em plena felicidade e arrebatamento com a vida. 
Relembrar e sentir regozijo pelos tempos passados é salutar, mas é preciso aceitar que a vida melhorou e muito de lá para cá. Os avanços científicos e tecnológicos trouxeram mais saúde, facilidades e conforto. O que me dói profundamente o coração é ver o nosso Rio São Domingos, antes o nosso playground natural e límpido, hoje tomado pela poluição, destruído pela ignorância e imbecilidade de parte da nossa população. Triste!



Espero que a nossa cidade evolua cada vez mais, desenvolvendo-se em todas as áreas do conhecimento, oferecendo oportunidades de trabalho e educação para todos os seus habitantes, mantendo o calor humano e a solidariedade tão inerentes ao nosso povo. Ah, e que nunca deixemos morrer este arrebatamento característico pelas farras e festas, sempre em paz, respeito e harmonia. 
Parabéns e alegria, Espinosa! Se Deus quiser, vamos celebrar 100 anos no ano que vem!
Um grande abraço espinosense.  



5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Eustáquio pela linda homenagem a Espinosa, cidade que me acolheu maravilhosamente bem a quase quarenta anos atrás.

Anônimo disse...

Só esqueci de me identificar meu amigo.
Aqui Amauri da CEF.

Eustáquio Tolentino disse...

Grande abraço, meu caro amigo Amauri. E obrigado.

Eustáquio Tolentino

Anônimo disse...

Achei que seria 100 anos. A minha mãe faria 100 anos no dia 23 de setembro de 2023. Eu sempre pensei que ela tivesse nascido junto com Espinisa.

Eustáquio Tolentino disse...

Os 100 anos, de emancipação política, da nossa Espinosa, se completarão agora em 2024, dia 9 de março.

Abraço.

Eustáquio Tolentino